quarta-feira, 17 de julho de 2013

Estante das Crianças: Série Cachorrinho Samba

Nosso blog já deu várias dicas de livros infantis, e como vocês podem conferir aqui, a grande maioria deles são lançamentos. Nós gostamos muito de ficar por dentro das novidades voltadas ao público infantil, e acreditamos que a oferta de livros bons para essa idade tem aumentado muito. Mas hoje nossa dica de leitura não é um lançamento, pelo contrário, é um livro que pode ter feito parte da infância dos papais e mamães que nos lêem hoje. Confiram:

"Samba é uma personagem canina, protagonista e coadjuvante da série de livros da escritora brasileira Maria José Dupré, em obras lançadas desde a década de 1940 até a de 1960, sendo reeditadas recentemente pela Editora Ática em coleção que leva o seu nome. O cão recebeu este nome porque, quando chegou à casa de seus novos donos aos dois meses de vida, os sambas eram as músicas que mais tocavam nas rádios. Samba conhece a vovó e ja gosta do colo dela macio igual a mão da sua dona só que da vovo é mas macia.

Logo descobre Whisky, o outro cachorro da casa, aprende a distinguir os donos e empregados, experimenta sensações que não estava habituado e vê-se inicialmente desprezado pelo morador canino mais antigo. Faz amizades nas vizinhanças, como o cão Cricri. Whisky mostra a Samba, pelo exemplo, que lugar de cachorro é na casa dos donos: numa escapada, o companheiro volta ferido. Mesmo assim, Samba também experimenta as aventuras das ruas , é aprisionado por uma nova família, recebe o novo nome de Feitiço e tem o rabo amputado. Após longo tempo consegue fugir e voltar para casa, aprendendo que longe dali se apanha pulgas e passa fome.

Samba participa de aventuras junto ao garoto da casa - Pedro - e seus primos e amigos Vera, Cecília, Henrique, Lúcia, Oscar e Quico, que são narrados em várias obras da autora.
"

A série é composta por vários títulos, sendo os principais:









Que tal apresentar para seus filhos um livro clássico da sua infância?

Nenhum comentário: