segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Férias: Crianças na Cozinha

O período de férias pode ser o momento perfeito para levar as crianças para a cozinha e se divertir entre as panelas! Garimpamos algumas dicas importantes para quem resolver se aventurar - e adiantamos: não importa a idade da criança, esse momento pode ser muito prazeroso e benéfico. Confira algumas recomendações, adaptadas do blog Cultura Pra Criança (o original você pode ler aqui):
 
1 – Cozinhar com uma criança requer organização. O modo de fazer pode demorar mais e a cozinha com certeza ficará mais suja. Tudo bem que livros de receitas com massas de bolo seca é até poético, mas criança é criança: deixe panos de prato extras ao lado do local escolhido para fazer a comida.
2 – Cozinhar com uma criança também requer paciência. Ela pode quebrar o ovo fora da tigela, derrubar o saco de farinha em cima do cachorro ou virar a travessa com toda a comida enquanto tenta alcançar algo do outro lado da mesa. Melhor encarar a coisa toda com didática e não com fome. Limpe, explique a forma correta de fazer, comece a receita de novo.
3 – Você pode transformar a ocasião em um evento maior: leve a criança para ajudar a comprar os ingredientes, escolher legumes, frutas… A diversão começará antes da cozinha. Depois, compre ou faça aventais para usarem no dia e protegerem as roupas.
4 – A atividade pode ensinar muitas coisas. Dependendo do prato escolhido, você pode contar a história da região onde ele foi inventado. Ou curiosidades culinárias. A receita em si pode ensinar muito de matématica: quantidades, números de colheres. Até química e física pode entrar no processo se você estiver a fim.
5 – Estabeleça o espaço da cozinha que será usado: mesa, bancada, fogão. Deixe o caminho livre para vocês andarem por ela. Ou, se a criança ainda não alcança os locais, providencie uma cadeira segura para ser levada ao lado de onde você está.
6 – Na primeira vez que cozinhar com uma criança, escolha uma receita que você domine. Cheque utensílios e ingredientes que serão usados. Nada mais frustrante do que no meio da receita descobrir que não conseguirá chegar ao final pois falta algo. Aliás, tenha ingredientes a mais no caso de uma parte virar brinquedo… Então organize o que dá para a criança fazer sozinha, o que precisará de sua ajuda e quando ela vai ficar apenas olhando.
7 – Até uns dois anos e meio, a participação é meio passiva. No começo o bebê vai ficar no cadeirão olhando e experimentando os ingredientes que os adultos lhe oferecem. Também dá para brincar com um pouco de massinha, dependendo da receita escolhida. Com o tempo e a intimidade com os talheres, ele pode mexer a mistura. Criança mexendo a mistura geralmente não conta no tempo que a receita pede. E precisa de uma sútil ajuda sua nos primeiros anos.
8 – Supervisão é tudo! Fique de olho, faça junto, coloque sua mão por cima da mãozinha. Isso é importante para que tudo dê certo, para evitar acidentes e também para que a criança consiga fazer o que pretende. Senão, corre-se o risco da frustração dela acabar com a alegria do dia. Por isso é tão importante pensar nas suas capacidades na hora de organizar quem faz o quê.
9 – Depois de dois anos e meio a criança pode ajudar a colocar os ingredientes na tigela. Ou misturar os temperos no bife. Com quatro, cinco anos, já terá coordenação para quebrar um ovo ou ralar um queijo, por exemplo.
10 – Fogão e crianças com menos de oito anos não combinam. Mas elas adoram esse eletrodoméstico mágico! Adoram arrastar a cadeira para o seu lado para ver o que acontece dentro das panelas. Por isso, grude nelas, use as bocas do fundo e, no caso delas mexerem a mistura, prefira colheres de paus com cabos beeeem longos.
 
11 – Que graça tem fazer um bolo de chocolate e não lamber a travessa? Faça sobrar só um tiquinho na panela e deixe seu filho ser uma criança feliz. Se quiser, combine que ele experimenta a massa antes de você colocar o fermento.
12 – Ajuste suas expectativas (e as das crianças também) sobre o resultado. Pode dar tudo certo, mas pode ser que o tiquinho de fermento a mais que ela derrubou sem querer deixe o bolo com uma aparência que não combina com a fantasia infantil. No fim, preparem juntos uma mesa bonita de almoço/jantar ou lanche e convidem os outros membros da família para degustarem o que vocês fizeram.
 
E para quem quer inpiração, ou busca receitas para experimentar com as crianças, a Chris, do Inventando com a Mamãe, é um exemplo maravilhoso! Confira algumas das delícias que ela já preparou com as filhas:
 
Creme Gelado de Pêssego / Cupcake de Chocolate com Vinho Tinto / Ovo de Páscoa de Gelatina
 
 
Creme de Cottage e Cebola / Cupcake de Iogurte de Morango / Lasanha de Pão
 

2 comentários:

Chris Ferreira disse...

Oi Ana Paula,
muito legal o post. A brincadeira na cozinha é muito divertida e proporciona muito aprendizado, além de uma convivência agradável. É muito interessante trazer a criança para brincar com coisas de adulto.
Muito obrigada pela referência.
beijos
Chris

♥Entre, a casa é minha! disse...

Adorei as dicas, pode até parecer óbvio, mas as coisas que vc relatou aqui me fizeram pensar que as vezes é necessário chamá-los para ajudar, desta forma, eles irão crescer já gostando de cozinhar e não importa se menino ou menina. Minha filha já tem um avental, agora só falta um para meu filho. Obrigada pelas receitinhas é uma ótima ideia para eles que estão de férias. Semana passada brincamos com massinha e a imaginação deles foi longe, ate postei no blog para dar ideias para quem quer brincadeiras com os filhos nas férias. Se quiser, depois passa para ver. O link é esse:

http://www.entreacasaeminha.blogspot.com.br/2013/01/uma-otima-ideia-para-as-ferias.html

Beijos e boa semana.
Mona Melo...*