quinta-feira, 8 de março de 2012

15 minutos só para você

É claro que a gente adora brincar e curtir as crianças, mas às vezes merecemos tirar um pedacinho do dia para cuidar de nós mesmas. Parece impossível, mas não é. Veja cinco dicas para fazer isso sem culpa por achar que está deixando seu filho de lado.


  1. Maior torre do mundo

É infalível. Proponha o desafio de construir o “maior qualquer coisa” e toda criança vai ficar empolgada em cumprir a missão. Então, junte todas as peças de todos os blocos de montar que existem na sua casa e peça ao seu filho que faça a torre mais alta que conseguir. Enquanto isso, você pode ficar ao lado dele e ler mais um capítulo daquele livro bacana. E invista nas variações sobre o mesmo tema: primeiro ele deve juntar as peças amarelas, depois as vermelhas...


  2. Desenho com todas as cores
Peça para seu filho fazer um desenho bem bonito para você. Mas não um desenho qualquer. Que tal pedir que apareça todo mundo da família, incluindo primos, tios, avós, cachorro, passarinho... Cada pessoa pode ser desenhada com uma cor de lápis. Aproveite para pintar as unhas e de pertinho ir perguntando: e o irmão do vovô? Onde está a sua priminha, já desenhou?


 3. Meias na gaveta
Tire todas as meias enroladas que estiverem guardadas na gaveta. Se a cama ficar perto do armário, peça para o seu filho se sentar a uma distância razoável para a idade dele e que torne um pouco difícil a tarefa de “bola ao cesto” com as meias, jogando cada uma na gaveta. As que ele não acertar, deve pegar e tentar de novo. Você pode ficar só deitada ao lado dele curtindo uma preguiça nesse meio-tempo.


  4. Perder as contas
Quantos azulejos têm no banheiro? Quantos botões na caixa de costura? (Tirando todas as agulhas, tesouras e alfinetes, sempre!) Quantos passos até chegar no fim do corredor ou dando a volta no quarto? Quantas são as bolinhas do tecido do lençol ou as flores da almofada do sofá? Se o seu filho já aprendeu a contar, use o fascínio que os números exercem sobre ele e aproveite para ler aquela reportagem da CRESCER com calma.


  5. Olhar as nuvens
Da sua cama – ou da do seu filho – dá para ver o céu? Então, deite-se com ele, olhem as nuvens e peça que ele conte o que está vendo. Se estiver chovendo, ele pode falar sobre o barulho da chuva, inventar uma história com a água e o céu. Deixe que ele fale e que vocês relaxem. No final, é bem capaz que os dois consigam tirar 15 minutos ou mais de uma soneca pra lá de gostosa.



 
(Fonte: Revista Crescer)

Um comentário:

Roberta Berrondo disse...

Adorei as dicas. aqui já usamos a da torre mais alta , mas as crias andavam cansando tentarei o desenho de todas as cores. Beijos