segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cápsula do Tempo

Para o último dia do ano, nosso blog quer sugerir uma atividade para fazer com as crianças, aproveitando todo o clima de nostalgia e esperança.
 
Que tal colocar no papel as melhores lembranças do ano, os acontecimentos mais importantes, as grandes conquistas e realizações da família?
 
Nossa dica é essa "Cápsula do Tempo Express", com espaço para registrar as preferências atuais da criança, e todas as outras coisas que não queremos esquecer.
 
Existem vários modelos desse questionário na internet, mas todos em inglês. Por isso, adaptamos um modelo especial para os nossos leitores:

 Para imprimir, clique com o botão direito em cima da imagem e clique em "Imprimir"

Depois de preencher, coloque em um envelope colorido. Você pode adicionar um desenho da criança, algumas fotos que representam esse ano (que tal uma foto do início do ano, e uma foto desse Natal), e guardar junto com a decoração de Natal, para abrir no ano que vem. Ou você pode fazer essa retrospectiva todo ano, e guardar tudo para só abrir daqui 5 ou 10 anos... De qualquer forma, é uma lembrança maravilhosa da família, e uma maneira de incluir as crianças nos "rituais" de fim de ano.
 
E que venha 2013!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012

Os posts mais acessados do ano
 
Janeiro
 
 
 
Fevereiro
 
 
 
Março
 
 
 
 
Abril
 
 
 
 
Maio
 
 
 
 
Junho
 
 
 
 
Julho
 
 
 
 
Agosto
 
Setembro
 
 
 
Outubro
 
 
Novembro
 
 
 
 
Dezembro
 
 
 
 E que venha 2013, com mais brincadeiras, sorrisos,
passeios, gargalhadas e muita alegria!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

O Primeiro Sorriso de Jesus

Enquanto José e Maria estavam a caminho de Nazaré para Belém, o arcanjo Gabriel desceu em segredo, mais uma vez do céu a fim de ver se tudo estava pronto no estábulo.

Gabriel queria conseguir que o vento não soprasse com muita força pelos vãos do telhado, e sobretudo que as nuvens do céu, de tão comovidas, não derramassem suas lágrimas em cima do Menino. Era preciso também recomendar à Luz da lanterna para brilhar muito suavemente, e não lançar raios fulgurantes como a Estrela de Natal.

O arcanjo enxotou todos os bichinhos que encontrou no estábulo: formiguinhas, aranhas e camundongos. Imaginem só, se a jovem Mãe levasse um susto por causa do ratinho!

Só podiam ficar ali, o burro, e o boi. Por fim, Gabriel colocou em volta do estábulo, nas vigas do telhado, um bando de anjinhos daqueles bem pequeninos, eles tinham de ficar ali, quietinhos, fazendo guarda para dar sinal, assim que algum perigo viesse ameaçar o Menino pequeno.

Vendo tudo pronto, o poderoso arcanjo abriu as asas e levantou vôo.

Mas nem tudo estava em ordem...pois no chão, escondida na palha, tinha ficado um pulguinha dormindo! Foi o único bichinho que escapou do anjo. O que não é de espantar, pois um arcanjo sabe lá o que é uma pulga?

Quando aconteceu o nascimento, os anjinhos do telhado não podiam mais de contentes! Começaram a voar à roda da manjedoura como revoada de pombinhos. Alguns espalhavam um delicioso perfume, em volta de Jesus, outros afofavam a palha para que nenhum pedacinho mais puro pudesse machucar o Menino.

Toda essa atividade acabou por acordar a pulga escondida na palha. Ao ver aquele movimento a seu redor, ficou assustadíssima, pois já sabia o que ia acontecer: com certeza, ai ser perseguida, apanhada!

A pulguinha deu a volta da manjedoura, procurando um jeito de escapar. E, desesperada, escondeu-se na orelinha do Menino.

— Perdoe-me, disse ela, quase sem fôlego; mas não tenho outro meio de me esconder! Se me encontrarem, vão matar-me! Vou tratar de fugir, mas peço que você me dê tempo de eu achar um jeito...

Olhou para todos os lados, e logo fez seu plano.

— Escute bem, disse ela então, não se mexa, que eu vou juntar toda minha força para tomar impulso. Vou saltar para a cabeça do José ; dali, pulo, para a janela, e de lá para a porta.

— Pode pular, disse baixinho o Menino. Eu não me mexo...

E a pulga deu um salto. Mas, para tomar impulso, teve de encolher-se toda, dobrando as perninhas debaixo da barriguinha e assim, sem querer, fez cócegas no Menino...

Maria chamou José e disse: — Olhe, o Menino está sorrindo!


Fonte: (Adaptação do livro: Nasceu o Menino Deus de Charles Waggerl)
 
 
 
 
O Pira For Kids deseja a todos um Feliz Natal!

Sorteio Camisetas Kiaranda

Prêmio
 
1 camiseta ou regata infantil marca Kiaranda
3 ganhadores

"São camisetas com sedas pintadas uma a uma e aplicadas. Tudo é feito artesanalmente e as camisetas de algodão ou malha fria são de nossa confecção.

As camisetas Kiaranda podem ser encontradas na feira de artesanato da Rua do Porto, nas casas do Artesão do Engenho Central, Rodoviária e Mercado Municipal."

Patrocinador


Camisetas Kiaranda
 
Regras do Sorteio
* Apenas uma inscrição por pessoa.
* Válido apenas para residentes de Piracicaba.
* Serão sorteados três ganhadores.
* Após a divulgação do sorteio, os ganhadores terão 72 horas para entrar em contato com o blog. Caso contrário o sorteio será refeito.
* O prêmio deverá ser retirado na Feira de Artesanato da Rua do Porto aos sábados ou domingos, após contato com o patrocinador para combinar a entrega do prêmio.
 

Ganhadores:

Valéria
Magali
Henrique

# Os ganhadores receberão um e-mail que deve ser respondido até sexta-feira, para garantir o direito ao prêmio! #

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Sorteio Studio Menta - RESULTADO!

Prêmio
1 sessão de fotos externas com com 50 fotos gravadas em DVD
em alta resolução do Studio Menta com a fotógrafa Rachel Assis
Serão dois sorteados: um menino e uma menina
Patrocinador
Studio Menta / Rachel Assis Fotografia Kids


Regras do Sorteio
* Apenas uma inscrição por pessoa.
* Válido apenas para residentes de Piracicaba.
* Após a divulgação do sorteio, os ganhadores terão 72 horas para entrar em contato com o blog e com a patrocinadora para agendar a data do ensaio. Caso contrário o sorteio será refeito.
* As fotos serão feitas em local a combinar, até dezembro/2012.
* O prêmio não inclui álbum nem a revelação das fotos, que poderá ser feita mediante pagamento à empresa patrocinadora.


Resultado:

Ensaio para menina: Ângela Souza (Luiza, 3 anos)

Ensaio para menino: Lais Helena de Almeida Souza (Miguel, 2 anos)
 

Sessão Cineminha: Peixonauta

Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística-autoral brasileira, com 52 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil. A série foi criada e produzida pela TV PinGuim em associação com a Discovery Kids Latin América.


A história segue as incríveis e às vezes escorregadias e molhadas aventuras de um peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico. Criada para as crianças de 4 a 12 anos, Peixonauta conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água (o Bublex), vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente.


Explora de maneira única e divertida os vários mistérios do mundo, sejam eles aquáticos ou terrestres! O telespectador é convidado a se levantar e repetir a sequência rítmica de palmas e pés para abrir a POP e descobrir as pistas secretas de cada episódio.



Cada episódio segue um esquema igual ou parecido com o anterior mudando apenas o personagens e os casos. Os episódios geralmente começam com Peixonauta, Marina e Zico brincando até um problema acontecer no Parque das Árvores Felizes. Logo os três são recebidos por uma POP vinda do fundo do lago. Eles abrem a POP seguindo seus passos com palmas e pisadas até ela se abrir e após isso a POP solta duas pistas.


Os personagens tentam desvendar as pistas indo a lugares relacionados aos locais. Em algumas ocasiões quando os personagens tem muita dúvida da pista Peixonauta volta ao fundo do lago para pedir ajuda ao Chumbo Feliz. No final o trio logo consegue desvendar as pistas e ir para o caso. No final após o caso ser resolvido outra POP reaparece para presentear o trio por sua vitória.


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Estante das Crianças: Pedro Noite

A dica de leitura de hoje faz parte dos 30 melhores livros de 2012, da Revista Crescer:



"O premiado escritor Caio Riter fez de um amigo uma história. Não é tão difícil assim isso acontecer, mas a emoção que ele colocou em Pedro Noite vai ser raro de encontrar por aí. Na história, um menino negro é criado para negar sua origem e, por causa disso, não se sente nenhum pouco fortalecido para enfrentar o preconceito dos amigos. Até que um dia ele tem contato com suas raízes e descobre uma forma de lutar.


Todo escrito em boa poesia, o livro emociona e oferece ótima oportunidade para conversas em casa. As delicadas ilustrações de Mateus Rio enriquecem os sentimentos provocados pelo texto." (fonte)


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sorteio Padaria Modelo

Prêmio
3 deliciosos panetones da Padaria Modelo!
Patrocinador

Padaria Modelo
Servimos bem para servir sempre! Sua satisfação é nossa prioridade!
Rua Fernando Lopes, nº 1.215 - Paulicéia




Regras do Sorteio
* Apenas uma inscrição por pessoa.
* Após a divulgação do resultado, o ganhador terá 72 horas para entrar em contato com o blog e com o patrocinador. Caso contrário o sorteio será refeito.
* O prêmio deve ser retirado até o dia 15 de dezembro, mediante agendamento com a Padaria Modelo.


Ganhadores:

Paloma C. R Gomes
Ilsia da Silva Marques
Rafael de Oliveira Lima

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sessão Cineminha: O Pequeno Príncipe



As histórias de O Pequeno Príncipe, obra que cativa pessoas do mundo todo desde 1943, chegam ao canal Discovery Kids contadas por meio de técnicas de animação computadorizada. A série é fiel à história original e será exibida em uma faixa semanal com uma hora de duração.


Entre os prêmios recebidos pela série estão o de “melhor programa infantil da França” de Les Lauriers de la Télévision 2010; o troféu de melhor produção infantil da Europa e melhor trilha sonora no Festival Cartoon on the Bay (Itália, 2011).


“Estamos orgulhosos por fazer com o que o Discovery Kids coloque as crianças em contato com uma obra que ultrapassou fronteiras geográficas e culturais. A forma que escolhemos para isso foi estimular a convivência familiar, algo que também nos orgulha”, afirma Ângela Recio Sondon, diretora e vice presidente do Discovery Kids.


O Pequeno Príncipe veio do Asteroide B612 e se encontra com um piloto perdido no deserto do Saara na narrativa do livro. Na série a história é a mesma, mas contada sob a perspectiva do menino, que deixa seu lar e a querida amiga Rosa para viajar por diferentes planetas e lutar contra a Serpente, um ser cruel que deseja espalhar o caos por toda parte da galáxia.


Baseada em um dos livros mais vendidos e traduzidos do mundo - 250 idiomas e dialetos – a versão para a TV do clássico é fruto de um processo delicado que levou décadas, no qual a família do autor teve ampla participação. Um dos responsáveis pelo projeto é Olivier d’Agay, diretor da entidade que zela pelos direitos intelectuais e legado de Antoine de Saint-Exupéry, de quem é sobrinho neto.


“Recriar O Pequeno Príncipe em formato CGI é um sonho que acalentamos durante anos”, disse Olivier d’Agay. “Queríamos dar nova vida a esse personagem e apresentá-lo às novas e futuras gerações, reservando-lhe um espaço dentro do universo das crianças do século XXI.”




domingo, 2 de dezembro de 2012

Estante das Crianças: Achados e Perdidos

A dica de leitura de hoje faz parte dos 30 melhores livros de 2012, da Revista Crescer:


"Então um dia você abre a porta de casa e dá de cara com um pinguim. Que fria!  E agora? Será que ele está perdido?
No livro "Achados e Perdidos", de Oliver Jeffers, um menino faz de tudo para levar o pinguim até sua família, no Polo Sul. Pede ajuda nos achados e perdidos, pergunta aos pássaros e ao patinho da banheira, esforça-se para ajudar o pinguim.



Mas no final o garoto descobre que interpretou mal o pinguim e ganha uma bela amizade." (fonte)