quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dica de Brincadeira: Areia

Brincar com a água e a areia é uma boa oportunidade para que as crianças estejam em contato com a natureza. É uma boa ocasião para que os pais reforcem a importância do uso da água para trabalhar com a areia e dar-lhes formas, para regar plantas, limpar as mãos depois das brincadeiras.

Além de educar, a brincadeira com água e areia é benéfica para as crianças muito agitadas. Esse tipo de brincadeira geralmente pode ter um efeito tranquilizador sobre a criança. Isso  a ajudará a concentrar-se, a repartir, a acalmar-se. Só temos que tomar cuidado para que os mais pequenos não tentem colocar areia na boca.


Tanto a água como a areia são elementos que estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento, e ajuda na coordenação motora das crianças. É um jogo que lhes ajuda a interagir com outras crianças através da linguagem e da aprendizagem do vocabulário, além do que os tornam mais criativos no planejamento da forma que querem dar à areia, e logo criadores das suas próprias brincadeiras. Brincar com a água e areia permite que as crianças expressem sua criatividade e se sintam motivadas a planejar.



Confira algumas brincadeiras com areia que vão encantar seu filho:

• Fazer um castelinho com pingos de areia molhada. Tente esculpir um bem alto; vai ser difícil ele não desmoronar!

• Cavar um buraco na areia e encha de água Pode ser a piscina dos bonecos dele.

• Brincar de forca escrevendo na areia.

• Montar uma pista de corrida, com direito a túnel e bandeirinhas!

• Desenhar na areia o contorno do corpo um do outro. Se for no fim da tarde, faça o contorno da sombra. Depois, invente caretas engraçadas para enfeitá-los!


Em Piracicaba, vários parquinhos nos bairros oferecem tanques de areia para as crianças. O parque na Praça José Bonifácio e o Paraíso da Criança (no Zoológico Municipal) também são boas opçoes.



Nenhum comentário: