segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Melhores De 2011: Rita - Botõezinhos



Quando terão o segundo?

Fonte desconhecida infelizmente, por amo esta foto
 
É a pergunta que pais de primeira viagem mais ouvem aqui no Canadá.
Que povo mais acelerado, você mal tem o primeiro e já querem saber quando terá o segundo.

Quando teremos o segundo?

Não sei, não faço a menor idéia de quando começaremos a pensar nisso. Eu confesso que não me sinto nem um pouco preparada para enfrentar tudo de novo, e nem digo somente em termos de trauma e possível bebê prematuro de novo, mas no sentido de tomar a decisão de engravidar, de esperar o resultado positivo, a ansiedade pelo primeiro ultrasom, os exames e tudo o mais que envolve uma gravidez. Quem já engravidou sabe que embora maravilhoso, estar grávida significa viver em uma constante espera, cheia de ansiedade, que só acaba quando o bebê nasce. É uma montanha russa de sentimentos que dura longos 9 meses e que mexe muito com uma mãe.

Quando estava grávida amava assistir ao programa Baby Story, um reality show que mostra em 30 minutos os últimos dias de uma grávida antes da chegada do seu bebê. Quando fiquei de repouso por uma semana durante o quarto mês de gravidez, o Baby Story virou minha obsessão, eu via 3, 4 episódios de uma vez só, ria, chorava, uma bagunça de sentimentos de mãe de primeira viagem. Lembro de ver mães que já tinham um filho sofrendo por ter que deixá-los em casa para ir para a maternidade. Aquelas mães se debulhavam em lágrimas, diziam não estar preparadas para não ver seu primeiro filho como o bebê da casa, visto que um novo bebê estaria chegando. Eu pensava "Credo, que exagero desta gente", mas hoje me pego pensando a mesma coisa.

 Olho para a Bella e vejo o quanto ela gosta da nossa companhia, o quanto curte o tempo em que passamos juntos só os 3, e daí fico pensando, com apenas 2 aninhos, tirar isso dela dá uma peninha. Ainda mais por que trabalhamos fora o dia inteirinho e só a vemos algumas poucas horas a noite e nos finais de semana. Quem sabe daqui uns 2 ou 3 anos, quando ela já tiver seus 4-5 aninhos eu não me sinta melhor em providenciar um irmãozinho.

Cada família sabe o seu próprio ritmo, há as que têm apenas um filho, há as que têm o segundo filho poucos meses depois do primeiro ou 10 anos após o nascimento do primogênito, e há também as famílias que optam por não ter filhos, o que deveria ser considerado normalíssimo também. Há os que façam pouco caso dizendo que irão se arrepender um dia, mas acho que cada um sabe o que antevê para seu futuro, ter filhos não é para todos, eles sem dúvida tiram a liberdade da gente, dão trabalho e custam caro, então há que se estar 100% certa desta escolha antes de decidir tê-los.

Moral da história, não sei quando teremos um segundo filho.
Bryan e eu sempre conversamos sobre ter um filho biológico e adotar um bebê, inclusive nos informamos concretamente sobre o processo de adoção, suas opções e custos, e eu amaria esta escolha mais do que tudo na vida, mas infelizmente aqui no Canadá adotar uma criança não é fácil e custa muito, muito caro (assunto para outro post um dia), então se um irmãozinho ou irmãzinha pintar para a Bella um dia, ele provavelmente virá do trabalho árduo desta mamãe aqui em tentar carregá-lo até os 9 meses.

É como diz Renato Russo: "Temos todo o tempo do mundo".
Quando a hora certa chegar, ela chegou.


(Publicado originalmente no Botõezinhos em 1 de novembro de 2011)

Nenhum comentário: