sábado, 19 de novembro de 2011

Receitinhas de Família

É bom, bonito e saudável. Cozinhar alimentos comos frutos do mar, aves, peixes, legumes e frutas envoltos em papel manteiga ou alumínio, com o método chamado papillote, faz bem tanto para o paladar quanto para o bom funcionamento do organismo. "Essa técnica conserva melhor as propriedades nutricionais do alimento, pois não há perda por dissolução na água", diz a nutricionista Mônica Magalhães. Como o papillote é aberto apenas à mesa, tem o benefício extra de exalar suas notas aromáticas de forma mais concentrada, estimulando a salivação e preparando o organismo para a digestão. Outra atração é de ordem puramente prática: fica muito mais fácil lavar a louça, já que os resíduos concentram-se todos no papel.

E dá pra fazer uma refeição completa com essa técnica, confira:



Ingredientes
200 g de shimeji
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja)
1 colher (sopa) de margarina light
papel-manteiga
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Lave os cogumelos em água corrente. Escorra e reserve. Separe uma folha de papel-manteiga do tamanho de uma folha sulfite. Coloque os cogumelos, a cebolinha picada e o shoyu no centro da folha de papel-manteiga. Dobre o papel, fazendo um envelope e aperte bem todas as pontas para que o molho não vase. Coloque o papillote em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por 20 minutos. Retire a assadeira do forno e abra o envelope com cuidado para não se queimar. Transfira o shimeji para uma tigela refratária e acrescente a margarina. Misture bem e sirva imediatamente. Sirva acompanhado de macarrão cozido al dente ou arroz branco.


Ingredientes
4 filés de pescada branca com 150 g cada
suco de 1 limão
1 cebola roxa
12 minimilhos
4 colheres (chá) de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto
cebolinha francesa para decorar
papel-manteiga
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Num prato grande, tempere os filés de peixe dos dois lados com sal, pimenta-do-reino e o suco de limão. Reserve. Numa tábua, corte os minimilhos em metades, no sentido do comprimento. Descasque a cebola roxa, corte na metade, e as metades em meias-luas bem finas. Corte 4 folhas de papel-manteiga formando retângulos de 30 cm x 40 cm. Disponha 6 metades de minimilho e algumas meias-luas da cebola roxa, formando uma caminha. Coloque 1 filé de peixe sobre a caminha, regue com 1 colher (chá) de azeite. Feche o papel-manteiga: alinhe as pontas e faça uma dobra de dois dedos no sentido do comprimento; faça mais 2 dobras, apertando bem o papel; agora, dobre também as laterais, apertando bem para que o líquido não vaze. Repita o procedimento com os outros filés. Este processo recebe o nome de papillote. Numa assadeira, disponha os papillotes e leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire do forno, abra o papel com cuidado para não se queimar e sirva a seguir. Se quiser, decore com cebolinha francesa.

Em sentido horário: Shimeji no papillote // Papillote de Peixe Branco
Legumes no Papillote // Papillote de Frutas Com Chocolate


Ingredientes
2 xícaras de couve flor
2 xícaras de brócolis
2 cenouras médias cortadas em rodelas
10 vagens cortadas ao meio
Meia xícara de chá de azeite de oliva
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 sachê de tempero pronto ou 1 colher de mix de ervas

Modo de Preparo
Distribua os legumes no centro de seis retângulos de papel manteiga. Em uma tigela, misture o azeite, o tempero e o sal. Regue os legumes e feche bem o papel, dobrando as pontas e formando os papillotes. Deixe um espaço no interior para a circulação do ar. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno médio pré-aquecido por 40 minutos, ou até que os legumes fiquem macios. Abra os pacotinhos e polvilhe com o queijo ralado. Sirva em seguida, no próprio papel-manteiga.

Papilotte de Frutas Com Chocolate Meio Amargo


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de frutas picadas (kiwi, abacaxi, morango, manga, banana etc)
4 colheres (chá) de açúcar
4 colheres (chá) de vinho branco
8 colheres (sopa) de chocolate meio amargo picado

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Corte 4 pedaços retangulares de papel manteiga grandes o suficiente para acomodarem as frutas.
Coloque no centro de cada papel ¼ de xícara de chá de frutas, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá e vinho branco e 2 colheres de sopa de chocolate meio amargo picado. Enrole os papeis como se fossem balas, torcendo cada uma das pontas. Leve ao forno por 8 a 10 minutos. Retire e sirva imediatamente, acompanhado de sorvete de creme.

Nenhum comentário: