segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os Melhores De 2011: Mariana - Viciados Em Colo


Nossa primeira convidada especial é a Mariana, do blog Viciados Em Colo.

lelé da cuca

Este é o nome da minha série favorita. Me deparei com eles quando Alice tinha uns três anos e fiquei louca. São oito livros com histórias malucas de animais, com ilustrações lindas, muito coloridas, bem infantis e sempre com mensagens positivas. As histórias são contadas em rimas o que permite que a criança decore os textos com muita facilidade. As histórias são hilárias e interessantes até para os pais.

Além do mais, é escrito em letra bastão - o que facilita muito a leitura na fase da alfabetização (primeiro ano). Alice decorou três das oito histórias aos três anos. Um dia a dinda tomou um susto: achou que Alice estava lendo e até filmou o prodígio. "Você sabia que Alice está lendo?" me perguntou toda orgulhosa da descoberta, enquanto eu respondia em meio a gargalhadas.

Agora, na fase em que está, já começando a ler de verdade, são livros importantes porque permitem uma "leitura pseudofluente". Ela conseguirá ler porque decorou, terá muita autoconfiança e começará a identificar as palavras de verdade, entendem? Então estou ressucitando as histórias deste oito animais.

***

De saída comprei dois: a história do morcego e a história do tatu.
daqui
"o morcego nunca seguiu a moda
andar mal vestido não o incomoda
mas por ser assim tão diferente
começaram a rir dele - ora mas que gente"

Mantendo o seu estilo, o morcego cria modas e acaba sendo imitado por muita gente. Deixa um recado sobre personalidade!

daqui
O tatu que quer entrar na banda da abelha, mas não consegue tocar nenhum instrumento. Ele descobre um talento especial e banda estoura na parada! O recado deste é sobre talento.

(*) não estou achando o nosso e já estou com TOC de encontrar.


***
 
Depois não resisti a aranha e a ameba.
daqui
A aranha não consegue entender porque as pessoas têm tanto medo dela. Escreve à formiga, à abelha e o besouro dá um pitaco:

"o besouro comenta (essa é demais):
- aranha, eu sou feio, mas você é mais.
- olhe quanta perna, isso é um espanto!
me responda, aranha, precisava tanto?"

Quando ela acha um cantinho para se esconder, encontra também um amigo. Nem precisa dizer que esta fala sobre as aparências.
daqui
No dia do aniversário da ameba, ela não acha companhia mesmo procurando nos mais diversos lugares, até que a lua sugere que ela se divida.
 
"e vão se partindo que nem biscoito.
em vez de quatro, agora são oito.
- olha que demais, amigo,
você se parece comigo."
 
E assim a ameba faz sua festinha, com amebas por todo canto. É claro que a mensagem é sobre amizade.
 
***
 
Não pude escapar da lesma e do plâncton.
 
daqui
A lesma era meio cegueta e louca por verdura, mas acabava comendo tudo que é verde e sempre se metia em confusão. Acaba numa casa, causa nojo nas pessoas e nos animais, mas com sua voracidade consegue um emprego como devoradora de pulgões.
 
"o final da história ficou engraçado
quando a lesma recebeu seu ordenado
em notas de dólar verdinhas
devou a pilha inteirinha!"
 
Acho que a mensagem da lesma é sobre lerdeza mesmo. kkkkk!

daqui
O plâncton é mais esperto e quer escapar dos peixões que querem devorá-lo. Ele então decide se rebelar e seguir seu sonho que é pintar todos os peixes do mar. Ele pinta tão lindo que os peixes acabam decidindo preservá-lo.
"e os peixes grandes desistiram afinal
de comer o plâncton, pois ele é o tal.
- o plâncton é gostoso - diz um peixão.
- deixar de comê-lo não é fácil não!"
 
Até os mergulhadores ficam encantados com as obras de artes coloridas e vibrantes. Mas uma mensagem sobre talento e transgressão.
 
***
 
Os últimos dois livros que adquiri são os do cão e do gato. Animais mais normais, digamos assim!
daqui
Para minha surpresa, Arthur fica quietinho quando lemos a história do cachorro que procura por um bichinho de estimação para fazer companhia quando ele está na sua casinha. Ele leva vários bichos para morar com ele, até um hipopótamo.
 
"- isto não vai dar certo - disse o cão.
- é como se aqui morasse uma multidão.
jacaré na casinha ficou bem contente,
mas o cão não suportava ver tanto dente."
 
Quando já ia desistir o cão encontra a minhoca, põe coleira nela e lança a moda de bichos de estimação terem bichos de estimação. Mais uma mensagem de amizade.

daqui
Um gato vira-lata pirado e atrapalhado é adorado pelos gatos de raça, mas as donas não gostam de ver ele misturado com seus bichos grã-fino.
 
"as madames com gatos de pura raça
não admitiam nem achava graça
em ver seus finos bichanos por aí a andar
com gatos malcriados que nadam no chá."
 
O gato se sente rejeitado e leva um papo sobre aparências, quando o ouriço dá a ideia de fazer uma produção nele, que fica lindo e ganha um concurso de madames. Esta uma mensagem clara sobre classismo.
 
***
 
Os livros são geniais e valem à pena. Cada um custa cerca de R$ 25 e dá para ir fazendo a coleção aos poucos a depender do interesse da criança por cada história. É legal ler cada um deles para a criança na livraria para ver se os olhos dos seus brilharão tanto quanto os dos meus.
(Publicado originalmente no Viciados Em Colo em 29 de maio de 2011)

Nenhum comentário: