quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hora de Brincar: Pintura!


Mas não é pra ficar na mesmice papel + pincel!


Para a criança, é importante variar a base e os materiais utilizados: "Enquanto desenham ou criam objetos também brincam de “faz-de-conta” e verbalizam narrativas que exprimem suas capacidades imaginativas, ampliando sua forma de sentir e pensar sobre o mundo no qual estão inseridas. As atividades em artes plásticas que envolvem os mais diferentes tipos de materiais indicam às crianças as possibilidades de transformação, de re-utilização e de construção de novos elementos, formas, texturas etc. A relação que a criança pequena estabelece com os diferentes materiais se dá, no início, por meio da exploração sensorial e da sua utilização em diversas brincadeiras." (fonte)

Vamos dar algumas dicas de como expandir os horizontes na hora da pintura! Mas não se prenda à essas técnicas, deixe que a criança experimente, crie, brinque, e se suje também! Vamos pintar?


Pintura mágica: Desenhar com uma vela branca sobre o papel à vontade. Depois, colorir todo o papel com guache ou anilina. Os traços da vela sobressaem, revelando o desenho.

Pontilhismo: Com canetinha, colorir todo o desenho fazendo apenas pontinhos com a mesma.


Pintura soprada: Colocar um pouco de guache sobre o papel. Com um canudinho, a criança sopra a tinta em direções variadas, formando um bonito efeito.

Pintura esponjada: Recortar vários quadrados de esponja. Pedir que molhem a esponja em tinta e batam delicadamente sobre o papel. Você tambem pode dar forma à esponja.


Pintura com giz de lousa colorido embebido em cola.

Raspas de giz e algodão: Raspar um pouco de giz de cera, espalhar sobre o papel o pó e espalhar utilizando algodão.


Desenho com carvão.

Desenho com cotonete: cobrir um pedaço da folha com canetão hidrocor. Depois, embeber um cotonete em álcool (pouco) e desenhar. O álcool vai "apagando" um pouco a caneta, permitindo que o desenho apareça.


Pinturas com bolas de gude: Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo. Jogue dentro algumas bolinhas de gude. Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel). Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e sacuda a caixa para os lados. As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha". Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco.

Pintura no azulejo: pode-se usar tintas ou canetas especiais para esse fim, ou fazer uma mistura de cola colorida com água, como ensina a Lorena, do Educando meu filho em casa.



Pintura na parede: você deixaria???



Vamos convidar as crianças para fazer arte???

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que deliciaaa *.* da até vontade de se sujar com os pequenos

Diário de duas Princesas disse...

Que delícia!!!
Penso em fazer com a Yasmin também!