terça-feira, 30 de julho de 2013

Meio ambiente: 10 atitudes para fazer diferença

Plantar um jardim, deixar o carro na garagem e montar um playground caseiro para as crianças. Tudo isso você pode fazer no fim de semana - e, até sem perceber, também ajudar a cuidar do planeta.

Aqui, separamos 10 dicas você e sua família. Se não puder fazer tudo, escolha apenas algumas sugestões e comece, aos poucos, a mudar seus hábitos.

- Leve seu filho para um passeio no parque. E não se esqueça da bicicleta;

- Outra ideia é deixar o carro na garagem e dar um passeio a pé com as crianças. Vale andar pelo bairro, ir até a casa da vó ou de um amigo que more perto...;

- Chame seu filho para plantar um jardim. E a falta de espaço não é desculpa. Ervas como manjericão e hortelã, por exemplo, podem ser plantadas em vasos;

- O ar de sua casa também pode estar contaminado por poluentes. Medidas mais “naturais” para limpar a casa e plantas podem ser bastante eficientes;

- Outra ideia é começar a montar aquela casa na árvore que as crianças tanto querem. Ou então, faça simplesmente um balanço feito de corda e pneu;

- Em vez de alimentos industrializados, prepare um jantar com legumes, frutas, verduras e frutas orgânicos. Evite o desperdício de alimentos, preparando apenas o que será consumido;

- Se não tiver tempo para cozinhar, escolha um restaurante mais “natural”. Cada vez mais, há estabelecimentos que prezam uma maneira mais saudável e saborosa de se alimentar, com o mínimo de impacto ao meio ambiente;

- Não desperdice água. Medidas simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou reaproveitar a água da chuva já fazem uma grande diferença;

- Ao fazer compras no supermercado, não esqueça sua ecobag. Se ainda não tem uma, é hora de comprar;

-Está se mudando de casa? Então, aproveite para trocar os móveis e objetos que você não vai mais aproveitar.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas Mundo Verde



Sopas: Opções Saudáveis e Saborosas Para o Inverno

O inverno é a estação do ano mais tentadora para que as pessoas cometam excessos na alimentação. Como as temperaturas são baixas e o corpo precisa gastar mais energia para manter-se aquecido, é comum que as pessoas sintam mais fome e consumam alimentos mais calóricos, o que pode se tornar uma verdadeira armadilha para a saúde.

Mas e se conseguirmos unir uma refeição que nos aqueça e ainda proporcione ganhos à saúde? A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, explica que as sopas são ótimas opções para quem quer sentir essa sensação de aconchego, e o melhor de tudo, sem cometer exageros.

As sopas feitas com cereais integrais, legumes e proteínas vegetais ou carnes magras são de fácil digestão e boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de saciar e aquecer o organismo também ajudam a manter a hidratação, explica Flávia.

 
No entanto, as sopas cremosas com queijos, creme de leite, bacon e linguiças, devem ser evitadas, pois além de muito calóricas, são de difícil digestão, e ricas em gorduras saturadas e colesterol.
 
A nutricionista elaborou algumas sugestões para deixar as sopas bem saudáveis e nutritivas.
- Se for usar arroz ou macarrão, prefira os integrais;
- Depois de pronta, não se esqueça de regar com um fio de azeite extra virgem na hora de servir;
- Troque a manteiga das sopas por óleo de canola, na hora de refogar;
- O caldo de galinha pode ser substituído por caldo de legumes ou por caldo de missô;
- O creme de leite pode ser trocado por creme de soja, naturalmente sem colesterol.

Fonte: Flavia Morais Nutricionista da rede Mundo Verde.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Final de Semana!

Água Viva
Sesc Piracicaba // 27 e 28/07, das 09:30 às 18 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.


Entre Fraldas e Livros
Sesc Piracicaba // 27/07, às 15 horas
Com a Cia. Circo de Trapo. Mediadores de leituras trazem histórias e cantigas que fazem parte do imaginário das crianças e dos pais. Assim, entre uma música e outra, as crianças vão sendo apresentadas ao universo dos livros de forma leve e prazerosa. Na praça do Sesc. Grátis. Livre para todos os públicos.
Brinquedos e Brincadeiras Populares
Bolsão da Estação da Paulista // 27/07, às 15:30 horas
Mais um encontro de brincadeiras: momentos de vivência da cultura da infância e difusão de suas manifestações, valorizando a espontaneidade das brincadeiras, dos brincantes e da cultura popular. "Crianças e adultos, venham brincar!". No Estacionamento do Bolsão da Paulista (ao lado da Estação da Paulista). Livre para todos os públicos. Grátis.

Cartas de Um Menino Viajante
Sesc Piracicaba // 28/07, às 11 horas
Com Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos. Numa estação, um homem encontra um menino que dorme em um banco. Numa relação quase paternal, o homem ajuda o menino a contar sua história. Por meio das cartas que ele traz em sua mala, vamos viajando também pelas histórias de amores, encontros, despedidas, alegrias e tristezas. No Teatro do Sesc. Grátis. Livre para todos os públicos.

Os Três Porquinhos
Teatro do Engenho // 28/07, às 16 horas
Projeto Diversão em Cena do Grupo Arcellor Mittal. Retirar ingressos com 1 hora de antecedência. Grátis. Livre para todos os públicos.


quinta-feira, 25 de julho de 2013

5 dicas que vão te ajudar com a disciplina das crianças

Se você quer que seu filho faça algo, não pergunte, peça.


A abordagem amigável da disciplina 

Vamos encarar a realidade: Se você ganhasse um real pra cada vez que pedisse para seu filho fazer algo, suas contas estariam todas pagas. Você quer que ele te ouça e obedeça, sem deixar a casa parecendo um campo de batalhas. Mas, como a maioria dos pais você provavelmente não quer que ele te veja como um sargento, então você sempre pede por sua cooperação.

Você pensa que ele estará mais propenso a pegar a tolha molhada do chão ou que se sente direito à mesa se você for branda e amigável. Parece mesmo a melhor abordagem, especialmente porque essa é a forma como comumente conversamos com os adultos. “A psicóloga do desenvolvimento e consultoria da revista norte-americana Parents, Linda Acredolo, PhD. Explica que quando você pergunta ao seu filho: "Você gostaria de tomar um banho agora?" ele pensa que você está realmente oferecendo-lhe a oportunidade de dizer não - mesmo que você esteja apenas sendo apenas educada. O resultado? "Você fica chateada e seu filho fica chateado - e confuso", afirma.


Não se prepare para uma luta

Isso certamente ajuda a amenizar algumas situações ("Depois de ir ao supermercado, podemos parar no playground"). No entanto, quando você realmente precisa que seu filho faça algo, você pode dar-lhe uma escolha sobre como ou quando isso pode ser feito - mas não se isso deve ser feito. Crianças pequenas (e os maiores também) estão constantemente procurando maneiras de ter mais controle, por isso não deve ser nenhuma surpresa que se você dá o seu poder de veto para a criança, ele vai usá-lo. Você está se preparando para uma luta de poder em potencial.


Cuidado com o tom de voz

Isso não significa que você não deve ser legal. “Pesquisas mostram que as crianças ficam muito mais adeptas à cooperação quando os pais usam um tom de voz tranquilo”, afirma Alan E. Kazdin, PhD, professor de psicologia e psiquiatria infantil da Universidade de Yale. “Por favor” não é a palavra mágica para tudo. Usando-a você pode colocar seu filho na situação de escolha. “Quando você dá instruções ao seu filho, é crucial ser muito claro sobre o que você espera que ele faça”, afirma Dr. Kazdin. Por agora, é muito mais eficiente dizer, “Por favor, vá para a sala e tire todos os lápis e canetas que estão jogados em cima da mesa de lá”, em vez de: “Não te pedi para recolher todo seu lápis de cor?”. Perguntas retóricas são ótimas.
E a palavra final: obrigada. “É importante reconhecer os esforços do seu filho dizendo ‘obrigado’”, diz, Dr. Acredolo. “Estamos mais propensos a cooperar no futuro quando se sentem valorizados”.


Dê duas opções para ele

A forma mais efetiva de fazer com que seu filho coopere é dando a ele duas opções – desde que as duas sejam do seu agrado. Quando você diz, “Você quer vestir uma jaqueta azul ou este casaco verde?”, você está numa situação na qual em qualquer que seja a resposta dele você sairá ganhando. Assim você também dá ao seu filho senso de controle e ele estará pronto a ir para um dos dois lados oferecidos. Não ofereça a uma criança em fase da pré-escola um leque sem infinito de opções (Como perguntando o que ele gostaria de vestir no dia) porque tomar essa decisão será algo esmagador. “Claro que nem sempre você poderá dar a ele apenas duas opções porque assim você nunca sairia de casa na hora certa”, afirma Dr. Kazdin. “Mas faça isso sempre que possível”, aconselha.


Reformule seus pedidos

Você terá resultados rápidos quando passar a ater somente aos fatos, então veja algumas sugestões para dizer claramente o que pretende.

Ao invés de: “Seu quarto está uma bagunça. Você tem cinco minutos para pegar todas essas roupas do chão”.
Diga: “Se essas roupas não estiverem na máquina de lavar, não serão lavadas. Tire cinco minutos para recolher todas elas, por favor”.

Ao invés de: “Quando você vai alimentar seu peixe?”
Diga: “Os peixes parecem famintos. Está na hora de dar comida a eles.”

Ao invés de: “Nós podemos desligar a TV e fazer algo de diferente?”
Diga: “Este programa está chato. Está na hora de brincar com blocos ou ir lá fora.”

Ao invés de: “Você poderia colocar logo seu tênis? Estamos atrasados.”
Diga: “Ponha seu tênis, estamos atrasados”.

Ao invés de: “O que você acha de comermos feijão no jantar”
Diga: “Teremos feijão com seu prato predileto no jantar.”

Ao invés de: “Eu acho que está na hora de sentar no penico agora. Você está pronto?”
Diga: “Vamos para o penico. Você quer ler um livro ou gibi?”

Ao invés de: “Você parece estar cansado, que tal tirar um cochilo?”
Diga: “É hora da soneca.”

Ao invés de: “A mamãe já pode sair?”
Diga: “A mamãe está de saindo, você se divertirá muito com a vovó"


terça-feira, 23 de julho de 2013

Férias: Criare

As férias estão acabando...

Mas ainda dá tempo de você brincar com a gente !!! 


Você pode se divertir fazendo arte, construir brinquedos com sucata, ouvir histórias, cantar e dançar músicas regionais e se entusiasmar com os jogos de tabuleiros e de estratégia e ação.

Vamos trabalhar de 2ª a 6ª feira em dois períodos: das 8:00 às 12:00h e das 13:30 às 18:00h.





Criare é o lugar para criança viver sua essência. Por meio de atividades lúdicas integradas à natureza, à arte, ao corpo e às brincadeiras infantis tradicionais propomos a convivência da criança com sua natureza criativa. Em um espaço seguro, seu filho explora um mundo de experiências enquanto estiver fora do horário escolar.

























Rua Saldanha Marinho,792 Cidade Jardim, Piracicaba/SP 
Tel: (19) 3375-7510 // criarebrincar@gmail.com

8 maneiras de incentivar o seu filho a ser uma criança aventureira e corajosa

Você pode até ser um adulto tímido e nada corajoso, mas o seu filho precisa destas atitudes para se desenvolver, fazer amizades e aprender. Não precisa ser em todas as situações, mas vestir uma roupa de superheroi e ter coragem para brincar e se arriscar pode até ajudá-lo neste processo.

Susan Davis, coautora do livro Raising Children Who Soar (criando crianças que voam, em tradução livre), diz que a coragem de uma criança varia de acordo com a situação. “Algumas crianças podem se esconder atrás das pernas dos pais quando conhecem algum estranho, mas podem ser destemidas quando andam em um novo brinquedo”, comenta.

Por isso, confira as dicas para esconder sua ansiedade e encorajar seu filho a descobrir o espírito aventureiro e confiante que existe dentro dele!

Não pressione

Enquanto outras crianças se arriscam mais, outras podem esperar um pouco para tentar novas atividades por serem tímidas ou por não estarem 100% seguras de que conseguirão fazer da maneira correta.

Mude suas expectativas para confortar seu filho e deixe-o levar o tempo que for necessário para participar das atividades. Também tente participar de jogos e brincadeiras para mostrar que está tudo bem. A coragem contagia!

Nutra a consciência

As crianças pequenas ainda estão aprendendo o que é certo e errado, mas é preciso coragem para se defender ou defender outra criança. Por isso, se seu filho fizer algo certo, mostre que gostou da atitude e faça elogios.

Sussurre coragem

Pode ser meio estranho, mas Jim Fannin, que dá seminários sobre como aumentar a confiança das crianças, diz que uma maneira simples e eficiente de fazer seu filho ter mais coragem é sussurrar mensagens positivas na hora de ir dormir.

Depois que você colocar o pequeno na cama, quando ele estiver quase pegando no sono, diga em voz baixa e bem devagar que você acredita nele.  Na manhã seguinte, acorde-o com um “bom dia, campeão”.

Repita o procedimento três ou quatro vezes por semana. Alguns estudos já mostraram que a mente é mais receptiva a mensagens positivas logo depois de dormir.

Vá devagar

Ao invés de esperar que seu filho se jogue em uma nova situação, deixe-o tentar. Se o seu pequeno está ansioso em fazer novos amigos, crie brincadeiras que envolvam novos e velhos colegas.

Se ele não gosta de um novo alimento, sirva o diferente em meio aos pratos que ele já está acostumado. O senso de familiaridade com as situações cria segurança emocional para as crianças mais cuidadosas.

Segure a naninha

É natural querer que seu filho deixe a naninha ou o bicho de pelúcia de estimação em casa ou dentro do carro, mas é normal que ele leve o objeto com ele para todos os lugares.

Segundo a médica Charllote Reznick, a naninha e o bicho dão um sentimento de poder para as crianças em situações em que ele está com medo. “Vestir fantasias ou capas, ou até mesmo falar com um amigo imaginário, pode ter um efeito semelhante”, completa.

Achou!

Brincar de esconde-esconde com seu filho pode ajudar o pequeno a lidar com a separação e o desconhecido. É um passo além para que ele se sinta confortável – você está lá, desaparece, e volta!

Escute e não julgue

Evite forçar o seu filho a aprender de um novo esporte ou andar de bicicleta se ele não quiser. Peça que ele descreva por que não que participar da atividade e ouça sem julgar ou tentar mudar a opinião dele.

Naomi Aldort, autora de um livro sobre como criar seu filho, diz que você deve dizer que percebe que ele está com medo, além de tentar entender o que está acontecendo. Validando seus sentimentos, você vai ensiná-lo a tomar decisões confiantes. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Escolha Vegan

Escolha Vegan é uma cooperativa de Piraciaba/SP que trabalha com produtos veganos. Uma pessoa vegana é aquela que tem consciência sobre como os animais não-humanos são explorados pelos seres humanos, e resolve então tomar atitudes para não mais participar dessa cadeia de abusos. Dessa maneira, uma pessoa que se torna vegana, deixa de consumir os produtos que tenham origem animal, seja a carne, o leite, os ovos, etc, isso porque reconhece que não precisamos explorar e tirar a vida de animais para vivermos bem e com saúde. Assim, as marmitas que a cooperativa entrega, de segunda, quarta e sexta, não contém nada de origem animal (cem por cento veganas). A Escolha Vegan trabalha também com camisetas, estampadas lá mesmo, sabonetes artesanais e alguns outros produtos, além de realizarem eventos quando são chamados ou mesmo dentro da própria cooperativa, onde já aconteceram sarais, festa junina, etc.
 
E hoje é dia de marmita na Escolha Vegan! Confira o cardápio da semana e acesse a fan page para mais informações sobre como encomendar a sua: Escolha Vegan
 


sábado, 20 de julho de 2013

Sorteio Zastras 3

Prêmio
Quem Sou Eu? Toque, Sinta e Descubra
Animais Ao Meu Redor

A série Quem sou eu? tem lindas fotos de animais com texturas que simulam pelos e penas, além de rimas divertidas que dão pistas para a criança tentar adivinhar o nome de cada animal. É uma excelente forma de brincar e aprender ao mesmo tempo.

Regulamento

- Apenas uma participação por pessoa. 
- Podem participar moradores de Piracicaba e região, desde que tenham disponibilidade para retirar o livro na  Zastrás, no Shopping Piracicaba, dentro do prazo de duas semanas a contar da divulgação do resultado.
- Formulários não preenchidos corretamente serão desconsiderados.
- O prêmio não pode ser convertido em dinheiro. 
- O ganhador deverá entrar em contato através do e-mail piraforkids@gmail.com para confirmar seus dados e garantir o direito ao prêmio, em até 48 horas após a divulgação do resultado. Caso não seja feito o contato, o sorteio será refeito.

Ganhador:
Alessandra Guarnieri Betti

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Final de Semana!

Água Viva
Sesc Piracicaba // 20 e 21/07, das 09:30 às 18 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.


Kart dos Artistas - 1ª Prova
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo // 21/07, às 9 horas
Grandes nomes do teatro, televisão, música e do esporte correndo em uma inusitada, mas disputada e emocionante corrida de kart. Esse será o Kart dos Artistas, evento que reunirá personalidades nacionalmente conhecidas em três etapas que prometem agitar a cidade. O público que comparecer ao evento poderá acompanhar o desempenho de importantes nomes do entretenimento no país dentro da pista. Da teledramaturgia, já estão confirmadas as presenças de Caio Castro, Fábio Villa Verde, Fernanda Pontes, Luigi Baricelli, Marcela Barrozo, Marco Pigossi, Marcos Breda, Marcos Pasquim, Rafael Cardoso, Regiane Cesnique, Ricky Tavares e Rodrigo Andrade. Além deles, também estarão presentes nomes da música, como o cantor Maurício Manieri, e do esporte, como Mário Yamasaki, árbitro de MMA.
9h às 9h20 - Treino livre Kart dos Artistas // 9h30 às 9h50 - Treino livre Super Arena Motos // 10h às 10h20 - Treino livre Kart dos Artistas // 10h30 às 10h50 - Treino classificatório Super Arena Motos // 11h às 11h20 - Treino classificatório Kart dos Artistas // 11h40 - Abertura oficial // 12h - Corrida Super Arena Motos (25 min + 1 volta) // 12h45 - Corrida Kart dos Artistas (20 min + 1 volta) // 13h30 - Corrida Super Arena Motos (25 min + 1 volta). Ingressos: 2 kilos de arroz ou feijão.


Cena Criança: Terramota
Sesc Piracicaba // 21/07, às 11 horas
Maria é uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Num feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. A menina fica indignada e prepara uma revolução: inventa um outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota. No Teatro do Sesc. Livre para todos os públicos. Grátis.

Especial Mês do Rock: Gato Carteiro
Sesc Piracicaba // 21/07, às 16 horas
Música e imagem interligadas são a essência do show. O que se vê são apresentações performáticas, com figurinos originais e muita música boa, com versões diferenciadas para os clássicos do rock nacional e internacional. Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.

Diversão em Cena: Bichos do Brasil
Teatro do Engenho // 21/07, às 16 horas
A peça da renomada Cia Pia Fraus, “Bichos do Brasil”, mostra a riqueza da fauna brasileira, e é um alerta para que não ocorra a extinção de nossos animais ainda que dentro do imaginário popular. A peça retrata o cotidiano dos bichos a partir da interação de 3 atores e mais de 50 bonecos feitos de materiais naturais que compõem o cenário. A música e a coreografia ajudam a recriar o ambiente da mata. Livre para todos os públicos. Grátis.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Parceria: Daniella Freixo de Faria

Como parte de nossa parceria com a psicóloga infantil Daniella Freixo de Faria, temos uma novidade para os leitores do nosos blog: uma seção de perguntas.


A partir de hoje, vocês podem enviar suas perguntas sobre comportanmento infantil, desenvolvimento das crianças, birras, ciúmes, quaisquer perguntas envolvendo o universo infantil. As perguntas serão respondidas por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade de Daniella, e serão publicadas no blog.

Mande sua pergunta para piraforkids@gmail.com, acompanhada por seu nome completo e e-mail de contato.

E acompanhem os vídeos e textos que serão postados no blog!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estante das Crianças: Série Cachorrinho Samba

Nosso blog já deu várias dicas de livros infantis, e como vocês podem conferir aqui, a grande maioria deles são lançamentos. Nós gostamos muito de ficar por dentro das novidades voltadas ao público infantil, e acreditamos que a oferta de livros bons para essa idade tem aumentado muito. Mas hoje nossa dica de leitura não é um lançamento, pelo contrário, é um livro que pode ter feito parte da infância dos papais e mamães que nos lêem hoje. Confiram:

"Samba é uma personagem canina, protagonista e coadjuvante da série de livros da escritora brasileira Maria José Dupré, em obras lançadas desde a década de 1940 até a de 1960, sendo reeditadas recentemente pela Editora Ática em coleção que leva o seu nome. O cão recebeu este nome porque, quando chegou à casa de seus novos donos aos dois meses de vida, os sambas eram as músicas que mais tocavam nas rádios. Samba conhece a vovó e ja gosta do colo dela macio igual a mão da sua dona só que da vovo é mas macia.

Logo descobre Whisky, o outro cachorro da casa, aprende a distinguir os donos e empregados, experimenta sensações que não estava habituado e vê-se inicialmente desprezado pelo morador canino mais antigo. Faz amizades nas vizinhanças, como o cão Cricri. Whisky mostra a Samba, pelo exemplo, que lugar de cachorro é na casa dos donos: numa escapada, o companheiro volta ferido. Mesmo assim, Samba também experimenta as aventuras das ruas , é aprisionado por uma nova família, recebe o novo nome de Feitiço e tem o rabo amputado. Após longo tempo consegue fugir e voltar para casa, aprendendo que longe dali se apanha pulgas e passa fome.

Samba participa de aventuras junto ao garoto da casa - Pedro - e seus primos e amigos Vera, Cecília, Henrique, Lúcia, Oscar e Quico, que são narrados em várias obras da autora.
"

A série é composta por vários títulos, sendo os principais:









Que tal apresentar para seus filhos um livro clássico da sua infância?

terça-feira, 16 de julho de 2013

Brinquedos e Brincadeiras Populares

O evento "Brinquedos e Brincadeiras Populares" é um encontro de brincadeiras: momentos de vivência da cultura da infância e difusão de suas manifestações, valorizando a espontaneidade das brincadeiras, dos brincantes e da cultura popular. Organizado pelas professoras Dreidy e Fabiana, ele acontece uma vez por mês, sempre no Bolsão de Estacionamento ao lado da Estação da Paulista, e a cada encontro mais e mais crianças - e adultos - se divertem com brincadeiras simples como cobra-cega, pega-pega, bambolê, pião, corda...



 O próximo encontro já tem data marcada: será no dia 27 de julho, a partir das 15:30. E para saber um pouco mais sobre essa iniciativa única em Piracicaba, nós conversamos com as organizadoras, Dreidy e Fabiana - fiquem com a nossa singela entrevista:

Como surgiu a idéia dos encontros "Brinquedos e Brincadeiras Populares"? Qual o objetivo dos encontros?
Como mães e educadoras buscavamos um espaço pra que nossas filhas e outras crianças pudessem vivenciar mais momentos de brincadeiras, uma vez que esta é a linguagem das crianças. Percebemos que não havia este espaço, a nao ser em locais fechados e direcionados, então fomos a rua brincar com as nossas filhas e abrimos o convite por meio da internet e mais pessoas se interessaram. Iniciou-se então um trabalho popular de vivência e resgate das brincadeiras tradicionais da infância.

Como foi a escolha do local dos encontros?
Precisávamos de um espaço público e com pouca movimentação de carros e o estacionamento da Paulista foi o local adequado por ser espaçoso, público, ao ar livre e com espaço suficiente pras crianças correrem e brincarem.

Como vocês avaliam os encontros até agora?
Notamos que a cada encontro há mais crianças se manifestando através de sua própria cultura, que é o brincar, além de oportunizar o encontro entre gerações e o transmissão da cultura.
 
Como funcionam os encontros? Quem pode participar?
Os encontros acontecem no último final de semana de cada mês, aos sábados, a partir das 15:30 e podem participar todas as pessoas, adultos e crianças, que estejam interessados em brincar.

O que podemos esperar dos próximos encontros?
Esperamos que mais crianças e adultos redescubram o prazer de brincar e participem!!! Neste mês o encontro será realizado no dia 27/07 e aproveitaremos para comemorar as festas típicas do mês de junho e julho.


 

Vem brincar com a gente!

 

Você precisa de 8 abraços por dia (pelo menos!)

 Abrace seu filho e conheça benefícios que o ato de carinho pode trazer a todos nós

Abraçar é uma terapia e das fortes! É medicinal, acalma. Pesquisas demonstram que abraçar (e rir também) é extremamente efetivo para curar doenças (como a pressão arterial), solidão, depressão e ansiedade – e ainda ajuda a melhorar nossa memória! 

Mas, segundo estudos da Universidade de Viena (Áustria), os benefícios somente virão quando abraçarmos alguém de quem gostamos, em quem confiamos. E mais: o efeito pode ser contrário quando o abraço vier de uma pessoa não tão agradável; segundo o autor do estudo da Universidade de Viena, o neurofisiologista Jürgen Sandkühler, quando a não gostamos daquela pessoa que nos abraça, nosso corpo libera cortisol, o hormônio do estresse. Nesses casos, interpretamos que está ocorrendo uma violação do nosso espaço pessoal, e nos sentimos ameaçados.



As mulheres são as mais beneficiadas

Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), as mulheres possuem um nível mais baixo de cortisol e, quando abraçam seus companheiros, têm uma baixa na pressão sanguínea. Dessa forma, o organismo feminino é o mais beneficiado com o abraço. Os pesquisadores americanos afirmaram que o apoio do parceiro está associado a níveis mais altos de oxitocina, tanto para homens quanto para mulheres, mas que o efeito potencialmente cardioprotetor da oxitocina pode ser maior para as mulheres.

Há especialistas no assunto que dizem que todos nós precisamos de abraços diários para nossa sobrevivência. E que oito abraços diários seria o mínimo para isso. Uma terapeuta da família americana afirmou que “nós precisamos de 12 abraços diários para crescermos maduros”.

Além disso, estudos mostram que um abraço apertado, quando os dois corações estão pressionados um contra o outro, podem trazer alguns benefícios como:
- Construir uma relação de confiança e uma sensação de segurança. Assim, o diálogo entre as pessoas será beneficiado, sendo mais aberto e honesto.

- Aumentar, instantaneamente, os níveis de oxitocina, que curam sentimentos de solidão, isolamento e raiva.

- Elevar os níveis de serotonina,  elevando o humor e gerando felicidade. Para isso, o abraço precisa ser longo, não vale um abracinho.

- Fortalecer o sistema imunológico. A suave pressão realizada durante o ato de carinho eleva a carga emocional e ativa o chacra do plexo solar. Isso estimula a glândula timo, que regula e equilibra o corpo na produção de glóbulos brancos, que o mantém saudável e livre de doenças.

- O abraço pode aumentar a auto-estima. A partir do momento em que nascemos, recebemos estímulos de toques dos pais e da família, o que nos demonstra que somos amados e especiais. As associações de auto-estima e a sensação tátil de nossos primeiros anos são arraigadas em nosso sistema nervoso mesmo quando somos adultos. Os carinhos que recebemos da nossa mãe e pai enquanto crescemos permanece impressa em um nível celular que relembramos enquanto damos um abraço.


- Relaxar os músculos e libera a tensão no corpo. Abraços podem tirar a dor, ou acalmá-las, aumentando a circulação.

- Equilibrar o sistema nervoso.

- Ensinar a dar e a receber. O valor de igualdade é gerado ao recebermos calor e dividirmos e a percebermos que o amor flui nos dois sentidos.

- Gerar um resultado semelhante ao da meditação e das risadas, nos ensinando a estar verdadeiramente presentes naquele momento. Além disso, eles têm o poder de tirar você dos pensamentos cotidianos, fazendo com que se concentre nas batidas do coração e na própria respiração.

- A energia trocada entre duas pessoas durante o abraço é um grande investimento para o relacionamento. Isto encoraja à empatia e ao entendimento.


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Parceria: Daniella Freixo de Faria

Hoje temos uma novidade muito importante para o blog, uma parceria que vai acrescentar muito aos pais e mães que passam por aqui: Daniella Freixo de Faria, psicóloga, estará por aqui quinzenalmente com vídeos sobre diversas questões do desenvolvimento infantil. Com muita sensibilidade, Daniella oferece orientações valiosas aos pais sobre os mais diversos assuntos: relacionamento entre irmãos, os castigos, a culpa, as frustrações, os medos das crianças...

Confiram então a apresentação de Daniella e o primeiro vídeo escolhido para o nosso blog, sobre as três posturas essenciais no processo da educação das crianças:

"Meu nome é Daniella Freixo de Faria , sou psicóloga infantil formada pela PUC, com especialização em psicologia analítica e transpessoal.  Atendo em consultório particular e esse trabalho me trouxe a imensa vontade de cuidar antes. Desenvolvo um trabalho preventivo no olhar para as  crianças e seu processo de educação. Esse trabalho acontece a partir de palestras em escolas e empresas, artigos em meios de comunicação , além do canal de videos semanais .  O pessoal do Pira For Kids me convidou para, junto com vocês, ampliar ainda mais nosso espaço de troca. Teremos vídeos , artigos, indicações e muita troca. Obrigada por essa oportunidade. Contem comigo.
Daniella"

Sorteio Zastrás 2

Prêmio
Quem Sou Eu? Toque, Sinta e Descubra
Filhotes
A série Quem sou eu? tem lindas fotos de animais com texturas que simulam pelos e penas, além de rimas divertidas que dão pistas para a criança tentar adivinhar o nome de cada animal. É uma excelente forma de brincar e aprender ao mesmo tempo.

Regulamento

- Apenas uma participação por pessoa. 
- Podem participar moradores de Piracicaba e região, desde que tenham disponibilidade para retirar o livro na  Zastrás, no Shopping Piracicaba, dentro do prazo de duas semanas a contar da divulgação do resultado.
- Formulários não preenchidos corretamente serão desconsiderados.
- O prêmio não pode ser convertido em dinheiro. 
- O ganhador deverá entrar em contato através do e-mail piraforkids@gmail.com para confirmar seus dados e garantir o direito ao prêmio, em até 48 horas após a divulgação do resultado. Caso não seja feito o contato, o sorteio será refeito.

Ganhador

Felipe Cimeni Mendes

domingo, 14 de julho de 2013

Férias no Shopping Piracicaba

Shopping Piracicaba traz duas atrações inéditas e gratuitas 
para as férias de julho: Barbie e Hot Wheels



Com duas atrações inéditas, gratuitas e prá lá de interessantes, julho promete envolver as crianças que passarem pelo Shopping Piracicaba. E não é para menos: a Praça de Eventos receberá, pela primeira vez, as atrações Barbie Tudo pode acontecer e Team Hot Wheels.

Dividido em cinco estações, o espaço Barbie Tudo Pode Acontecer reproduz em escala real o guarda-roupa da boneca e proporciona às meninas uma viagem pelo universo fashion. O ponto de partida é uma grande porta rosa brilhante que leva os visitantes a um corredor cercado por vestidos. No Closet Gigante, as meninas montarão seus próprios looks com acessórios como laços, lenços e óculos. Depois de prontas elas poderão entrar no guarda-roupa e se sentir como uma verdadeira Barbie. 

O espaço Barbie Tudo Pode Acontecer reúne também com a exposição de bonecas Barbie Collectors, composta por 64 figurinos que contam a história da moda de maneira divertida.  Entre os destaques, estão a Barbie Hard Rock (2008), na qual a boneca se transforma em gótica punk pela primeira vez; a Barbie Elvis Presley (2012), que homenageia o lendário cantor; e a Barbie Louboutin (2010), que veste figurino fashion do estilista Christian Louboutin. 

O espaço Team Hot Wheels é inspirado nas equipes vermelho, verde, azul e amarelo de Team Hot Wheels. Na estação digital é possível encontrar diversos games com tecnologia Wii. Já na brinquedoteca, os garotos encontrarão mini pistas para brincar com os carrinhos Hot Wheels. 

O espaço conta ainda com uma televisão que mostrará vídeos incríveis das equipes vermelho, verde, azul e amarelo, integrantes do Team Hot Wheels. Na estação Pista Gigante, após atravessarem um túnel com iluminação multicolorida e som ambiente de motor de carro, os garotos chegam à base de lançamento dos carrinhos. Ganha a bateria o participantes que lançar seu carrinho com mais força e habilidade. Os “pilotos” poderão tirar fotos no pódio com o tradicional boné Hot Wheels.

Os aficionados por corridas também poderão conferir uma exposição de capacetes dos quatro famosos pilotos do Team Hot Wheels. Customizados pela empresa brasileira RVC, cada item possui cor e design diferente, revelando um pouco da identidade dos corredores. 


Barbie Tudo Pode Acontecer & Team Hot Wheels
10 a 31 de julho, na Praça de Eventos do Shopping Piracicaba
Atrações gratuitas // Diariamente - das 14 às 20 horas 
Informações: (19) 3403.3833

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Final de Semana!

Água Viva
Sesc Piracicaba // 13 e 14/07, das 09:30 às 18 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.

Histórias Cantadas - Hermes Petrini
Loja Pirilampo Brinquedos Criativos // 13/07, às 11 horas
Show Histórias Cantadas Para Crianças de Todas as Idades, com Hermes Petrini, em comemoração aos 5 anos da Loja Pirilampo Brinquedos Criativos. Livre para todos os públicos. Grátis.

Tricontando Histórias
Sesc Piracicaba // 13/07, às 15 horas
Com a Cia. Circo de Trapo. Com seus novelos mágicos, misturando trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos (Illan Brenman). Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.

Pedro Pedroca Catimbirimboca
  Praça José Bonifácio // 13/07, às 15 horas
Contação de histórias que faz parte do Projeto Emcena Brasil. "Qual o segredo de Pedro Pedroca? Será que a chuva choveu no catimbirimboca?". Adaptação livre do texto de Sylvia Orthof. Livre para todos os públicos. Grátis.

Oficina de Plantio de Sementes
  Praça José Bonifácio // 13/07, às 16 horas
Oficina de plantio de sementes e desenho que faz parte do Projeto Emcena Brasil. Livre para todos os públicos. Grátis.

Dora, A Aventureira
  Teatro do Engenho // 13/07, às 16 horas
Espetáculo infantil no Teatro Erotides de Campos. Livre para todos os públicos.Ingressos: R$ 40 (inteira); R$ 20 (estudantes e idosos).
   
Em Busca do Segredo Esquecido
  Praça José Bonifácio // 13/07, às 17 horas
Teatro infantil que faz parte do Projeto Emcena Brasil. A missão mais importante agora é encontrar o baú onde está toda a inteligência do mundo. Com Luciana Marques e Orlando Moreno. Livre para todos os públicos. Grátis.

Beatles Forever
  Teatro do Engenho // 13/07, às 20 horas
Espetáculo musical no Teatro Erotides de Campos. Livre para todos os públicos. Ingressos: R$ 60 (inteira); R$ 30 (estudantes e idosos).

Campanha Rio Vivo
Largo do Casarão do Turismo // 14/07, das 08 às 14 horas
Mesa de pinturas de desenhos para crianças, que estimulam práticas sustentáveis. Aproveite e conheça melhor os serviços oferecidos pela Sedema: coleta seletiva, arborização urbana e outros. Também haverá coleta seletiva especial, com recolhimento de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, materiais eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado. Livre para todos os públicos. Grátis.

Trilha do Parque
Largo do Casarão do Turismo // 14/07, às 09 horas
Conheça um pouco sobre mais sobre as árvores do Parque da Rua do Porto. Atividade que faz parte da Campanha Rio Vivo. Livre para todos os públicos. Grátis.

Trilha do Rio
Largo do Casarão do Turismo // 14/07, às 10 horas
Participe de uma trilha onde você conhece o quanto o nosso Rio Piracicaba é importante para a cidade. Atividade que faz parte da Campanha Rio Vivo. Livre para todos os públicos. Grátis.

Tricontando Histórias
Sesc Piracicaba // 14/07, às 11 horas
Com a Cia. Circo de Trapo. Com seus novelos mágicos, misturando trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos (Rosane Pamplona). Na Comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
O Mosquito Faniquito Com Siricutico
Praça José Bonifácio // 14/07, às 15 horas
Contação de histórias que faz parte do Projeto Emcena Brasil. "O valor das palavras mágicas. Quais são elas mesmo?". Adaptação livre do texto de Jonas Ribeiro. Livre para todos os públicos. Grátis.

Oficina de Fantoches e Plantio de Sementes
Praça José Bonifácio // 14/07, às 16 horas
Oficina de plantio de sementes e fantoches que faz parte do Projeto Emcena Brasil. Livre para todos os públicos. Grátis.
   
Boi Viramundo
Praça José Bonifácio // 14/07, às 17 horas
Teatro infantil que faz parte do Projeto Emcena Brasil. Uma viagem ao folclore brasileiro. Com Álvaro Fernandes, Diego Silva, Luciana Marques e Orlando Moreno. Livre para todos os públicos. Grátis.

Shows Musicais
Praça José Bonifácio // 14/07, às 19 horas
Shows musicais que fazem parte do Projeto Emcena Brasil. Bandas e grupos instrumentais da cidade e região. Livre para todos os públicos. Grátis.

Espetáculo de Circo: Versão Brasileira
Praça José Bonifácio // 14/07, às 20 horas
Espetáculo que faz parte do Projeto Emcena Brasil. Dois artistas circenses se encontram numa mostra do que há de melhor no circo de todos os tempos. Com Vitor Poltronieri e Rodrigo Mallet. Livre para todos os públicos. Grátis.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Box Joanninha

Apresentamos a Box Joanninha:

"Nós da Joanninha defendemos um brincar sustentável e alugamos brinquedos para brincar em casa. Um dos principais valores da Joanninha é a importância que damos para o brincar na vida das pessoas, com o envolvimento de toda a família. E a partir desse valor, apresentamos um novo conceito: Box JoanninhaCom o Box Joanninha, a criança constrói a sua própria brincadeira e coloca a mão na massa. Abra a caixa e deixe a diversão começar!"


A Box Joanninha é uma caixa de atividades com todo o material necessário para a criança construir sua própria brincadeira. Funciona assim: você faz a assinatura no site, e todo mês recebe em sua casa uma caixinha caprichada, com sugestões de algumas brincadeiras e todos os materiais necessários - uma mão na roda para quem tem o mesmo problema que eu: na minha casa, as tesouras, por exemplo, tem o curioso hábito de passear pelas gavetas, se escondendo toda vez que alguém as procura :D

Todo mês são propostas novas atividades, e no mês de junho recebemos a caixinha com o tema "Brincadeiras Juninas". As atividades propostas foram bem divertidas, e contemplam várias faixas etárias - crianças de 7 e 4 anos brincaram juntas numa boa. Fizemos bandeirinhas para decorar a casa, e um jogo de pescaria super criativo.


 
Um dos peixinhos ainda não tinha passado pela pintura...

Mas a brincadeira que mais rendeu por aqui foi a fogueira! Ganhou destaque no corredor de casa, e por vários dias quem queria atravessar o corredor tinha que, literalmente, pular a fogueira! Muito divertido, garantiu momentos descontraídos e brincadeiras espontâneas!


"Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor...


Quem ficou com vontade de conhecer, corre lá no site fazer sua assinatura: Box Joanninha. E não deixem de conferir a fan page, todos os dias aparecem por lá sugestões de atividades para fazer com as crianças!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Sorteio Pirilampo Brinquedos Criativos

Prêmios

Conjunto de CD e livrinhos "Mamiferos"

Conjunto de CD e livrinhos "Backyardigans"
  


Regulamento

- Apenas uma participação por pessoa. 
- Podem participar moradores de Piracicaba e região, desde que tenham disponibilidade para retirar o prêmio na Loja Pirilampo Brinquedos Criativos, dentro do prazo de duas semanas a contar da divulgação do resultado.
- Formulários não preenchidos corretamente serão desconsiderados.
- O prêmio não pode ser convertido em dinheiro. 
- O ganhador deverá entrar em contato através do e-mail piraforkids@gmail.com para confirmar seus dados e garantir o direito ao prêmio, em até 48 horas após a divulgação do resultado. Caso não seja feito o contato, o sorteio será refeito.


Ganhadoras:

A ganhadora do kit "Mamíferos" é: Maria Helena (mhelenamelo@bol.com.br).

A ganhadora do kit "Backyardigans" é: Regiane Napolitano (re-napolitano@hotmail.com).

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Feriado!

Água Viva
Sesc Piracicaba // 09/07, das 13:30 às 21:30 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.

Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais
Sesc Piracicaba // 09/07, das 14 às 17 horas
Corda, Amarelinha, Pião e Cabo- de- Guerra. Indicada para crianças dos 6 aos 14 anos. Na Sala do Curumim. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Grátis.
Tricontando Histórias
Sesc Piracicaba // 09/07, às 15 horas
Com a Cia. Circo de Trapo. Com seus novelos mágicos, misturando trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos. Na Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.
 

sábado, 6 de julho de 2013

Final de Semana

Água Viva
Sesc Piracicaba // 06 e 07/07, das 9:30 às 18 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Tricontando Histórias
Sesc Piracicaba // 06/07, às 15 horas
Com seus novelos mágicos, misturando trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos. Dia 06 - Ilan Brenman. Na comedoria. Livre para todos os públicos. Grátis.

Gepeto
Sesc Piracicaba // 07/07, às 11 horas
Com a Cia. Ópera na Mala. Uma homenagem aos criadores, artistas, inventores, educadores e todos aqueles que trabalham e colocam seus talentos para reinventar o mundo. Em cena, os atores se alternam tocando acordeom e violino e manipulando bonecos. No Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

O Flautista de Hamelin
Teatro do Engenho // 07/07, às 16 horas
Projeto Diversão em Cena da ArcellorMittal. No Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central. Livre para todos os públicos. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Bilheteria.


Mais sugestões para se divertir no final de semana

Para quem quer ficar em casa:
* Uma receita simples de massinha caseira pode entreter as crianças por horas... 
* Aproveite nossas dicas de leitura e conheçam novas histórias, novos livros...
* Tinta faz sucesso com os pequenos e com os grandões: que tal fazer uma pintura a quatro - ou seis, ou oito - mãos?
* Testar os sentidos pode ser muito divertido!
* Mais simples, impossível: cabaninha na sala ou no quarto e muita imaginação!
* Pipoca, sofá e um filme: dica clássica que nunca perde a graça.
* Leve as crianças para a cozinha e teste uma de nossas receitas. Ou aquela receita deliciosa de família...
* Interdite o corredor e invente histórias sobre espiões secretos: divirtam-se com uma super cama de gato.
* Que tal criar jogos e brinquedos usando apenas papel, impressora e canetas?
* Se estiver precisando muito de um descanso, temos a solução dos seus problemas!

Para quem quer sair de casa:
* Observar os pousos e decolagens no Aeroclube Municipal.
* Fazer uma caminhada no Parque do Mirante.
* Conhecer o Museu da Água.
* Uma tarde de brincadeiras na Estação da Paulista.
* Um piquenique na Rua do Porto ou na Esalq.