quinta-feira, 16 de maio de 2013

20 minutos bastam

Texto maravilhoso do blog Botõezinhos, que reproduzimos aqui:

"Todos nós amamos nossos filhos mais do que tudo no mundo. Nos seus primeiros anos nós os alimentamos para que eles crescam. O levamos ao médico para nos certificarmos de que eles estão sadios. Colocamo-os nas suas cadeirinhas do carro para garantir a sua segurança.

Mas uma das coisas mais importantes nos primeiros anos é o desenvolvimento da mente e do esírito. É neste momento que seu filho apremderá a amar e a confiar, a falar e a ouvir.

Depois dos dois anos de idade, estes ensinamentos ficam mais difíceis de serem aprendidos e ensinados. Confiar nas pessoas, cantar, dar risadas e fazer uso da linguagem são os pontos mais importantes na vida de uma criança.
 

Por isso estes ensinamentos precisam vir primeiro da mãe e do pai. Aqueles primeiros anos na vida de uma criança passam e você jamais poderá voltar no tempo. Por isso arrume tempo para criar um espaço silencioso e cheio de paz na sua casa, um cantinho em que você dedicará apenas 20 minutos para ler para seu filho. Coloque se flho no seu colo e leia para ele em voz alta.

As páginas de um livro são como umas "mini-férias", momentos especiais de intimidade e amor intenso. Não custa caro.....20 minutos bastam, assim como a carteirinha de uma biblioteca.
 
 
Ler para o seu filho é como depositar moedas de ouro na sua poupança. Este "valor" renderá frutos para uma vida inteira. Sua filha aprenderá, usará a sua imaginação e será uma menina forte que acredita em si mesma. Seu filho irá prosperar e retribuirá seu amor para sempre."


Não deixem de visitar o blog Botõezinhos, repleto de textos intensos que nos fazem refletir sobre a maternidade e a infância de uma forma muito especial. Para dicas de leitura com as crianças, visite nosso blog ou o maravilhoso Cuca de Gente Miúda. E facilite o acesso do seu filho aos livros: leve-o à Biblioteca Municipal, à biblioteca do SESC, participe - ou organize- Cirandas de Leitura, feiras de livros, sebos, bancas de revistas, incentive seu filho a trocar livros com os amiguinhos...



Nenhum comentário: