quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aprender Faz Bem!

A cada dia, as pessoas têm mais coisas a fazer e compromissos a cumprir. Parece natural acordar cada vez mais cedo, dormir cada vez mais tarde e, de repente, é natural que sobre muito pouco tempo de qualidade para as crianças.

O problema é generalizado, mas em vez de se culpar, considere aproveitar ocasiões em que você normalmente estaria sozinha para envolver seus filhos. Todo mundo vai ganhar com isso.

Tão comum quanto adultos sem tempo são crianças que nunca viram uma abóbora crua ou uma cenoura inteira, fora do prato. Que tal unir o útil ao agradável? Levar os filhos à feira ou ao supermercado pode ser uma forma interessante e inteligente de estimular o interesse deles pelo que vão comer.

Comece mostrando alimentos in natura. Faça-os observar como a berinjela é lisa e como o abacaxi é áspero. Mostre um kiwi e um pêssego. Peça-os para tentar erguer uma melancia e uma uva. Nossa, quanta diferença! Faça-os segurar um maço de brócolis ou uma couve-flor e pergunte o que é parecido e o que é diferente entre eles. Apresente uma laranja antes de virar suco. Sugira que cheirem a casca e sintam o perfume da fruta. Mostre uma batata crua e deixem que percebam como é dura. Conte que a cenoura nasce embaixo da terra, que os limões nascem em árvores e as jabuticabas, agarradinhas ao tronco da jabuticabeira.

Se tiver oportunidade, prepare em casa alguma coisa que vocês compraram e convide a criança a participar do processo. Vamos transformar uns tomates em molho? Umas maçãs em torta? E que tal fazer uma salada de batatas ou um purê?

Há um mundo de informações e novidades no supermercado e vai ser incrível perceber como as crianças se espantam e se encantam com tudo o que descobrem. De quebra, você ganha momentos especiais, únicos, inesquecíveis.

Nenhum comentário: