terça-feira, 27 de agosto de 2013

Para as mães: reserve alguns minutos só para você – e com o seu filho ao lado


1. Maior torre do mundo
É infalível. Proponha o desafio de construir o “maior qualquer coisa” e toda criança vai ficar empolgada em cumprir a missão. Então, junte todas as peças de todos os blocos de montar que existem na sua casa e peça ao seu filho que faça a torre mais alta que conseguir. Enquanto isso, você pode ficar ao lado dele e ler mais um capítulo daquele livro bacana. E invista nas variações sobre o mesmo tema: primeiro ele deve juntar as peças amarelas, depois as vermelhas...

2. Desenho com todas as cores
Peça para seu filho fazer um desenho bem bonito para você. Mas não um desenho qualquer. Que tal pedir que apareça todo mundo da família, incluindo primos, tios, avós, cachorro, passarinho... Cada pessoa pode ser desenhada com uma cor de lápis. Aproveite para pintar as unhas e de pertinho ir perguntando: e o irmão do vovô? Onde está a sua priminha, já desenhou?

3. Meias na gaveta
Tire todas as meias enroladas que estiverem guardadas na gaveta. Se a cama ficar perto do armário, peça para o seu filho se sentar a uma distância razoável para a idade dele e que torne um pouco difícil a tarefa de “bola ao cesto” com as meias, jogando cada uma na gaveta. As que ele não acertar, deve pegar e tentar de novo. Você pode ficar só deitada ao lado dele curtindo uma preguiça nesse meio-tempo.

4. Perder as contas
Quantos azulejos têm no banheiro? Quantos botões na caixa de costura? (Tirando todas as agulhas, tesouras e alfinetes, sempre!) Quantos passos até chegar no fim do corredor ou dando a volta no quarto? Quantas são as bolinhas do tecido do lençol ou as flores da almofada do sofá? Se o seu filho já aprendeu a contar, use o fascínio que os números exercem sobre ele e aproveite para fazer alguma coisa com calma.

5. Olhar as nuvens
Da sua cama – ou da do seu filho – dá para ver o céu? Então, deite-se com ele, olhem as nuvens e peça que ele conte o que está vendo. Se estiver chovendo, ele pode falar sobre o barulho da chuva, inventar uma história com a água e o céu. Deixe que ele fale e que vocês relaxem. No final, é bem capaz que os dois consigam tirar 15 minutos ou mais de uma soneca pra lá de gostosa.


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Final de Semana!

Exposição: Memórias e Imagens da Rua do Porto
Sesc Piracicaba // 24 e 25/08, das 9:30 às 18 horas
Registros fotográficos da Rua do Porto e os relatos orais por eles suscitados, com suas festas, manifestações religiosas e culturais. O Rio de Piracicaba, objetos antigos, o cotidiano, a memória, a transformação do espaço, dos costumes, da arquitetura. Curadoria de Caroline P. Sotilo, com cenografia de Anne Vidal e fotos de Ivan Feitosa. No Hall de Entrada e na Área de Exposições.Livre para todos os públicos. Grátis.

Cantando Causos
Sesc Piracicaba // 24/08, às 15 horas
Misturando música, brincadeiras e trava-línguas, o educador Hermes Petrini traz histórias de pescador repletas de aventura, mistério e surpresa acontecidas em Piracicaba. No Hall de Entrada. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
Por Um Fio
Sesc Piracicaba // 25/08, às 11 horas
Rosália, estranhando o sumiço dos funcionários que foram buscar água, vai ao encontro deles e se depara com todos chorando diante do poço, onde a corda está por um fio. Os empregados acreditam que se o balde cair acontecerá uma terrível tragédia: O Fim do Mundo! No Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.
 
O Que Desenha O Desenho?
Armazém 14A do Engenho // 25/08, das 14 às 17 horas
Oficina de desenho com propostas de intervenção gráfica através da exploração de expressões faciais, onomatopeias, balões, recursos gráficos e planos de fundo. Para jovens arteiros de 7 a 12 anos. Orientação da artista educadora Belê. Local: Armazém 14 A, junto ao 11º Salãozinho de Humor (próximo a passarela pênsil).Parceria CCR AUTOBAN. Grátis.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

4 coisas que todo filho gostaria que os pais soubessem

Em diversos momentos do dia a dia, o seu filho não vai verbalizar sutilezas que, além de ajudarem em seu desenvolvimento, também são prova do seu amor por ele. Confira algumas delas:


Preste atenção em mim, e não apenas no que estou fazendo de errado.

Claro que você quer educá-lo da melhor forma possível, e o tempo todo está fazendo isso, mas divida o tempo que fica com ele para apenas... CURTI-LO! Não importa a quantidade de horas que você está ao lado dele (mesmo!), mas, sim, o que acontece durante esse período. Seja espontâneo. Se você não é do tipo que rola no chão, há diversas outras formas de você mostrar que se preocupa com ele, como um bom bate-papo, um jogo de videogame, um livro lido a dois. O que faz diferença é você estar inteiro naquela hora.

Não me peça para ficar quieto quando estou com raiva, permita que eu fale o que estou sentindo.

É difícil mesmo ver como seu filho tão pequeno pode estar tão abalado com alguma situação de que não gostou. Mas explodir e não deixar a criança expressar o que está sentindo faz com que ela se sinta desamparada por perceber a ira dos pais. Assim, ele se vê obrigado a guardar aquele sentimento para não ver os pais bravos. Isso pode trazer problemas de comportamento no futuro ou, ainda, regressões em seu desenvolvimento, como voltar a sujar as calças quando já largou as fraldas. Ajude a criança a lidar com a raiva, por meio do diálogo e do seu amor. 
Eu já sei que errei e estou arrependido. Não precisa ficar tão bravo comigo.

A ocasião mais complicada para dar uma punição em uma criança por mau comportamento é quando ela já está realmente arrependida do que fez. Se ela ficou triste com sua atitude errada, isso significa que sua consciência está viva e sadia. Além do que ela aprendeu errando. Ter essa consciência é o melhor impedimento para a repetição do erro. Ao perdoá-la, você ensinando-a a lidar com a culpa e aprendendo o sentimento de perdão. Nesses momentos a criança entende que você se preocupa com ela e o ama muito, independente do que possa acontecer. Isso é amor incondicional.

Eu sei que você quer me proteger, mas eu posso tomar algumas decisões e ajudar em diversas coisas no dia a dia. Basta você me ensinar.

Aos poucos, você pode ajudar o seu filho a fazer as suas próprias escolhas em coisas simples, como escolher o tênis que quer usar, a escova de dentes do Batman ou do Buzz Lightyear. Toda vez que você deixa seu filho tomar uma decisão, ele sente que tem mais controle sobre sua vida, e é positivo. Ele vai passar a cooperar ainda mais para conseguir o controle que está constantemente procurando. Além disso, há muitas tarefas que a criança pode assumir, não só para ajudá-lo em casa, mas porque ele se sente importante em poder contribuir. Ele simplesmente precisa de você para lhe ensinar como fazê-las, seja na hora de arrumar a mesa, as gavetas, alimentar os animais de estimação.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Perguntas e Respostas - Daniella Freixo de Faria

Conforme anunciado nesse post sobre a nossa parceria, você já pode enviar sua pergunta:

Tem uma pergunta sobre comportamento infantil, desenvolvimento das crianças, birras, ciúmes, ou sobre o universo infantil? Mande sua pergunta para piraforkids@gmail.com, acompanhada por seu nome completo e e-mail de contato. As perguntas serão respondidas por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade de Daniella. 


terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rotina: soluções para um dia a dia mais tranquilo com as crianças

Saiba como lidar com as crises mais comuns do dia a dia com os filhos

Algumas vezes, a meninada pode mesmo causar um certo estresse na rotina. Mas, com as nossas sugestões, preparadas com a ajuda de especialistas, é possível transformar os momentos tensos em memórias gostosas.

1. Sempre adiantado
Sair de manhã é uma guerra na sua casa? Como criança é mesmo imprevisível, o jeito é se organizar. “Não adianta achar que o filho vai levantar e se trocar na hora: eles precisam de mais tempo para acordar. Chame uma vez, abra a janela, acenda a luz do banheiro...”, explica Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga de São Paulo. Separar a roupa do dia anterior e deixar o lanche da escola pronto na geladeira são hábitos que podem ajudar.

2. Roupa nova sem drama
Seu não filho não gosta de experimentar nenhuma roupa na loja? Tem uma opção: usar a simetria do corpo da criança. Ao escolher um sapato, meça-o pelo antebraço do seu filho – que é exatamente do tamanho do pé dele. As calças você mede colocando a parte do cós em volta do pescoço. Caso seja uma roupa mais difícil de acertar (como para um casamento), o jeito é convencer a criança. Explique que é uma ocasião especial e combine de fazer algo legal depois.

3. Criança em festa de adulto
Às vezes, não tem jeito: você precisa levar seu filho a um evento social à noite. “Se for na casa de um amigo, ligue e pergunte se ela pode ir ou não. Normalmente o anfitrião cede”, sugere Ana Vaz, consultora de etiqueta e mãe de dois filhos. Os bebês podem ficar dormindo no carrinho, mas os maiores precisam de uma distração, como jogos eletrônicos (que não façam muito barulho!), livros, lápis (evite canetinha) e papel. Antes de sair, explique ao seu filho que é que ele precisa se comportar. Mas, se começar uma birra, é melhor voltar para casa cedo.

4. Sem nome feio
Seu filho está aprendendo a falar e ainda nem sabe o significado das palavras direito. Só que, um dia, ele solta um palavrão. Chame a atenção dele, mas não faça drama. “As crianças não sabem o que estão falando, então, cabe aos pais explicarem o que pode ou não ser dito”, diz a psicopedagoga Nívea Fabrício.

5. Cadeirinha amiga
É lei e uma questão de segurança, mas muitas crianças não querem ficar na cadeirinha do carro. Uma das tentativas mais comuns, nessa hora, é inventar algo como dizer que o carro não liga enquanto ela não estiver na cadeirinha. “Não vejo problema nisso, mas há outras estratégias didáticas que funcionam, como mostrar que a mãe e o pai também usam cinto de segurança e explicar que, se acontecer um acidente, ela pode se machucar se estiver fora da cadeirinha”, diz a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.

6. Paredes em ordem
Você chegou em casa e descobriu a parede da sala toda desenhada? “Sujou, limpou.” Essa é a orientação da psicopedagoga Nívea Fabrício. “Não precisa brigar, mas sim explicar que não pode, reforçar que, se antes não havia sido falado, agora está claro que desenho é só no papel.”

7. Piso reluzindo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Famílias de um Novo Tempo


Nossos filhos são meninos e meninas do século XXI. Tudo está em transformação. Está na hora de sermos pais e mães deste século também; de prestar atenção ao que é realmente importante para nossas crianças, para seu presente e seu futuro. Afinal, somos modernos ou não?

Então, pense menos no chão frio e no vento encanado. O país com menor mortalidade infantil no mundo é a Islândia – Iceland, terra do gelo. Você mora no Rio, não tem sequer o direito de usar a expressão “que frio”. Então: pé no chão gelado, sim, geléia de mocotó não. O que faz mal para as crianças hoje? Comida industrializada: gordura ruim, sal em excesso, aditivos, conservantes e especialmente o açúcar – que vicia como qualquer droga. A lista é das boas: obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, infarto. No pacote de biscoito que você tem em casa, o veneno está disfarçado em 4 ou 5 nomes diferentes: xarope de milho ou frutose, glicose, maltodextrina, açúcar invertido... confira. No copinho de mate, no refrigerante, e pasme – no suco “natural”, tem duas colheres de sopa do danado, além de benzenos, que causam hiperatividade e câncer. Não deixe a indústria escolher os alimentos do seu filho – a prioridade dela não é a saúde. Alimente-o você, com comida natural: carboidratos complexos, frutas, legumes, boas proteínas e bons óleos vegetais. Se possível, use orgânicos: estão cada vez mais disponíveis e baratos.

Sem radicalismos: não precisamos suprimir o prazer de um docinho eventual na vida de uma criança.... mas farinhas açucaradas e biscoitos - sem nenhum valor nutritivo, e que fazem mal - no dia a dia de um bebê, para quê?

Compre menos Baby Einsteins e Galinhas, ofereça mais presença, afeto, atenção – o quanto você puder. Esqueça tanta natação para bebês, agende menos aulas de ioga, culinária e inglês, e deixe que brinquem mais sozinhas – vão ser mais criativas, inteligentes e seguras. Cuide de prevenir os acidentes – informe-se, revise a sua casa; e no carro, criança nunca fora da cadeirinha. Nunca. E, se puder, evite a creche antes de um ano de idade.

É perfeitamente possível que nossos filhos vivam até os 120 anos. Mas para isso, eles tem que aprender a se cuidar e a cuidar da sociedade e do planeta onde vivem. E é nossa tarefa ensiná-los as dimensões individual e coletiva da saúde. De novo: eles e elas são crianças do século XXI: estão seriamente ameaçadas de sofrer problemas graves devidos à crise ambiental.

A boa notícia: cuidar de si e do coletivo caminham juntos. Tudo que faz bem à saúde faz bem à natureza, e vice versa. Comer bem; fazer exercícios - de preferência na natureza (ajude-o a gostar de esportes); usar a bicicleta e a bola. Menos shopping, menos roupas e marcas (calma, cuidar do ambiente também gera emprego), mais praça e floresta, mais convívio com amigos e família. Reciclar o lixo junto com eles. Desligar a TV e o computador ajuda a reduzir o consumismo e a comer melhor. Aí eles vão passar mais tempo fora de casa, e você vai passar a exigir que o espaço público seja melhor cuidado, que tenhamos mais praças e árvores, menos carros e melhor transporte coletivo, praias limpas (saneamento para todos)... ciclos virtuosos.

Nossos filhos e filhas terão que construir seu próprio mundo remendando nossos muitos erros. Podemos prepará-los melhor para essa difícil tarefa. Expô-los à diversidade em todos os sentidos, ajudá-los a entender que a desigualdade e a injustiça fazem mal a todos, e que cuidar da natureza e do próximo é fundamental para o seu futuro.

A gente só cuida do que ama; só ama o que experimenta. Se nossas crianças precisam da natureza para sua saúde, também a natureza precisa da presença delas para que a amem, preservem e defendam.

Então: para que seus filhos e o mundo onde eles viverão sejam saudáveis, desligue a TV e corra com eles para aquela cachoeira geladinha. E deixe o tablet em casa. 


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Os pais também podem fazer birra?

Não são apenas as crianças que reinam no mundo dos chiliques. Os pais também têm direito a surtar de vez em quanto, principalmente naqueles dias em que os filhos parecem não colaborar. Pais, sintam-se livres para fazer birra e veja se concorda com estas 15 situações, inspiradas no site da nossa parceira Parents.

1. Adiando a hora de dormir

Aquele momento em que você acabou de dizer, pela vigésima vez, “Tá na hora de ir pra cama” e o seu filho pede, também pela vigésima vez, “Só mais cinco minutinhos?”

2. Chiliques irracionais de criança que te fazem pirar também


“WAAAAAAAAAAAAAH, você deixou o Léo tocar nas minhas canetinhas! Eu vi ele encostando nelas! E agora, o que é que eu vou fazer? Ele tocou nelas! Ele tocou nelas! WAAAAAAAAAAAH!”

3. Aquela defesa do pai totalmente irritante

Quando o seu filho pede, por exemplo, sorvete justamente antes do jantar e você diz, firme: “Não querido, nós não tomamos sorvete antes do jantar”. Então ele perambula e volta cinco minutos depois dizendo: “O papai disse que eu posso tomar sorvete!” Aaaaaaargh, que pai meloso!

4. Quando o tempo não colabora

Você e seu filho saem de casa naquele calor, com roupas leves, portanto. Quando chega o fim da tarde a temperatura cai bruscamente: é hora do casaco! Você, super precavida, tem um para o seu filho, mas quem disse que ele quer vesti-lo, brincando e suando como está?

5. Um invasor no seu espaço

Você está relaxando na banheira (um momento raro) e, de repente, BANG BANG BANG! Parece um bate-estaca contra a porta do banheiro, mas é apenas a sua querida pequena batendo. Ela insiste em saber onde está aquele broche de pateta comprado há dois anos atrás na visita à Disney. Isso parece ser vital para a existência dela. E você resolve o mistério. Alguns minutos depois: BANG BANG BANG! Desta vez, ela quer saber quando vocês vão voltar à Disney para comprar mais broches como aquele. E você responde: “Logo querida! Agora a mamãe está tomando um banho!”. Dois minutos depois: BANG BANG BANG! (Isso se repete até que você desista e abandone a banheira).

6. Coisa errada no vaso sanitário

“Querido, você viu o novo colar de pérolas da mamãe? O que vocês está fazendo aí no banheiro?”. AI! ESSA NÃO! O QUE É AQUILO BRILHANDO DENTRO DA PRIVADA??!!

7. Limpou sujou?

Você acabou de limpar todo o chão da cozinha. Os seus queridos filho e marido entram pela porta dos fundos sem pedir licença e deixam suas pegadas por onde passam, sujando o chão por toda a parte. “Ei! Pessoal! Eu acabei de lavar o chão!”, você grita, com a força de um vulcão em erupção. Eles te encaram como se você fosse louca. Isso porque, até onde eles sabem, o chão se limpa magicamente sozinho.

8. Não pode amamentar aqui

Você está amamentando em um restaurante/shopping/aeroporto/loja/qualquer lugar e algum gerente ou segurança pronuncia as palavras: “Com licença senhora, isto não é permitido aqui”. E então você esguicha um jato de leite no olho dele! (Ok, nos seus sonhos você faz isso)

Veja nossa matéria sobre amamentar em locais públicos

9. O pai falha ao bancar a babá

Você consegue uma rara tarde de fim de semana para sair com as amigas e, quando volta para casa, encontra seu marido dormindo em frente à TV, que está ligada no canal infantil (ou não), e a(s) criança(s) mordendo gizes de cera

10. Precaução nunca é demais

Depois de meses cuidando de um recém-nascido, você finalmente se veste como um ser humano decente – de preferência sem roupas largas – e se aventura no shopping com seu bebê. Mas espere! O que é esse cheirinho desagradável? Você desconfia e vai até o banheiro, feliz que tenha trazido fraldas a mais, afinal, você é uma mãe precavida! Troca o bebê e volta ao passeio. Mas espere! Esse cheiro de novo? E o que é aquela manchinha marrom na manga da sua blusa? Urgh! Infelizmente você não trouxe uma troca de roupas para você também... De volta para casa.

11. Deixa crescer mais um pouquinho...

Qual é a mãe que gosta de ver o primeiro corte de cabelo de seu filho? “Não, não, homem malvado, deixa os cachinhos dele em paz...”

12. Veio para ficar

Esse é o momento quando, indo até seu guarda-roupa, seus olhos recaem sobre aquela pilha de calças jeans que você está guardando para quando servirem novamente. Faz cinco anos desde que você deu à luz e então você percebe que aquela barriga, traseiro e demais aspectos da gravidez talvez tenham vindo para ficar, ali, no seu corpo mesmo. Você dá um grito silencioso e em seguida cai para dentro de suas calças de yoga

13. Reunião em hora errada

Se você é uma mãe que trabalha, é o cenário que você temia: o seu chefe tendendo a discutir um projeto às oito horas da noite, justamente quando você está prestes a correr para casa a tempo de colocar as crianças na cama. É claro que ele se esqueceu que você tem uma vida e que é mãe de família

14. Desastre pouco é bobagem

O cachorro fez cocô no corredor e você só percebeu isso porque pisou em cima e saiu deixando umas pegadas pela casa. O seu filho, de alguma forma, conseguiu derrubar cereais em cada fresta do sofá novo. Então o telefone toca e é a sua babá cancelando para esta noite, em que você e seu marido iriam jantar fora. O que você fez para merecer tudo isso, hein mãe? Ai ai...

15. E no banco de trás...

Você está dirigindo com as crianças no banco de trás, debaixo de chuva, granizo, neblina... Elas estão confortáveis em suas cadeirinhas, só que não param de brigar e cutucar uma à outra. “Ele me bateu!”, “Eu não quero ir para a casa da tiaaaa”, “Quando você vai comprar aquele tênis pra mim manhêêê? Você me prometeu aqueles tênis e nunca me deeeeeu!”, “Mãããe, ele me bateu de novo!”. Você fica em silêncio até que finalmente diz, com a sua mais ameaçadora voz de mãe: “Nós vamos sofrer um acidente se vocês não ficarem quietos agora mesmo!”. E então eles ficam. Por 30 segundos.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Final de Semana!

Água Viva
Sesc Piracicaba // 03 e 04/08, das 09:30 às 18 horas
Composta por oito aquários nos quais estão submersos diferentes materiais, a exposição mostra o tempo necessário para a degradação de cada um deles e a importância da correta destinação dos resíduos sólidos. Na Entrada da Unidade. Livre para todos os públicos. Grátis.

Contação de Histórias (Pirilampo e Red Balloon)
Loja Pirilampo Brinquedos Criativos // 03/08, às 10 horas
Além de ouvir histórias, as crianças aprenderão algumas palavras em inglês. Através de contação de histórias, a criança  desenvolve a compreensão e produção oral. Serão apresentadas algumas palavras em inglês, juntamente com figura para que as crianças  tenham uma visualização dos vocábulos em inglês. Após a contação de histórias, a professora faz uma atividade para o treino das palavrinhas. Será oferecido um encarte para pintura e desenho. Livre para todos os públicos. Grátis.

Era Uma Vez Um Barquinho
Sesc Piracicaba // 03/08, às 15 horas
Contação de histórias: Um pequeno barco solitário se apaixona por uma linda flor. Por isso, decide abandonar a âncora, enfrentar a tempestade e a escuridão do mar para encontrar seu amor. Livremente inspirada em A história de um barquinho, de Ilo Krugli. Na Praça do Sesc. Livre para todos os públicos. Grátis.

O Segredo da Amizade
Sesc Piracicaba // 04/08, às 11 horas
Com o Grupo Salada Mista. Ana e Marina são vizinhas, mas não se conhecem e estão sempre brincando sozinhas. Com a visita de um anjo que cai no quintal, descobrem o caminho para encontrar um segredo e descobrir diversos personagens esquisitos que levam as crianças a conhecer o segredo da amizade. No teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.