segunda-feira, 30 de abril de 2012

Convidada Especial: Janaína Mascarenhas

Nosso blog apresenta hoje uma convidada muito especial, que vai aparecer por aqui de vez em quando:

Janaína Mascarenhas, do blog Especial é Ser Criança

Vamos conhecer um pouquinho sobre ela?

"Sou, acima de tudo, mãe! Mãe de três filhos especiais; porque todo filho é especial para sua mãe. E cada um tem milhões de motivos para se fazer especial... Sou mãe de Lipe, meu primogênito, nascido em 2002, lindo, espirituoso, inteligente, cheio de talentos e qualidades. O seu nascimento foi um divisor de águas em minha vida, e, a partir dali, passei a sentir o que significa, de fato, a plenitude do amor. Mãe de Leti, nascida em 2008, a princesinha que faltava para completar o nosso lar. Apesar de Leti ter hoje pouco mais de 3 anos (em fevereiro/2012), seu desenvolvimento global corresponde ao de uma criança de quase 2. Não sabemos a causa, embora a investiguemos desde seu sétimo mês de vida. Mas o que importa é que ela está sempre aprendendo (e nos ensinando) algo, num ritmo particularmente seu. É linda, carinhosa e, sobretudo, muito amada por todos que a cercam. E agora, mãe de Mateus. Meu caçulinha recém chegado, que roubou meu coração no momento em que o vi pela primeira vez. Com apenas poucos dias de vida, ele já nos mostra que tem sua própria personalidade e que será responsável por grandes momentos de felicidade em nossa família."

E fiquem agora com as palavras da própria Janaína:


A ESTRÉIA

Recebi com grande entusiasmo a proposta da equipe do Pira For Kids, para escrever em seu espaço sobre maternidade especial, por achar excelente a oportunidade de tratar do tema (e tentar ajudar a desmistificar alguns preconceitos) num espaço voltado, prioritariamente, para aqueles que buscam entretenimento para seus filhos.

E a estreia aqui não poderia ser num dia mais significativo! Há exatamente 10 anos, em 30/04/2002, eu estreava no papel que mais sonhei contracenar na vida: o papel de mãe.


Há 10 anos, nascia Felipe, meu primeiro filho. E, naquela época, eu não imaginava como seria minha vida hoje, 10 anos depois. Não imaginava que teria mais dois filhos, um deles, especial. Não imaginava que alcançaria estabilidade e realização profissional num curto espaço de tempo. Não imaginava que escreveria num blog (e que um punhado de pessoas demonstraria interesse em ler o que eu tinha a dizer rs). Não imaginava que seria possível continuar tão apaixonada, como no início do namoro, pelo meu marido, pai dos meus filhos...

Mas as experiências que fui acumulando foram me transformando numa outra mulher, mais forte, mais amiga, menos preconceituosa, mais humana.

A experiência de ter uma filha especial me fez ver a vida de uma outra maneira, me inseriu num universo que eu desconhecia, me fez entender que nem sempre a vida é como planejamos e que precisamos estar preparados para os imprevistos que surgem em nosso caminho.

E apesar de hoje ser muito tranqüilo para mim, lidar com a questão de ter uma filha especial, não posso negar que também tive a minha fase de luto e que precisei redesenhar sonhos guardados em meu íntimo, para adequá-los à nova vida.



E é sobre estes sonhos, sobre a nossa luta e sobre as impressionantes descobertas da minha especial filha (e que filho não o é para os seus pais?) que conversaremos aqui a partir de hoje.

Espero que tenhamos bons momentos juntos.



Janaína, seja muito bem-vinda ao nosso blog, parabéns pela sua linda família! Vamos aguardar com carinho seus próximos textos!

Sorteio Ateliê da Serra


Sorteio Pirilampo Brinquedos

JOGO DA MEMÓRIA


 
QUEBRA CABEÇAS


 

sábado, 28 de abril de 2012

Crianças Na Cozinha - Especial

A estréia da seção Crianças na Cozinha conta com uma participação muito especial: a Chris, do blog Inventando Com A Mamãe, que nos enviou uma receitinha prática, muito saudável, e deliciosa! Confiram:



"Levando em consideração o que acontece aqui em casa e as conversas com as amigas, percebo que o sonho da maioria das mães, se não todas, é que os filhos comam legumes e verduras. Por outro lado, as crianças têm uma restrição, quase que natural, a tudo que é verde. Gente, eu fico impressionada! Aqui em casa, as minhas filhas não queriam experimentar nem jujuba verde!

Foi em busca de alternativas para que as minhas meninas pelo menos experimentassem o tal do espinafre que cheguei nesse cupcake delicioso. E o milagre aconteceu. Depois de se deliciarem com o cupcake de espinafre elas começaram a comer esse famigerado vegetal em outras formas. Então vamos a receita:

Ingredientes:

- 1 e 1/2 xícaras de folhas de espinafres bem lavadas;
- 3 ovos;
- 1/2 xícara de óleo;
- 2 xícaras de açúcar (acho que dá para colocar 1 e 1/2);
- 2 xícaras de farinha de trigo (para tornar mais saudável pode usar 1 xícara de farinha integral e 1 xícara de farinha sem ser integral);
- 1 colher de sopa de fermento em pó.

Como fazer:
- Bater os ovos, o espinafre, o óleo e o açúcar, no liquidificador, até ficar um creme homogêneo;
- Acrescentar a farinha ao creme e bater com a batedeira;
- Adicionar o fermento e mexer levemente;
- Arrumar nas forminhas e levar ao forno pré-aquecido na temperatura de 180º até ser aprovado no teste do palito (aproximadamente 40 minutos).
Essa receita rende 12 cupcakes grandes.



Para incrementar: (totalmente opcional)

- Cobrimos com brigadeiro de Ovomaltine;
- Polvilhar com o próprio Ovomaltine (toque especial).


Brigadeiro de Ovomaltine:

- 1 lata de leite condensado;
- 3 colheres de sopa de Ovomaltine;
- 1 colher de Qually.

Mexer em fogo brando até descolar do fundo. E tenham um bom apetite!"


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Sorteio - Parque Aventurah!

E para o nosso próximo sorteio, um prêmio para a família inteira aproveitar!!! Mas, antes, vamos conhecer nosso patrocinador?

"O Aventurah! é um parque de diversão ao ar livre que não poderia nascer em lugar melhor: Brotas/SP, capital da aventura, cidade repleta de rios e cachoeiras que atrai milhares de turistas o ano inteiro.




A idéia de criar um parque por aqui surgiu para reunir, num só lugar, tudo o que Brotas tem de bom. Diversas atividades de lazer e aventura foram planejadas para aproveitar as belezas naturais da fazenda Tavolaro, sede do Parque Aventurah!, situada no vale do Rio Jacaré-Pepira.




Hoje, o Aventurah! é um dos sítios turísticos mais visitados da região, por oferecer atividades para todas as idades, dias intensos e momentos inesquecíveis de integração com a natureza."




E o Parque Aventurah ofereceu para nosso sorteio um passaporte promocional para 4 pessoas (crianças até dois anos não pagam). O passaporte promocional inclui:

- Day use com permanência no parque livre (piscina com cascata, pescaria, slack line e tobolago)
- 10 flechas para o passeio de arco e flecha
- 10 minutos na prancha de stand up


Para concorrer ao sorteio, você só precisa deixar um comentário nesse post, com seu nome completo e e-mail para contato. O sorteio será feito no dia 30 de abril, segunda-feira. O sorteio foi prorrogado para 02/05, quarta-feira. Ainda dá tempo de participar!


Regras: Apenas uma inscrição por pessoa. Podem participar pessoas de todo o Brasil. O ganhador deve responder o e-mail recebido em até 72 horas, ou será feito um novo sorteio. O prêmio não pode ser trocado por dinheiro.  A data de utilização do prêmio deve ser agendada pelo telefone (14) 3653-4745 ou pelo e-mail aventurah@aventurahbrotas.com.br. Endereço: Rodovia SP 225 (Engenheiro Paulo Nilo Romano), km 143 - 11 Km após o trevo principal de Brotas - do lado esquerdo de quem segue sentido Brotas – Jaú - 300 metros após a ponte do Rio Jacaré.

Sorteio - Toca e Peteca

Vocês já conhecem a Editora Magia de Ler? Ela é a responsável pelas revistas Toca e Peteca, duas revistas bimestrais incríveis, voltadas para a criançada. A revista Toca é indicada para crianças a partir de 1 ano, e a revista Peteca é voltada para crianças a partir de 5 anos. As revistas tem seções de artesanato, culinária, histórias, e contam com a participação do Palavra Cantada. Nosso blog indica com prazer essas revistas, são lindas e cheias de conteúdo interessante, as crianças adoram!






E nesse sorteio vamos presentear duas pessoas: um ganhador receberá um exemplar da revista Toca, e um ganhador receberá um exemplar da revista Peteca.




Para participar, você precisa enviar um e-mail para piraforkids@gmail.com E para brunna@magiadeler.com.br. No e-mail você deve colocar seu nome completo, cidade e qual das revistas deseja ganhar. O sorteio será feito no dia 27 de abril, sexta-feira. O sorteio foi prorrogado para 02/05, quarta-feira. Ainda dá tempo de participar!


Regras: Apenas uma inscrição por pessoa. Podem participar pessoas de todo o Brasil. O ganhador deve responder o e-mail recebido em até 72 horas, ou será feito um novo sorteio. O ganhador deve indicar o endereço de recebimento do prêmio, que será enviado pela Editora Magia de Ler.

Sorteio - Ateliê da Serra

Hoje nosso blog tem o prazer de apresentar um novo patrocinador do nosso sorteio: o Ateliê da Serra.



A artesã Raquel Castanheira Bouchardet, da loja Ateliê da Serra, transforma os desenhos de crianças em bonecos reais, quer ver?






Já pensou em poder guardar um desenho especial do seu filho, na forma de um boneco? Ou, melhor ainda, presentear seu filho com um boneco que ele mesmo criou? No Ateliê da Serra, você envia um desenho feito pelo seu filho, e a Raquel confecciona o desenho em tecido de algodão, com enchimento antialérgico e pintado a mão, um presente inesquecível!





E a Raquel gentilmente nos presenteou com um boneco personalizado para sortear aqui no blog! O ganhador enviará ao Ateliê um desenho infantil e algumas informações e receberá em sua casa o boneco inspirado no desenho!


Para participar, você só precisa deixar um comentário nesse post com seu nome completo e e-mail de contato. O sorteio será feito no dia 26 de abril, quinta-feira. O sorteio foi prorrogado para 30/04, segunda-feira. Ainda dá tempo de participar!

Regras: Apenas uma participação por pessoa. O prêmio não pode ser trocado por outro produto, nem convertido em dinheiro. O sorteado deverá responder o e-mail recebido após o sorteio em até 72 horas, ou será feito novo sorteio. O boneco será enviado pelos correios pelo Ateliê da Serra.

Sorteio - Pirilampo Brinquedos

Hoje temos um patrocinador muito especial no nosso blog: a Pirilampo Brinquedos!


A Pirilampo é uma loja muito especial que tem tudo a ver com o nosso blog:  eles acreditam que "brincando, a criança desenvolve sua coordenação motora, noção espacial, reconhece cores, formas, letras. Brincando, aprende a compartilhar, montar estratégias, organizar, ordenar. Brincando se socializa. Brincando reconhece diferenças e as respeita. O brincar estimula a criatividade e com isso forma sua bagagem pra toda uma vida."

 

E a Pirilampo está oferecendo 2 super presentes para o nosso sorteio:



JOGO DA MEMÓRIA ANIMAIS - A PARTIR DE 18 MESES


QUEBRA CABEÇAS PROGRESSIVO - A PARTIR DE 3 ANOS

Para ganhar, você precisa deixar um comentário nesse post, com seu nome completo e e-mail para contato, e qual dos brinquedos deseja ganhar. O sorteio será feito no dia 25/04, quarta-feira. O sorteio foi prorrogado para 30/04, segunda-feira. Ainda dá tempo de participar!



Regras: O prêmio deve ser retirado diretamente na loja Pirilampo Brinquedos, em Piracicaba, portanto a ganhadora deve morar em Piracicaba ou ter disponibilidade para vir até a cidade. O prêmio não pode ser trocado por outro produto ou brinquedo, nem convertido em dinheiro. Pirilampo Brinquedos: Rua Santa Cruz, 657 - Cidade Alta. Fone 3402-1484. A retirada do prêmio deve ser feita até 31 de maio de 2012.



domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra


22 de Abril: Dia da Terra - Um Planeta de Todos


Dicas úteis e simples para essa reflexão familiar:
  • Permitam que as crianças, a partir de idade e coordenação razoável, colaborem com a manutenção da casa, apagando luzes, auxiliando o descarte do lixo e a limpeza dos alimentos. Em relação ao lixo, orientar o destino diferenciado de cada material e estimular o reuso, a reciclagem é um bom modo de falar em educação ambiental;
  • Na cozinha a experiência ao lavar determinados utensílios ou uma fruta serve para que eles entendam como a água vai embora pelo ralo rapidamente e como podem moderar seu uso;
  • A escovação de dentes com a torneira fechada também cumpre essa função sobre moderar o desperdício de água;
  • Falar com os pequenos e adolescentes sobre a contaminação da água envolve contar a eles que não se descarta óleo de cozinha na pia poluindo a água e muitas entupindo os canos. Da mesma maneira remédios não devem ter jogados no lixo comum, tão pouco despejados no vaso sanitário;
  • Pilhas, baterias e ferramentas eletroeletrônicas devem ser levadas a depósitos destinados a esse fim, nunca destinados ao recolhimento de lixo orgânico ou doméstico. Do mesmo modo, devemos orientar os filhos sobre a contaminação de lixo hospitalar e drogas, encontrados indevidamente em qualquer nas grandes cidades brasileiras;
  • Apesar de distante da realidade de crianças de apartamento, falar sobre o assoreamento dos rios, quando da oportunidade de uma visita ao campo ou mesmo exibição de um documentário, é muito válido. Explicar que a retirada da mata em área de mangue e de árvores e vegetação próxima às margens compromete o equilíbrio do solo e a continuidade da fauna naquele local é mais do que recomendado;
  • Ensinar e aplicar desde cedo as boas notícias sobre o transporte coletivo e também alternativo pode enriquecer a infância dos pequenos, tornar mais prazeroso o dia a dia e realmente incentivá-los a pedalar, caminhar mais, conhecer a carona solidária e habituar-se aos ônibus, trens e metrôs;
  • Explicar às crianças sobre a existência e uso de recursos naturais como petróleo, energia elétrica, eólica e como são gerados ou explorados é uma forma de fazê-los compreender o universo ao seu redor, enriquecendo seu dia a dia e promovendo reflexões;
  • Numa brincadeira sobre letras (como por exemplo, que bicho começa com a letra A) e palavras (ou ainda, o antigo e nostálgico Stop) você pode propor aos filhos um “teste de conhecimento involuntário”, propondo descobrirem juntos o nome de animais, insetos, plantas e flores. Entre um momento e outro, vale reforçar temas como extinção, cadeia alimentar e afins;
  • Aplique e oriente seus filhos sobre o consumo de energia, mesmo que pequeno, de aparelhos em modo de descanso, que ficam ligados a noite e madrugada toda ou ainda em dias de folga e viagem. Vale sempre desligá-los, poupando a vida útil dos aparelhos inclusive em caso de variações da rede elétrica;
  • Ao levar seus filhos às compras ou voltando do mercado fale sobre as embalagens individualizadas, o consumo de encartes, sacolas plásticos e sobre a produção de lixo doméstico. Uma boa estratégia é rever o consumo doméstico e tentar alternar produtos, reduzir ou reutilizar;
  • Fale sobre as mudanças climáticas e inclua exemplos noticiados pela televisão e demais meios de comunicação, como quando ocorrem terremotos, enchentes, seca, furacões e tsunamis. Em geral as crianças acompanham a reação dos adultos sobre notícias alarmantes como estas e vale a pena explicar a elas como tudo acontece, mesmo que de modo lúdico ou resumido;
  • Evite comprar cosméticos, brinquedos ou outros produtos de interesse pessoal com excesso de invólucros / embalagens, pois eles acrescem valor ao produto final e na verdade serão descartados posteriormente;
  • Em festas infantis ou adultas, busque a utilização de menos itens descartáveis, usando utensílios da casa de modo criativo ou então reaproveitando o que puder, assim terá menos gasto e menos desperdício de papel, plástico e afins.

(Fonte: Blog da Ti)

Top Five Pira For Kids


5º Lugar: Blog Balzaca Materna




4º Lugar: Blog Comer Para Crescer




3º Lugar: Blog da Diiirce


2º Lugar: Blog Mamíferas




1º Lugar: Blog Pais Modernos





sexta-feira, 20 de abril de 2012

Programação - Final De Semana

Sábado, dia 21

Contação de Histórias: Ô Abre Alas - Mulheres de Vanguarda
Horário: 15h // Local: SESC Piracicaba
Cia. Atos. Com música ao vivo, esta contação de história em comemoração ao dia nacional do choro, apresenta a vida e obra da primeira pianista do gênero, a compositora e regente Chiquinha Gonzaga. Importante personalidade feminina da MPB também engajada na luta pelas questões sociais. Na Praça do SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.

Teatro: O Homem Que Amava Caixas
Horário: 16h // Local: SESI Piracicaba
Artesanal Cia. de Teatro. O espetáculo é uma adaptação da obra The Man Who Loved Boxes, do famoso escritor australiano Stephen Michael King. O livro trata do delicado relacionamento de um homem introvertido e seu filho, sem nenhum diálogo, numa tocante declaração de amor. Por meio de brincadeiras lúdicas e do silêncio, pai e filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro. Livre para todos os públicos. Grátis.

Domingo, dia 22

Teatro: Pedro E O Lobo
Horário: 11h // Local: SESC Piracicaba
Vila das Crianças. Certa manhã Pedro sai para passear e seu avô, preocupado, o repreende por temer a presença do lobo na floresta. Mas o garoto desobedece e sai à caça do lobo juntamente com seus amigos. Por fim, Pedro se transforma em um herói: prende o lobo e desfila com a presa em um grande cortejo. No Teatro. Livre para todos os públicos. Ingressos: grátis até 12 anos; R$ 6,00 adulto.

Espaço Lúdico: Quebra Cabeças
Horário: 14h // Local: SESC Piracicaba
Na Sala do Curumim no SESC. Livre para todos os públicos. Grátis.

Teatro: A Roupa Nova Do Rei
Horário: 16h // Local: Teatro do Engenho
Projeto da Arcelor Mittal, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho. Livre para todos os públicos.  Grátis.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mad Science no SESC Piracicaba

Rick Radioativo e Jessie Júpiter

Quem quer ganhar presente põe o dedo aqui...

Tem jeito melhor de comemorar nossos 10.000 acessos
do que com um super sorteio???

Fiquem ligados, teremos vários prêmios incríveis!!!

sábado, 14 de abril de 2012