domingo, 22 de abril de 2012

Dia da Terra


22 de Abril: Dia da Terra - Um Planeta de Todos


Dicas úteis e simples para essa reflexão familiar:
  • Permitam que as crianças, a partir de idade e coordenação razoável, colaborem com a manutenção da casa, apagando luzes, auxiliando o descarte do lixo e a limpeza dos alimentos. Em relação ao lixo, orientar o destino diferenciado de cada material e estimular o reuso, a reciclagem é um bom modo de falar em educação ambiental;
  • Na cozinha a experiência ao lavar determinados utensílios ou uma fruta serve para que eles entendam como a água vai embora pelo ralo rapidamente e como podem moderar seu uso;
  • A escovação de dentes com a torneira fechada também cumpre essa função sobre moderar o desperdício de água;
  • Falar com os pequenos e adolescentes sobre a contaminação da água envolve contar a eles que não se descarta óleo de cozinha na pia poluindo a água e muitas entupindo os canos. Da mesma maneira remédios não devem ter jogados no lixo comum, tão pouco despejados no vaso sanitário;
  • Pilhas, baterias e ferramentas eletroeletrônicas devem ser levadas a depósitos destinados a esse fim, nunca destinados ao recolhimento de lixo orgânico ou doméstico. Do mesmo modo, devemos orientar os filhos sobre a contaminação de lixo hospitalar e drogas, encontrados indevidamente em qualquer nas grandes cidades brasileiras;
  • Apesar de distante da realidade de crianças de apartamento, falar sobre o assoreamento dos rios, quando da oportunidade de uma visita ao campo ou mesmo exibição de um documentário, é muito válido. Explicar que a retirada da mata em área de mangue e de árvores e vegetação próxima às margens compromete o equilíbrio do solo e a continuidade da fauna naquele local é mais do que recomendado;
  • Ensinar e aplicar desde cedo as boas notícias sobre o transporte coletivo e também alternativo pode enriquecer a infância dos pequenos, tornar mais prazeroso o dia a dia e realmente incentivá-los a pedalar, caminhar mais, conhecer a carona solidária e habituar-se aos ônibus, trens e metrôs;
  • Explicar às crianças sobre a existência e uso de recursos naturais como petróleo, energia elétrica, eólica e como são gerados ou explorados é uma forma de fazê-los compreender o universo ao seu redor, enriquecendo seu dia a dia e promovendo reflexões;
  • Numa brincadeira sobre letras (como por exemplo, que bicho começa com a letra A) e palavras (ou ainda, o antigo e nostálgico Stop) você pode propor aos filhos um “teste de conhecimento involuntário”, propondo descobrirem juntos o nome de animais, insetos, plantas e flores. Entre um momento e outro, vale reforçar temas como extinção, cadeia alimentar e afins;
  • Aplique e oriente seus filhos sobre o consumo de energia, mesmo que pequeno, de aparelhos em modo de descanso, que ficam ligados a noite e madrugada toda ou ainda em dias de folga e viagem. Vale sempre desligá-los, poupando a vida útil dos aparelhos inclusive em caso de variações da rede elétrica;
  • Ao levar seus filhos às compras ou voltando do mercado fale sobre as embalagens individualizadas, o consumo de encartes, sacolas plásticos e sobre a produção de lixo doméstico. Uma boa estratégia é rever o consumo doméstico e tentar alternar produtos, reduzir ou reutilizar;
  • Fale sobre as mudanças climáticas e inclua exemplos noticiados pela televisão e demais meios de comunicação, como quando ocorrem terremotos, enchentes, seca, furacões e tsunamis. Em geral as crianças acompanham a reação dos adultos sobre notícias alarmantes como estas e vale a pena explicar a elas como tudo acontece, mesmo que de modo lúdico ou resumido;
  • Evite comprar cosméticos, brinquedos ou outros produtos de interesse pessoal com excesso de invólucros / embalagens, pois eles acrescem valor ao produto final e na verdade serão descartados posteriormente;
  • Em festas infantis ou adultas, busque a utilização de menos itens descartáveis, usando utensílios da casa de modo criativo ou então reaproveitando o que puder, assim terá menos gasto e menos desperdício de papel, plástico e afins.

(Fonte: Blog da Ti)

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