segunda-feira, 30 de abril de 2012

Convidada Especial: Janaína Mascarenhas

Nosso blog apresenta hoje uma convidada muito especial, que vai aparecer por aqui de vez em quando:

Janaína Mascarenhas, do blog Especial é Ser Criança

Vamos conhecer um pouquinho sobre ela?

"Sou, acima de tudo, mãe! Mãe de três filhos especiais; porque todo filho é especial para sua mãe. E cada um tem milhões de motivos para se fazer especial... Sou mãe de Lipe, meu primogênito, nascido em 2002, lindo, espirituoso, inteligente, cheio de talentos e qualidades. O seu nascimento foi um divisor de águas em minha vida, e, a partir dali, passei a sentir o que significa, de fato, a plenitude do amor. Mãe de Leti, nascida em 2008, a princesinha que faltava para completar o nosso lar. Apesar de Leti ter hoje pouco mais de 3 anos (em fevereiro/2012), seu desenvolvimento global corresponde ao de uma criança de quase 2. Não sabemos a causa, embora a investiguemos desde seu sétimo mês de vida. Mas o que importa é que ela está sempre aprendendo (e nos ensinando) algo, num ritmo particularmente seu. É linda, carinhosa e, sobretudo, muito amada por todos que a cercam. E agora, mãe de Mateus. Meu caçulinha recém chegado, que roubou meu coração no momento em que o vi pela primeira vez. Com apenas poucos dias de vida, ele já nos mostra que tem sua própria personalidade e que será responsável por grandes momentos de felicidade em nossa família."

E fiquem agora com as palavras da própria Janaína:


A ESTRÉIA

Recebi com grande entusiasmo a proposta da equipe do Pira For Kids, para escrever em seu espaço sobre maternidade especial, por achar excelente a oportunidade de tratar do tema (e tentar ajudar a desmistificar alguns preconceitos) num espaço voltado, prioritariamente, para aqueles que buscam entretenimento para seus filhos.

E a estreia aqui não poderia ser num dia mais significativo! Há exatamente 10 anos, em 30/04/2002, eu estreava no papel que mais sonhei contracenar na vida: o papel de mãe.


Há 10 anos, nascia Felipe, meu primeiro filho. E, naquela época, eu não imaginava como seria minha vida hoje, 10 anos depois. Não imaginava que teria mais dois filhos, um deles, especial. Não imaginava que alcançaria estabilidade e realização profissional num curto espaço de tempo. Não imaginava que escreveria num blog (e que um punhado de pessoas demonstraria interesse em ler o que eu tinha a dizer rs). Não imaginava que seria possível continuar tão apaixonada, como no início do namoro, pelo meu marido, pai dos meus filhos...

Mas as experiências que fui acumulando foram me transformando numa outra mulher, mais forte, mais amiga, menos preconceituosa, mais humana.

A experiência de ter uma filha especial me fez ver a vida de uma outra maneira, me inseriu num universo que eu desconhecia, me fez entender que nem sempre a vida é como planejamos e que precisamos estar preparados para os imprevistos que surgem em nosso caminho.

E apesar de hoje ser muito tranqüilo para mim, lidar com a questão de ter uma filha especial, não posso negar que também tive a minha fase de luto e que precisei redesenhar sonhos guardados em meu íntimo, para adequá-los à nova vida.



E é sobre estes sonhos, sobre a nossa luta e sobre as impressionantes descobertas da minha especial filha (e que filho não o é para os seus pais?) que conversaremos aqui a partir de hoje.

Espero que tenhamos bons momentos juntos.



Janaína, seja muito bem-vinda ao nosso blog, parabéns pela sua linda família! Vamos aguardar com carinho seus próximos textos!

2 comentários:

yndira cunha disse...

Como não poderia deixar de ser, maravilhosa leitura. As emoções que vivências em sua vida serão imparmente compartilhadas, como só vc sabe fazer, trazendo infinito aprendizado diante da forma como vives a vida. Parabéns amiga querida! Serei sua leitora assídua.

newtonrodrigues disse...

Conhecemos Jana ( como é carinhosamente chama da pelos amigos) a 8 anos, quando nossos primogênitos estudaram juntos, e dali nasceu uma amizade de irmãos, contagiando e unindo nossas famílias, apesar de hoje estarmos distantes morando no RJ, continuamos compartilhando nossas vidas.
Recentemente descobrimos que temos um sobrinho especial, e o medo do desconhecido é acalmado ao vermos os exemplos que Jana demonstra em suas publicações e vivências. Temos a confiança de que o amor acima de tudo é o maior beneficio a ser compartilhado com eles.
Tenho em minha crença que Deus escolhe os mais iluminados seres para a missão mais importante de todas; cuidar de anjinhos especiais, especiais por terem no amor dos pais incondicional a demonstração e exemplo a todos nos que nada nessa vida é por acaso e tudo é um ensinamento maior de Deus.
Jana e Samir são também especiais e iluminados. Parabéns a todos do blog que conhecerão um pouco mais dessa linda familia