sexta-feira, 31 de maio de 2013

Final de Semana!

Exposição: Cubo Ocular
Sesc Piracicaba // 01 e 02/06, das 9:30 às 17:30 horas
As imagens 3D despertam a curiosidade de jovens, adultos e crianças, mas poucos sabem os fundamentos desta técnica descoberta antes da invenção da fotografia. A modelagem em três dimensões mostra a variedade de ferramenta e permite uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais. Na Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Tricontando Histórias
Sesc Piracicaba // 02/06, às 11 horas
Novelos mágicos misturados a trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos. Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Recorte Surpresa
Sesc Piracicaba // 02/06, às 14 horas
Com papel e tesoura surpreenda-se com o resultado. Na Sala do Curumim. Livre para todos os públicos. Grátis.

Diversão em Cena: Corais Infantis
Teatro Erotides de Campos // 02/06, às 14 horas
Cinco corais infanto-juvenis mostram repertório variado. Os grupos que farão sua performance no Diversão em Cena ArcelorMittal são: Coral Baroneza de Rezende, Coral Infanto Juvenil São Mário, Coral do Projeto Guri de Itaporanga e Riversul, Coral Infanto Juvenil de Itaberá e Taquarivai e Coral Nova Vida. Livre para todos os públicos. Grátis. Retirar ingressos na bilheteria com 1 hora de antecedência.

Dicas Mundo Verde

 
4 formas de relaxar

A correria do dia a dia pode gerar tensão e ansiedade, transtornos emocionais que abrem portas para outros problemas, inclusive físicos. Sabia que dá para burlar o estresse com opções naturais? Incluir ao cardápio alimentos que agem no sistema nervoso central, caminhar e respirar fundo são apenas alguns dos hábitos simples que podem fazer a diferença numa rotina de correria.

Pensando em complementar ainda mais essa lista, nós selecionamos outras quatro formas de relaxar de uma forma bem natural. Anote e garanta uma dose de alívio aos momentos de tensão.

Comida: A vitamina B age no sistema nervoso central, assim como o potássio, zinco e selênio. Eles estimulam a serotonina e melatonina, melhorando o humor. Nossa dica: consuma castanhas, banana, folhas verde-escuras e grão de bico.

Descanso: Descansar é uma ótima alternativa para quem precisa se acalmar. Conte com a ajuda de aromas e chás, como o chá de maracujá e erva-cidreira. Eles garantem tranquilidade e bem-estar.

Evite: Corte o consumo exagerado de cafeína, açúcar, sal e gorduras. Eles têm substâncias que liberam adrenalina e geram nervosismo.

Movimentos: Pratique atividade física. Parece clichê, mas os exercícios realmente aliviam o estresse e relaxam os músculos. Não precisa ser uma musculação pesada ou horas caminhando na esteira. Uma boa aula de dança, por exemplo, já ajuda. Além do movimento constante, a aula pode render um circulo maior de amigos e boas risadas!

****


E a dica da Mundo Verde de hoje pode incrementar o café da manhã ou o lanche das crianças - e pode ser mandado na lancheira sem problemas:

Alimento a Base de Soja Green Soy Chocolate
É elaborado com ingredientes orgânicos e naturais, e livre de transgênicos. É uma boa fonte de proteínas e fica uma delícia geladinho, se conserva muito bem na lancheira.

Bolinho Suavipan Sabor Baunilha
Tem uma boa quantidade de fibras, recheio na medida certa e são adoçados com splenda. Não são para todo dia, mas são uma boa alternativa para os dias corridos, e são bem macios e saborosos, do jeito que a criançada gosta.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Final de Semana!

Exposição: Cubo Ocular
Sesc Piracicaba // 18 e 19/05, das 9:30 às 17:30 horas
As imagens 3D despertam a curiosidade de jovens, adultos e crianças, mas poucos sabem os fundamentos desta técnica descoberta antes da invenção da fotografia. A modelagem em três dimensões mostra a variedade de ferramenta e permite uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais. Na Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Festival de Brincadeiras e Jogos
Sesc Piracicaba // 25 e 26/05, às 14 horas
Colocando o corpo em movimento, damos adeus à preguiça! Convide os amigos e aproveite suas tardes para jogar: queimada, taco, peteca, cabo de guerra, amarelinha, pega varetas e 5 marias. Se conseguir ainda pode pular corda. Na Praça. Livre para todos os públicos. Grátis.

Fraldas e Livros
Sesc Piracicaba // 25/05, às 15 horas
Mediação de histórias para bebês. Livros coloridos, bonecos, cenários delicados e músicas suaves formam o contexto desta apresentação, que busca trabalhar com leitura para os pequeninos que ainda não lêem. Na Praça. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Arrastão Musical
Sesc Piracicaba // 25/05, às 19:30 horas
Espetáculo musical de rua com sete percussionistas e três instrumentos de sopro, Presentes em boa parte do país, esses desfiles “arrastam” as pessoas pelas ruas, por meio de sua música e de seu clima festivo. O Grupo apresenta um repertório de composições sobre ritmos diversos: salsa, afoxé, funk, baião, samba e maracatu. Com Núcleo Batuntã. Entrada da Unidade e Cortejo até o Largo dos Pescadores. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Symbiosis
Sesc Piracicaba // 25/05, às 18:30 horas
Projeção digital que mescla fotografia, vídeo mapping e instalação urbana tendo a copa da árvore como hospedeira da arte. Com Roberta Carvalho. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Brincar Com Poesia
Sesc Piracicaba // 26/05, às 10:30 e 12:30 horas
Enquanto dois artistas executam a trilha sonora, o público é convidado a ajudá-los sugerindo palavras, propondo situações e criando poesias. Com a Cia. Circo de Trapo. Itinerante. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Contação de Histórias
Parque da Rua do Porto // 26/05, às 10:30
Contação de Histórias com Graziela Angelocci, Carmelina Toledo Piza e Anderson Brongna. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Quixote
Sesc Piracicaba // 26/05, às 11:00
Cia Mevitevendo Em meio a preciosas bugigangas, aparecem bonecos que viverão as aventuras imaginárias de Quixote e seu fiel escudeiro Sancho pança. Em andanças de muitas surpresas, um fabulário de maravilhas e desventuras que nos fará acreditar sermos capazes de mudar o mundo – pelo menos um pouquinho. Livremente inspirado em El ingenioso Hidalgo Don Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. No Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
O Circo dos Irmãos Brothers
Engenho Central // 26/05, às 15:00
Show espetáculo onde é misturado circo, teatro e dança, tudo isso embalado por música ao vivo. Cada brother toca um instrumento e faz uma performance diferente em cima do palco. Por exemplo, o baixista é acrobata, o bateirista é malabarista, o trombonista é mágico, o guitarrista é ilusionista, e a cada música os artistas se revezam nos instrumentos e nas encenações. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Bananas Comhumm (Dança)
Teatro Erotides de Campos // 26/05, às 14:30
Os animados macados Banana, Bananinha e Bananada vão explorar o mundo digital, buscando conhecer tudo sobre bons hábitos para terem uma vida saudável, feliz e cheia de energia. Na área externa do Engenho Central (plataforma próxima à Ponte Pênsil). Livre para todos os públicos. Grátis.
  
Autológico
Sesc Piracicaba // 26/05, às 15:30 horas
A ideia é simples: vender concentração, lógica e raciocínio, por zero reais e nenhum centavo. Disfarçado de "carrinho de guloseimas", o Autológico carrega diversos jogos de desafio. Com o Coletivo Uns Que Pensa. Itinerante. Livre para todos os públicos. Grátis.
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Crianças na Cozinha: Panquecas!

Panquecas são uma opção muito prática para a refeição: são fáceis de fazer, com poucos ingredientes, e você pode variar o recheio à vontade. Testamos a receita de panquecas do extinto Rainhas do Lar, e agora dividimos com vocês essa delícia:

Ingredientes
1 1/2 xícara de leite
1 xícara de farinha trigo
2 colheres de maizena
1 colher de manteiga
2 ovos
1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador. Você pode acrescentar beterraba, cenoura, espinafre, abóbora ou outros legumes à essa massa, para acrescentar nutrientes e colorir a massa. Na nossa receita, acrescentamos apenas um mix de ervas. 



Se usar uma frigideira antiaderente, não é preciso usar óleo para fritar a massa. Para o recheio, carne moída, frango desfiado, legumes no molho branco, carne desfiada, queijo, basta usar a imaginação. Nosso recheio dessa vez foi brócolis com molho branco, delicioso:


Dica: antes de adicionar sal, ou temperar a massa, reserve alguns discos de panqueca para a sobremesa. Você pode rechear com frutas (morango, banana, pêssego), sorvete, brigadeiro, ganache, cocada...

sábado, 18 de maio de 2013



Trocar é mais divertido que comprar?

O brinquedo parado na sua estante pode ser a alegria de outra criança?

Em breve, detalhes desse evento imperdível...

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Final de Semana!

Exposição: Cubo Ocular
Sesc Piracicaba // 18 e 19/05, das 9:30 às 17:30 horas
As imagens 3D despertam a curiosidade de jovens, adultos e crianças, mas poucos sabem os fundamentos desta técnica descoberta antes da invenção da fotografia. A modelagem em três dimensões mostra a variedade de ferramenta e permite uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais. Na Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.
Exposição: Cultura Indígena
Museu Prudente de Morais  // 18 e 19/05, das 9 às 17 horas
 Livre para todos os públicos. Grátis.
  
Salve Terra
Sesc Piracicaba // 19/05, às 11 horas
Com a Cia Giralua de Artes A Terra, sufocada por não conseguir respirar, um dia parou de funcionar. Por isso, o herói Fuso Confuso resolveu ir até o espaço para ouvir da Lua o que era preciso fazer para salvar o planeta. Será que ele conseguiu? Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Espaço Lúdico: Desenho de Continuidade
Sesc Piracicaba // 19/05, às 14 horas
Continue a obra usando sua criatividade. Na Sala do Curumim. Livre para todos os públicos. Grátis.

Diversão em Cena
Teatro do Engenho // 12/05, às 16 horas
Programa da Arcellor Mittal. Livre para todos os públicos. Grátis.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sorteio Empório da Cidade


20 minutos bastam

Texto maravilhoso do blog Botõezinhos, que reproduzimos aqui:

"Todos nós amamos nossos filhos mais do que tudo no mundo. Nos seus primeiros anos nós os alimentamos para que eles crescam. O levamos ao médico para nos certificarmos de que eles estão sadios. Colocamo-os nas suas cadeirinhas do carro para garantir a sua segurança.

Mas uma das coisas mais importantes nos primeiros anos é o desenvolvimento da mente e do esírito. É neste momento que seu filho apremderá a amar e a confiar, a falar e a ouvir.

Depois dos dois anos de idade, estes ensinamentos ficam mais difíceis de serem aprendidos e ensinados. Confiar nas pessoas, cantar, dar risadas e fazer uso da linguagem são os pontos mais importantes na vida de uma criança.
 

Por isso estes ensinamentos precisam vir primeiro da mãe e do pai. Aqueles primeiros anos na vida de uma criança passam e você jamais poderá voltar no tempo. Por isso arrume tempo para criar um espaço silencioso e cheio de paz na sua casa, um cantinho em que você dedicará apenas 20 minutos para ler para seu filho. Coloque se flho no seu colo e leia para ele em voz alta.

As páginas de um livro são como umas "mini-férias", momentos especiais de intimidade e amor intenso. Não custa caro.....20 minutos bastam, assim como a carteirinha de uma biblioteca.
 
 
Ler para o seu filho é como depositar moedas de ouro na sua poupança. Este "valor" renderá frutos para uma vida inteira. Sua filha aprenderá, usará a sua imaginação e será uma menina forte que acredita em si mesma. Seu filho irá prosperar e retribuirá seu amor para sempre."


Não deixem de visitar o blog Botõezinhos, repleto de textos intensos que nos fazem refletir sobre a maternidade e a infância de uma forma muito especial. Para dicas de leitura com as crianças, visite nosso blog ou o maravilhoso Cuca de Gente Miúda. E facilite o acesso do seu filho aos livros: leve-o à Biblioteca Municipal, à biblioteca do SESC, participe - ou organize- Cirandas de Leitura, feiras de livros, sebos, bancas de revistas, incentive seu filho a trocar livros com os amiguinhos...



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas Mundo Verde



 
Como fazer as crianças se alimentarem bem?
“Meu filho não come frutas, verduras e legumes”
“Ele só quer saber de doces e salgadinhos fora de hora”
“Não sei mais o que fazer para que meu filho se alimente bem”
Estas queixas são muito comuns entre a maioria das mães no Brasil e no mundo. E, segundo o que um estudo acaba de comprovar, elas são verdadeiras. A pesquisa, realizada com 984 mães de todas as regiões do Brasil pela Abbott Nutrition, mostra que 51% das mães brasileiras afirmam que têm dificuldade para alimentar os filhos e que esse comportamento prevalece em crianças com idade entre 3 e 7 anos.

1. Eduque o paladar da criança, oferecendo alimentos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos. Nunca adoce os sucos de frutas, pois seu sabor verdadeiro é, sem dúvida, mais saudável.

2. Horários e rotina para a alimentação são fundamentais. A criança deve se alimentar em lugar calmo. Comer rápido e em frente à televisão contribui para que ela coma mais que o necessário e sem saborear os alimentos.

3. Pais devem ser exemplos. Não adianta os pais estarem com o prato cheio de “porcarias” e insistir para que a criança coma salada.

4. Ofereça guloseimas esporadicamente. Apesar de ser a preferência da garotada esses alimentos tem poucos nutrientes e muitas calorias, o que leva ao aumento de peso.

5. Evite alimentos muito açucarados e coloridos artificialmente. O consumo destes é prejudicial à saúde e desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Estudos relacionam o hábito alimentar ao déficit de atenção e hiperatividade infantil.

6. Inclua na alimentação peixes como salmão, atum e sardinha ou os óleos de peixe, semente de linhaça e oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas, importantes fontes de ômega 3. O ômega 3 é importante para o desenvolvimento do cérebro e para resistência imunológica.

7. Pré-adolescentes e adolescentes precisam de mais vitamina C e ferro do que os adultos. Inclua no cardápio frutas como laranja, limão, goiaba, caju e morango e as folhas verdes escuras.

8. Durante as refeições a ingestão de bebidas deve ser controlada, pois a criança troca facilmente a refeição por sucos ou refrigerantes.

9. Permita que a criança participe das compras e preparo dos alimentos. Varie o cardápio, utilize a criatividade para elaborar pratos atrativos e sempre coloridos.

10. Prefira mandar a merenda do colégio de casa, assim podemos oferecer alimentos mais saudáveis que os disponíveis nas cantinas. Opte por biscoitos integrais, frutas frescas ou secas ou barras de cereais. Sanduíches de pão integral com pasta de soja, ou queijo, também podem fazer parte do lanche.

****


E para as mamães e papais que estão em busca de novidades para o lanchinho das crianças - e dos adultos também, por que não? - temos duas dicas da Mundo Verde:

Cereal Eco Friends Choco Balls Native
A base de milho e cacau, sabor chocolate, é perfeito para o café da manhã, acompanhado de leite. Também quebra um galho no lanchinho das crianças (não precisa de refrigeração, aguenta bem na lancheira, e é uma delícia para ser comido puro mesmo, sem leite).

Smoothie Mix de Frutas Jasmine
Para fugir dos temidos sucos de caixinha, essa opção é ótima, apesar de não ser um suco. O smoothie é, na verdade, um purê de frutas (maçã e uva), sem açúcar, conservantes ou aditivos químicos. As crianças podem até estranhar a consistência, mas o sabor é muito bom! Vale a pena experimentar.

****

Mundo Verde Piracicaba
Rua Governador Pedro de Toledo, 1452 // Fone (19) 2533-0513
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h ás 19h. Sábados de 8h às 14h. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Desconto Arte Surpresa

Já comentamos aqui no blog sobre a Arte Surpresa, que foi aprovadíssima por nós, e que todo mês oferece uma caixa surpresa com todos os materiais necessários para criar um brinquedo divertido e educativo!



E para que nossos leitores possam ter essa experiência lúdica e estimulante, a Arte Surpresa está oferecendo 10% de desconto na compra da caixa mensal, com 50% de desconto no frete

Para assinar, acesse o link: Assine Arte Surpresa e coloque o código PIRA4K no campo "Código Promocional". O desconto é automático.

E quem comprar, vem contar pra gente o que achou!

Estante da Mamãe: Rei Arthur (Turma da Mônica)

Um dos muitos livros infantis que tem os personagens da Turma da Mônica como protagonistas:


Com frases curtas escritas em caixa alta, o livro é perfeito para a fase da alfabetização, quando as crianças começam a ter interesse em ler sozinhas:




Vale pelo incentivo à leitura, por contar uma história clássica com os personagens favoritos do gibi, e pela facilidade de leitura pelos pequenos!


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tire o pó... se precisar.

Tire o pó ... se precisar...
Mas não seria melhor pintar um quadro ou escrever uma carta,
assar um bolo e lamber a colher suja de massa, plantar e regar umas sementinhas?
Pese muito bem a diferença entre QUERER e PRECISAR!

Tire o pó... se precisar...
mas você não terá muito tempo livre...
para beber champanhe, nadar na praia (ou na piscina), escalar montanhas,
ouvir música e ler livros, cultivar os amigos e aproveitar a vida!

Tire o pó... se precisar...
mas a vida continua lá fora, o sol iluminando os olhos,
o vento agitando os cabelos, um floco de neve,
as gotas da chuva caindo mansamente....
- Pense bem, este dia não voltará jamais!

Tire o pó... se precisar....
mas não se esqueça que você vai envelhecer
e muita coisa não será mais tão fácil de fazer como agora...
E quando você partir, como todos nós partiremos um dia, também vai virar pó!!!

"Não é o que você juntou, e sim o que você espalhou que reflete como você viveu a sua vida."

(Autor Desconhecido)

domingo, 12 de maio de 2013

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Testado e Aprovado: Arte Surpresa

Arte Surpresa é uma empresa com uma proposta inovadora e divertida: você faz uma assinatura do serviço (mensal, semestral ou avulsa) e recebe todo mês, na sua casa, uma caixa surpresa preparada especialmente para a diversão das crianças. A caixa geralmente vem com duas sugestões de brincadeiras, e todos os materiais necessários para criar os brinquedos. A idéia da caixa temática é muito interessante, e resolvemos experimentar. 

Nossa caixa chegou rapidinho, e veio com todos os materiais para confeccionar dois brinquedos: uma biruta e um carrinho movido à vento. Os dois foram bem simples de fazer, mas garantiram momentos de muita alegria e concentração. Confiram:

A caixa veio com vários adesivos, fitas, papéis, giz de cera, e um bloquinho com o passo a passo bem detalhado de como confeccionar a biruta, além de um espaço no final para anotar suas impressões

Começando a seguir as instruções: desenhando

Desenho terminado

Colando a fita dupla face


Colando as fitas coloridas

Trabalho concluído

A biruta na sacada, num dia sem vento

As atividades propostas pela Arte Surpresa valorizam a criatividade e curiosidade das crianças, e estimulam a coordenação motora, a comunicação e o desenvolvimento da cultura. Todo mês a caixa surpresa traz novas atividades e brincadeiras, que podem - e devem - ser feitas junto com os pais. Para assinar e receber a caixa em sua casa, acesse: Arte Surpresa

Final de Semana!

Exposição: Cubo Ocular
Sesc Piracicaba // 11 e 12/05, das 9:30 às 17:30 horas
As imagens 3D despertam a curiosidade de jovens, adultos e crianças, mas poucos sabem os fundamentos desta técnica descoberta antes da invenção da fotografia. A modelagem em três dimensões mostra a variedade de ferramenta e permite uma comunicação mais fácil entre dois programas diferentes e usuários iguais. Na Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.

Exposição: Cultura Indígena
Museu Prudente de Morais  // 11 e 12/05, das 9 às 17 horas
 Livre para todos os públicos. Grátis.
  
O Passe E O Gol
Sesc Piracicaba // 11/05, às 15 horas
Com a Cia de Teatro do Grande Urso Navegante. Baseada no livro homônimo de Juca Kfouri, a história traz dois irmãos gêmeos que são companheiros em tudo, exceto no futebol. Quando surge o campeonato escolar, eles têm que jogar no mesmo time. Será que eles vão se entender? Na Praça. Grátis. Livre para todos os públicos.

Salve Terra
Sesc Piracicaba // 12/05, às 11 horas
Com a Cia Giralua de Artes A Terra, sufocada por não conseguir respirar, um dia parou de funcionar. Por isso, o herói Fuso Confuso resolveu ir até o espaço para ouvir da Lua o que era preciso fazer para salvar o planeta. Será que ele conseguiu? Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.

Esses Olhos Tão Grandes
Sesc Piracicaba // 12/05, às 11 horas
Uma menina com grandes olhos curiosos decide viver o sonho de descobrir o mundo só que o perigo está por perto e um conhecido vilão fará de tudo para atrapalhar seu caminho. Mas ela sabe que a vida é mais bela e engraçada quando se tem um chapéu de vento feito especialmente para percorrer estrada. Livremente inspirado em Le Petit Chaperon Rouge, de Charles Perrault. No Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Espaço Lúdico: Mandala
Sesc Piracicaba // 12/05, às 14 horas
Coloque vendas e descubra seus desenhos.Brinque com as cores e suas combinações ao colorir a mandala. Na Sala do Curumim. Livre para todos os públicos. Grátis.

Diversão em Cena
Teatro do Engenho // 12/05, às 16 horas
Programa da Arcellor Mittal. Livre para todos os públicos. Grátis.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mix Potato

Hoje viemos divulgar uma novidade para quem está começando a planejar uma festa de aniversário ou busca um lugar para reuniões de família e comemorações em geral:

"A Mix Potato Piracicaba disponibiliza seu mezanino para realização do seu aniversário ou confraternização, faça agora mesmo sua reserva e ganhe um bolo e decoração grátis para confirmação de 15 pessoas ou mais! Aproveite com seus amigos nossas deliciosas batatas inglesas, batatas suíças, batatas inglesas com recheio doce e lanches.
Horários para reservas: Terça à Quinta das 18:30 às 22:00 hs.
Capacidade Máxima: 30 pessoas sentadas
Público Alvo: Adolescentes e Adultos pois não possuímos playgrand para crianças
Mezanino com ar condicionado e TV
OBS: não será permitido consumo de produtos no local que não sejam da Mix Potato ou disponibilizados pela loja."


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Estante das Crianças: Pequeno Príncipe - O Órgão de Zéfiro



"Quando o vento deixa de soprar, os eolianos não conseguem aquecer o seu planeta! Mas quem está roubando o vento? O Pequeno Príncipe e a Raposa terão de seguir a pista do Governador e de seu filho Zéfiro."







Esse livro foi lançado pelo Discovery Kids, logo após a estréia do desenho no canal, e os livros seguem a mesma história dos episódios. Nessa mesma coleção há livros grandes, de capa dura, e os livros como esse, menores mas com a mesma qualidade de imagem, perfeitos para levar na mochila, na bolsa ou deixar no carro. Vale a pena, tanto pela história, para os mais velhos, quanto pelas ilustrações que distraem os mais novos. Gostamos muito!





Homenagem - Dia das Mães

O Concurso Dia das Mães já se encerrou, mas você ainda pode homenagear a mamãe... nosso blog está abrindo espaço para que os leitores possam homenagear suas mães, com uma mensagem ou um pequeno recadinho. 

Os interessados em participar devem deixar um comentário nesse post contendo:

Seu nome:
Nome da mamãe: 
e-mail da mamãe (se tiver):
Mensagem:

Os comentários não estarão visíveis, mas se você preferir pode mandar seu recado para piraforkids@gmail.com

No dia 12 de maio publicaremos todas as homenagens, e as mamães receberão um e-mail para que visitem o blog e confiram a mensagem destinada a elas.

Não percam a chance de homenagear uma pessoa tão especial!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Concurso Dias das Mães - Ganhadores

Prêmios

* Sessão de fotos com a Alle Spadotto, com direito a 10 fotos 13x18
* Day spa a sua escolha na Ammazon Piracicaba
* Passeio para mãe e filho na Hípica Piracicaba





********************


* Sessão de fotos com a Alle Spadotto, com direito a 10 fotos 13x18
* Banho de lua na Clínica Carol Pinotti
* Passeio para mãe e filho na Hípica Piracicaba





********************


* Bandeja com 50 empadinhas de frango ou palmito, da Empadinhas Salgados (2 ganhadores)






 ********************
 
* Cesta de chocolates da Renata Doces





********************

* Consulta e orientação nutricional com a Dra. Jackeline Taglieta





********************


* Pote grande de brigadeiro de colher do Espaço Feali




 ********************

* Massageador carrinho da Pirilampo Brinquedos Criativos




********************
 
* Cesta de chocolates da Lalu Doces e Travessuras




********************


* Torta de limão da Magia Bolos e Doces



Resultado do Concurso Dia das Mães

Informamos a todos os nossos leitores, em especial os que participaram do concurso, que estaremos divulgando os ganhadores ainda hoje, a partir das 20 horas, em nossa fan page:


Quem estiver acompanhando a divulgação dos resultados também vai concorrer a um prêmio surpresa...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Obesidade na Infância

Alegria de vó era ver os netinhos gordinhos, e orgulho de mãe era um bebê rechonchudo, como sinal de criança saudável. Mas os tempos mudaram, e cada vez mais está evidente que o excesso de peso na infância deve ser encarado como um problema sério de saúde.

E vale lembrar que, além de comprometer seriamente a saúde física da criança, o excesso de peso pode trazer sequelas no nível emocional que perduram por longos anos, devido a chacotas e discriminação por parte dos coleguinhas, que enfraquecem sua auto-estima.

Se você é mãe, avó, tia ou cuidador de alguma criança com sobrepeso, acompanhe esse post até o final, informe-se e tome as medidas que forem necessárias para ajudá-la a ter uma vida leve e saudável como toda criança deveria ter.

Segundo as estatísticas (dados da Pesquisa sobre Orçamentos Familiares 2008-2009,, realizada em parceria do IBGE com o Ministério da Saúde), o excesso de peso na população infantil cresce assustadoramente. Comparando-se os dados de 1974-75 com os de 2008-09, na faixa etária de 10 a 19 anos, o excesso de peso aumentou de 3,7% para 21,7% entre meninos, e de 7,6% para 19% entre meninas. Na faixa etária de 5 e 9 anos, as mudanças foram ainda maiores: 34,8% dos meninos e 32% das meninas estavam com sobrepeso.  A observar, a prevalência, em ambas as faixas etárias é maior nas zonas urbanas.



A maior causa desse grave cenário, obviamente, é o hábito de vida atual das crianças, que combina drástica redução no gasto energetico (visto a maioria das brincadeiras hoje ser em frente ao computador, video game ou televisão) e alto consumo de produtos alimentícios carregados de calorias, carboidratos refinados e gorduras trans, e pobres em nutrientes importantes para o adequado funcionamento do metabolismo humano.

O impacto do excesso de peso na saúde física das crianças deve-se especialmente ao acúmulo de gordura na região abdominal, a qual tem relação direta com alterações metabólicas, como dislipidemias (desequilíbrio nos níveis de colesterol total, LD, HDL, triglicérides), resistência à insulina e aumento na pressão arterial. Todos esses, são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, a médio e longo prazo. O conjunto dessas alterações é conhecida como síndrome metabólica, a qual aumenta a mortalidade geral em 1,5 vezes, e a mortalidade por doença cardiovascular em 2,5 vezes.

Ainda não é consenso o diagnóstico de síndrome metabólica entre crianças, mas cabe aos pais, educadores e profissionais de saúde que as acompanham atentarem-se aos fatores de risco para a patologia e implementarem medidas que favoreçam um estilo de vida mais saudável e preventivo.



Mudanças que não podem esperar:

* Limitar o consumo de refrigerantes a somente nos finais de semana (iniciando sábado e domingo, e passando somente a 1 vez por semana).

* Negociar as guloseimas. Proibições não são bem-vindas na infância. Mas é importante que balas, chocolates, sorvetes, biscoitos recheados e salgadinhos sejam minimizados (na alimentação de qualquer criança, independente do peso).

* Definir os horários das refeições (5 a 6 por dia) e evitar os “beliscos” entre elas.

* Comer à mesa (e não em frente ao computador ou televisão). Estar mais atento ao que se come, e à mastigação, reduz a quantidade de comida ingerida.

* No almoço e no jantar, servir verduras e legumes.


* Oferecer frutas de 2 a 3 vezes ao dia, nos horários estipulados das refeições.

* Iniciar prática regular de atividade fisica. Antigamente, as criancas praticavam atividade fisica naturalmente nas brincadeiras de rua. Atualmente, devido a inúmeros fatores sociais, elas ficam mais dentro de casa, e então é preciso assimilar a noção de que criança dos tempos de hoje precisa ter o horário programado para a prática de exercicios e atividades lúdicas fisicamente ativas.


Criança gordinha, muitas vezes, não é sinal de saúde. Tenha essa consciência e busque orientação e parceria com um pediatra e um Nutricionista de confiança.
Jackeline Taglieta
Nutricionista