quarta-feira, 9 de outubro de 2013

#estamosdeolho

Chega de assédio da publicidade!

Vamos mostrar que neste momento de transição da política em nosso país a voz de todos os grupos é importante e faz diferença.


O PL 5921/01, que visa regulamentar a publicidade infantil no país, está se movendo na Câmara dos Deputados e, há doze anos, vários interesses vêm atuando para que ele não ande. Em 2013 o cenário não é diferente. E é por isso que nós, cidadãos, precisamos botar a boca no trombone e mostrar que não estamos nem um pouco satisfeitos com essa situação!

O assunto é importante porque hoje nossas crianças estão expostas ao que as grandes corporações decidem. E a proposta do mercado é simples: lucrar cada vez mais utilizando nossas crianças como nicho de mercado, gerando necessidades inexistentes e padrões de consumo inadequados.


Você sabe como é a regulação da publicidade pelo mundo? Eis alguns dados que nos fornecem uma perspectiva maior desse problema:

Suécia: é proibida a publicidade na TV dirigida a criança menor de 12 anos antes das 21h.
Inglaterra: é proibida a publicidade de alimentos com alto teor de gordura, açúcar e sal durante a programação de tv para público menor de 16 anos.
Bélgica: é proibida a publicidade para crianças nas regiões flamencas.
EUA: limite de 10min e 30s de publicidade por hora nos finais de semana, 12 min por hora nos dias de semana. Proibido o merchandising testemunhal.
Alemanha: os programas infantis não podem ser interrompidos pela publicidade.
Canadá: é proibida a publicidade de produtos destinados à crianças em programas infantis. Quebec: é proibida qualquer publicidade de produtos destinados à crianças de até 13 anos em qualquer mídia.
Dinamarca: é proibida qualquer publicidade durante os programas infantis, e ainda, 5 minutos antes e depois.
Irlanda: é proibida qualquer publicidade durante programas infantis em tv aberta.
Holanda: não é permitido publicidade dirigida às crianças com menos de 12 anos na tv pública
Áustria: é proibida qualquer tipo de publicidade nas escolas.
Itália: é proibida a publicidade de qualquer produto ou serviço durante desenhos animados.
Grécia: é proibida a publicidade de brinquedos entre 7 e 22h
Portugal: é proibido qualquer tipo de publicidade nas escolas.
Noruega: é proibida a publicidade direcionada à crianças com menos de 12 anos. Proibida qualquer publicidade durante os programas infantis.

 

Para saber mais:



Nenhum comentário: