segunda-feira, 31 de outubro de 2011


D de Drummond. Dia D

Espalhe-se a ideia, tão simples quanto ambiciosa: transformar o dia 31 de outubro, data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, num dia de grande comemoração. Nas escolas, universidades, livrarias, bares, museus, TVs, rádios, centros culturais e mesmo em solidão, não importa onde e como, que todos se lembrem de festejar Drummond e a sua poesia.
Um outro dia D, para apagar a guerra e saudar a liberdade, a imaginação, a aliança entre os homens de boa palavra. Dia de festa, para a qual outros poetas devem ser convidados, claro. D é dia de todos, dia dado de bom grado por aquele que nos deu A rosa do povo, Claro enigma, A vida passada a limpo e tantas outras maravilhas.

domingo, 30 de outubro de 2011

Top Five Pira For Kids

(Para ler o texto, basta clicar no título)

Vale A Pena Ler (Menção Honrosa): Blog Mamíferas

Processo Contínuo
Tapinha Sim?
Eu Também Não Sei O Que Fazer



5º  Lugar:  Blog Para Mariana



4º Lugar: Blog As Aventuras da Mamãe
Nádia e Seus Três Meninos!




3º Lugar: Blog Mulher 7x7



2º Lugar: Blog Lulu Nâo Dorme



1º Lugar: Blog Super Duper


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Programação Para o Final de Semana

Dia 29/10, sábado, 15h.
As Estrelas do Oriente
Lurdes e Mércia, duas jovens sonhadoras, resolvem sair pelo mundo apresentando um divertido programa de variedades, até realizarem o sonho de se tornarem artistas de televisão. Uma contação de histórias cheia de sonhos e aventuras. Na Praça do SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.




Dia 30/10, domingo, 11h.
Palavra Vista
Grupo Passarinho O público viaja com o grupo, partindo do silêncio, passando pelos caminhos da palavra, da poesia, pelo cordel, por histórias, canções e chega pelas lembranças da infância. No Teatro. Recomendado para crianças acima de 4 anos. Ingressos: R$ 6,00 (adultos), grátis até 12 anos.

  

Dia 30/10, domingo, 14h30.
Mostra Infantil de Animação
No Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.

:: Especial Halloween - Receitas ::

Chegamos à parte mais gostosa do nosso Especial de Halloween: as comidinhas e bebidas que irão animar sua festa! Arregaçe as mangas, e mãos à obra:


segunda-feira, 24 de outubro de 2011



Outubro Rosa e Novembro Azul



Os exames serão realizados nos dias 28 e 29 de Outubro de 2011 na Carreta da Ivete Sangalo (em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos).

As inscrições antecipadas estão sendo realizadas todas as quintas-feiras das 08:30 – 12:00 hrs e das 14:00-17:00hrs na Associação Ilumina.

Os exames são: mamografia (mulheres de 40-69 anos), Papanicolau (ter iniciado vida sexual) e Próstata (homens de 50-69 anos).

É só levar o xérox dos seguintes documentos: comprovante de residência, CPF, RG e cartão do SUS.


Mais informações:
Avenida dos Operários, 263
Fone: 3375-0140 / 3375-0141

Pira For Kids Apóia Essa Idéia!

domingo, 23 de outubro de 2011

Top Five Pira For Kids

(Para ler o texto, basta clicar no título)

5º Lugar: Blog Botõezinhos





4º Lugar: Blog Educar Com Carinho





3º Lugar: Blog Estimula Kids





2º Lugar: Blog Mamíferas




1º Lugar: Blog Peripécias de Cecília e Fofices de Clarice



sábado, 22 de outubro de 2011

Receitinhas da Família

E hoje temos mais duas receitinhas especiais, desta vez com um ingrediente muito saudável e versátil: a abobrinha!

A popular abobrinha é boa fonte de carboidratos e proteínas. Também fornece cálcio, fósforo, sódio, ferro, potássio e magnésio, minerais essenciais ao organismo. Contém ainda vitaminas A, C e pequenos teores das do complexo B.



Bolo Doce de Abobrinha

Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de margarina
- 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
- 2 colheres (sopa rasas) de açúcar mascavo
- 3 a 4 ovos- 1 abobrinha ralada
- 2 colheres (sopa) de uva passa
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ovos, a margarina, o leite, o açúcar mascavo e a canela. Depois coloque num recipiente e adicione a abobrinha ralada e a uva passa. Misture bem. Por último e rapidamente coloque a farinha de trigo e o fermento. Depois coloque a massa em uma assadeira pequena, untada e polvilhada e leve para assar em forno pré-aquecido.




Souflé de Abobrinha Super Saudável

Ingredientes:
2 abobrinhas italianas
1 tomate inteiro picadinho
2 dentes de alho picadinho
2 gemas
2 colheres(sopa) de aveia em flocos
1 colher (chá) de orégano
Salsa e cebolinha a gosto
1 caixinha de creme de leite de soja
2 claras em neve
sal a gosto ou sabor ami
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Lave bem as abobrinhas e depois raspe toda sua casca. Lave novamente e pique-as em pedacinhos. Coloque em um refrátario e vá adicionando os tomates picadinhos, o orégano, o alho e  o sal. Tampe mas não totalmente e leve ao micro-ondas por 15 minutos na potência alta (P10). Depois de cozido coloque no liquidificador e adicione  a aveia em flocos e as gemas. Bata tudo muito bem e coloque em um refratário. Reserve.  Bata as claras em neve e adicione o creme de leite e envolva delicadamente. Por último acrescente o fermento em pó. Salpique a salsa e a cebolinha e leve ao forno para gratinar em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até encorpar e dourar. Sirva com arroz branquinho.


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Que Vem Por Aí...

Não perca, na próxima semana, no blog:

Uma dica de livro que reúne Chico Buarque e Ziraldo
- e o melhor, você consegue de graça!

Uma dica de passeio num dos mais bonitos cartões postais da cidade.

Uma brincadeira do passado que faz sucesso com as crianças.

Um filme infantil para a família toda assistir.

E o nosso Especial Halloween, com receitinhas, atividades,
decoração e brincadeiras para curtir esse dia!



Programação do Final de Semana

Das 9h45 às 17h45. Até Dezembro.
Exposição: As Palavras e o Mundo
A mostra temática e interativa tem a palavra como protagonista. Por meio de instalações artísticas, traquitanas e espaços para atividades dirigidas, apresenta brincadeiras com os sons, sentidos, significados e usos das palavras. Todos, de todas as idades, podem ver, ouvir, tocar e descobrir o quanto cabe nas palavras no nosso mundo. No Hall de Entrada e Área de Exposições do SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.

Veja mais sobre a exposição clicando AQUI.


Dia 22/10, sábado, 15h.
Palavreato
Existem cacófagos, sílabas, poesia, acentuação, pontuação, rimas, idiomas... Delicadezas pro Mundo contam, com canções inéditas, as brincadeiras do universo da palavra. Na Sala do Curumim. Livre para todos os públicos. Grátis.



Dia 23/10, domingo, 11h.
Teatro Imaginário
Cia. Mevitevendo. Num lugar bem longe, há muitos e muitos anos, existia um castelo abandonado, onde viviam dois solitários bufões. Com suas memórias, alegrias e tristezas inventaram um mundo de coisas e seres fantásticos. Construindo um universo de cabeça para baixo, eles criaram um teatro imaginário feito caixa de segredos. No Teatro. Recomendado para crianças acima de 4 anos. Ingressos: R$ 6,00 (adultos), grátis até 12 anos.



Dia 23/10, domingo, 13h30.
Jogos e Brincadeiras de Rua: Quartel General
Encontros entre pais e filhos em jogos que resgatam o brincar na rua. Na Praça do SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.
Espaço Lúdico: Quarteto
Construa e aprenda a jogar: o desafio é colocar figuras em linha reta. Na Sala do Curumim, no SESC. Livre para todos os públicos. Grátis. Crianças menores de 7 anos devem estar acompanhadas por um adulto.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Brincadeiras Para Dias De Muito Cansaço - Parte I

Sabe aquela noite que você chega em casa do trabalho ou de algum compromisso querendo traçar uma linha reta da porta para a cama, mas no meio do caminho encontra uma turminha cheia de energia e querendo  brincar? Sendo a turminha seus amados filhos (mesmo que seja um só, porque às vezes um vale por um grupo)?

Você pode fazer apelos inúteis, chorar, se desesperar ou propor “tá bom, vamos brincar de algo novo?”.

Como tampouco é fácil ser criativo com uma mente esgotada, tenha em mãos a relação abaixo com dicas muito úteis para você interagir com seus filhos, mesmo sob extremo cansaço. Se você emendar uma brincadeira na outra, talvez você consiga deixá-los felizes por duas horas inteirinhas com a mamãe, enquanto mamãe tenta descansar ou poupar alguma energia.

Deixei televisão – um recurso muito usado também por pais de boa vontade – fora dessa porque, supostamente, você quer participar das brincadeiras (e filminho já tá batido, vai). Então, vamos lá:

Massagista – Todo mundo gosta de massagem, até crianças. Tem que fazer todo o ritual: passar creme, caprichar nos pés. Crianças gostam muito de movimentos vigorosos nos braços e nas pernas, como se você quisesse tirar deles aquela energia que fica circulando excessivamente sobre a pele quando eles deveriam relaxar. Pode ajudar a reduzir a freqüência da noite. Pode ser que ele/ela resolva fazer em você também, como já aconteceu comigo. Aí, o real objetivo da brincadeira terá sido alcançado. Parabéns!





Cabelereira/Manicure – Com meninas, sempre funciona. Complica com garotos, mas você pode adaptar para barbearia, sapecar espuma de sabão neutro no rosto deles e tirar com uma colher. Os dois sentadinhos se divertindo…não é o paraíso? É para fingir, tá? Não estou sugerindo que vocês tirem a cutícula de suas filhas, pelamordedeus.



Adivinhe a canção fazendo hummm-hummm-hummm. Adoro essa. Fica todo mundo sentadinho cantarolando músicas para o outro adivinhar. Perfeito. Gasto energético próximo a zero. Você pode estender essa brincadeira até o primeiro cansar.

Brincar de sério – Dá para entreter as crianças por uns 5 minutos com essa. Quem rir primeiro, perde. Se ficar muito legal, pode ser que você estenda este momento para dez minutos. Gasto energético muito baixo também.

Dica de Filme: Procurando Nemo



Nemo é um peixinho simpático e sonhador que é capturado por um dentista, enquanto mostrava o quanto era corajoso para seus amigos. Seu pai parte então em uma inesquecível aventura para trazer seu único filho de volta para casa, enquanto enfrenta toda a imensidão das águas do oceano.





quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dica de Passeio: Estação da Paulista

Foi construída por empreitada do construtor Domingos Borelli. Era diferenciada de outras estradas de ferro por possuir bitolas mais largas. A primeira etapa da construção do ramal que ligaria Piracicaba à todas as regiões produtoras servidas pela Companhia Paulista de Estradas de ferro, foi concluída em 14 de julho de 1917, com a ligação entre Nova Odessa e Santa Bárbara D´Oeste. A chegada à Piracicaba aconteceu em 1922.



Atualmente o local é sede do Centro Cultural "ANTONIO PACHECO FERRAZ" e oferece inúmeras atividades culturais. No espaço ao ar livre, é possível praticar diversas atividades esportivas, de lazer e de recreação.



O Parque de Lazer da Paulista conta com pista de caminhada, ciclovia, aparelhos de ginástica, campo de futebol social, quadra, parque infantil, bicicletário, sanitários, praça com fonte e estacionamento. Os acessos ficam na avenida Dr. Paulo de Moraes, rua Alferes José Caetano e rua Jane Conceição.





Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1540.
Informações:  (19) 3402-7373. 
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 17h.

Fontes:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dica de Leitura: "Nós", Eva Furnari

Sinopse: Este livro conta a história de Mel, uma garota que morava na pequena cidade de Pamonhas e vivia rodeada de borboletas, motivo pelo qual gerava brincadeiras por parte dos habitantes 'normais' da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora de Pamonhas. Mel não sabia que havia tantas coisas interessantes fora de sua cidade, mas seus sete nós fizeram com que ela se aventurasse pelo mundo, procurando soluções. Ela andou, cruzou montanhas e rios, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e ajudou-a a desatar seus nós. Então, Mel conheceu uma cidade em que cada um tinha seus próprios nós e ninguém ligava para isso.



Este livro se encontra disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de Piracicaba.
Preço médio do livro novo: de R$ 18,80 a R$ 29,00.
Preço médio do livro semi-novo: de R$ 9,00 a R$ 29,00.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Programação da Semana

Dia 18/10, terça, 20h.
O Pequeno Nicolau
O pequeno Nicolau vive feliz com seus pais e amigos da escola. No entanto, essa existência calma está em vias de mudança quando ele desconfia que sua mãe está grávida. Com seus colegas, ele trama planos para desaparecer com o bebê. Grátis. Livre para todos os públicos. No Teatro do SESC.




Dias 19/10 e 20/10, quarta, 20h.
Maurício de Souza: Memória e Invenção
Teatro e dança com alunos do Colégio Anglo de Piracicaba. No Teatro Municipal. Ingressos à venda no Colégio Anglo, fone 3437-8222.




Dia 21/10, sexta, 20h.
La Meteorológica – Circo da Vinci
Uma diferente fusão de show musical e números circenses. Elementos freestyle vanguardistas passeiam por ritmos como a cumbia, ska e folk. Somados a elementos cênicos, teatrais e números de humor, resultam num forte conteúdo visual em que cada show enche os olhos (e ouvidos!) de toda a família. Na Lanchonete do SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.

domingo, 16 de outubro de 2011

Top Five Pira For Kids

(Para ler o texto, basta clicar no título)

5º Lugar: Blog Crianças na Cozinha




4º Lugar: Blog Sobre Fraldas



3º Lugar: Blog Comer Para Crescer




2º Lugar: Blog Mamíferas




1º Lugar: Blog Torne Seu Filho Mais Inteligente