quarta-feira, 3 de julho de 2013

Férias Sesc Piracicaba



O Sesc movimenta as férias com jogos, brincadeiras e esportes.

Durante o mês de julho o Sesc promove jogos, brincadeiras tradicionais, oficinas e minicursos, destinados a crianças e jovens. Integrar, divertir, brincar e aprender de forma descontraída são as principais propostas do conjunto de atividades que compõem o Especial de Férias deste ano.

A programação é gratuita e contempla a faixa etária dos 6 aos 14 anos, sendo que os menores de 7 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável.

Corda, amarelinha, malabares, acrobacias de solo, cama elástica, oficinas ambientais, digitais e de fantoches, cursos de mangá e cartum são algumas das atrações.

A Sala do Curumim, a Praça Sesc e o Ginásio receberão as principais atrações do especial. Todas as atividades serão acompanhadas e desenvolvidas por instrutores.

Confira abaixo a classificação etária, horários, forma de inscrição e locais das atividades.


BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
Terças a sextas, Sala do Curumim, das 14h às 17h. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Dia
9 - Corda, Amarelinha, Pião e Cabo- de- Guerra
10 – Massinha
11 - Queimada
12 - Bola de Meia
16 - Diabolô, Perna-de-Pau e Bambolê
18 - Garrafobol
23 - Corrida e Cobra-Cega
25 - Futebol de Caixote


OFICINAS – Meio Ambiente
Com Canto da Horta Educação Ambiental
Terças a sextas, Sala do Curumim, das 14h às 17h. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Dia 17 – Bonecos Ecológicos Cabeça de Grama
Crie bonecos feitos com meia, serragem e sementes de alpiste que, quando regadas, germinam e formam os “cabelos” dos bonecos.

Dia 19 – Jardinaria     
Aprenda como cuidar de seu jardim e use sua criatividade na confecção de vasos coloridos e sementeiras.

Dia 24 – Bombinhas de Semente
Confeccione bolinhas de argila e terra ou papel reciclado com sementes e adubos orgânicos, que quando atirados em terrenos e canteiros, transformam-se em áreas verdes.

Dia 26 – Instrumentos Musicais com Sucata
As crianças desenvolvem a musicalidade e aprendem a tocar os instrumentos que elas mesmas construíram.

Dias 10 e 11 – Produção de Vídeo Socioambiental
Quarta e quinta, 14h30. Praça. Para participantes de 10 a 14 anos. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Para aprimorar o olhar sobre o meio ambiente uma caminhada no Parque da Rua do Porto para discussão e construção do roteiro de um minidocumentário ambiental.


OFICINAS – Teatro
Com Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos
Domingos, 14h. Sala do Curumim. Livre para todos os públicos.

Dia 14 – Fantoche de Papel
Com criatividade, os participantes confeccionam um boneco simples, que possibilita a criação de inúmeros personagens. Aprenderão ainda como manipulá-los.

Dia 21 – Fantoches com Materiais Recicláveis
Com materiais simples e de fácil acesso, vamos confeccionar diferentes tipos de bonecos e um pouco mais sobre a maneira de manipulá-los.

OFICINAS – Cultura Digital
Na Internet Livre. Para participantes de 10 a 14 anos. Grátis. Inscrições no local.

Mídias Digitais
Aprenda a editar e utilizar diversos tipos de arquivos digitais para produção de vídeos, animações, imagens e gravação de músicas. Com Jebson Oliveira.
13 e 20, sábados, 10h.

Texto 3D
Para deixar sua foto mais interessante, invente frases divertidas e coloque- as em 3D sobre a imagem utilizando software livre. Com Jebson Oliveira.
24 e 25, quarta e quinta, 14h45.

Fotos e Efeitos
Escolha suas fotos preferidas de um passeio, viagem ou encontro da turma e crie divertidos efeitos visuais nelas. Com Jebson Oliveira.
17 e 18, quarta e quinta, 14h45.

JOGOS CIRCENSES
16 a 19, terça a sexta, 14h. Ginásio de Eventos. Grátis. Inscrições no local com 1 hora de antecedência.

Aproxima as crianças do mundo do circo. Malabares, acrobacias de solo, mini trampolim e cama elástica. Com Cia Acro Livre.


LITERATURA
Minicursos

Heróis e Personagens
17 a 19, quarta a sexta, 14h30. Praça do Sesc. Não recomendado para menores de 10 anos. Grátis.
Com uma mistura de jornal, cola e criatividade, venha produzir o papel machê e criar uma escultura do seu herói favorito ou inventar o seu próprio personagem. Com Lilian Françoso.

Mangá e Cartum - Personagens Favoritos!
3 a 31, quartas, 19h. Sala de Múltiplo Uso. Para participantes de 10 a 14 anos.
Inscrições na Central de Atendimento.
Apresentando as técnicas básicas de desenho, cor e finalização, o curso permite o desenvolvimento da criatividade na elaboração de histórias em quadrinhos em Mangá ou Cartum. Com Danilo De Angeli.
A oficina possui um formato específico para quem deseja receber noções básicas de desenho ou mesmo quem já possua uma base e deseja aprimorar seu traço, arte-final e cor.
Pensada a partir de linguagens gráficas divetidas como o Cartum e o Mangá e conceitos como a Pedagogia de Wallon, iremos apresentar ao grupo uma proposta e um desafio em cada sessão e então analisar, caso a caso, aspectos artísticos potenciais e aspectos a serem lapidados na composição.

Tricontando Histórias
9, terça, 15h. 16, terça, 17h. 24, quarta, 17h.
Área de Exposições. Livre para todos os públicos. Grátis.
Com seus novelos mágicos, misturando trava-línguas, jogos populares e muita música, o grupo traz divertidas histórias de escritores brasileiros contemporâneos. Com Cia. Circo de Trapo.


ESPETÁCULOS
E para aqueles que já se acostumaram com o teatro infantil nas manhãs de domingo, o Sesc selecionou três espetáculos imperdíveis para o mês de férias.
Domingos, 11h. Teatro. Livre para todos os públicos. Grátis.

Dia 7 – Gepeto
Cia Ópera na Mala
Uma homenagem aos criadores, artistas, inventores, educadores e todos aqueles que trabalham e colocam seus talentos para reinventar o mundo. Em cena, os atores se alternam tocando acordeom e violino e manipulando bonecos.

Dia 21 – Terremota
Texto e direção: Marcelo Romagnoli
Elenco: Jackie Obrigon e Guto Togniazzolo
Maria é uma menina corajosa e esperta que mora com o tio Bigode e o gato Platão. Sua maior diversão é analisar o mundo pela janela. Num feriado, o tio resolve viajar, mas uma forte chuva atrapalha os planos. A menina fica indignada e prepara uma revolução: inventa um outro mundo na sala de casa e funda a República Terremota.

Dia 28 – Cartas de um Menino Viajante
Com Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos
Numa estação, um homem encontra um menino que dorme em um banco. Numa relação quase paternal, o homem ajuda o menino a contar sua história. Por meio das cartas que ele traz em sua mala, vamos viajando também pelas histórias de amores, encontros, despedidas, alegrias e tristezas.

Nenhum comentário: