quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

20 Dicas Para Divertir As Crianças - Parte II

11. Corrente de histórias
Essa atividade estimula a memória e a criatividade, desinibe e, o que é melhor, pode acontecer em qualquer lugar, até no carro. Comece com "era uma vez" e lance a bola para que as crianças continuem a história. Cada uma conta um pedaço e passa adiante. Se tiver chance, ponha tudo no papel e leia para elas depois. Com certeza renderá boas gargalhadas, já que as tramas costumam ficar sem pé nem cabeça.

12. Dança das cadeiras diferente
A brincadeira continua um sucesso, desenvolvendo a coordenação, o ritmo, a concentração e a agilidade. E a regra também não mudou nadinha: as crianças correm ao redor das cadeiras e, quando a música pára, tentam sentar - como sempre falta um lugar, um participante cai fora a cada rodada. Mas você não precisa desmontar a sala ou levar a mobília para o playground. Recorte círculos ou quadrados de cartolina colorida e fixe as figuras no chão com fita crepe. No calor, que tal trocar o papel por bacias cheias de água? A garotada certamente vai se esbaldar. Antes, porém, certifique-se de que o piso seja antiderrapante.

13. Eu vejo...
Boa pedida para os que têm entre 2 e 7 anos e precisam gastar energia. Num lugar espaçoso, como uma praça, diga: "Vejo uma coisa amarela" ou "Vejo uma coisa fina e comprida". A criança deve localizar o objeto e correr para tocá-lo. Além de se exercitar, ela aprimora a percepção e trabalha conceitos como grande ou pequeno, fino ou grosso, alto ou baixo e longe ou perto.

14. Olho vivo
O ambiente ideal é uma sala repleta de móveis e enfeites - mas fique tranqüila, seus bibelôs vão permanecer intactos. Diga à criança para observar atentamente o cômodo e, depois, se retirar. Esconda então um dos objetos e desafie-a a descobrir o que está faltando. É um jeito dinâmico de aprimorar a atenção, a concentração e a memória, ideal para maiores de 7 anos.

15. Adivinhe o que eu tenho aqui
Separe objetos de materiais, tamanhos e pesos diferentes: uma bolinha, uma colher de pau, uma caixa de fósforos. Mostre para as crianças. Sem que vejam, coloque um deles num pote de plástico opaco, grande o suficiente para permitir que balance e peça que, pelo barulho, adivinhem o que há lá dentro. Boa maneira de exercitar a percepção auditiva.

16. Eu sou assim
Deite seu filho sobre uma grande folha de papel e risque o contorno do corpo dele. Depois peça que complete a figura - dos 3 aos 6 anos, é um ótimo exercício de reconhecimento do esquema corporal. Dica: deixe um espelho por perto para consultas eventuais. Se a brincadeira for em grupo, misture os desenhos no final e desafie as crianças a identificar quem é quem.

17. Piquenique
Que tal um lanche ao ar livre? Pode ser no jardim, na praça ou num cantinho do playground. A diversão começa na cozinha. Coloque fatias de pão de fôrma, frios fatiados e outros ingredientes numa mesa e peça que cada um prepare seu sanduíche, embale em saquinhos de papel e escreva seu nome. Para crianças de 4 a 9 anos, é uma maneira deliciosa de estimular a coordenação motora fina, a organização e a capacidade de escolha.

18. Mosaico de papel
Quem não gosta de picar papel? Com uma tesoura ou as mãos, reduza revistas velhas a quadradinhos de tamanho regular - crianças mais velhas podem se encarregar da tarefa. Ponha o material em potes, forneça folhas de papel e cola branca (fica mais fácil usar com pincel) e deixe que soltem a imaginação formando e preenchendo figuras.

19. Massinha para os miúdos
Modelar exercita a musculatura das mãos e a coordenação motora fina. Esta receita é muito fácil e não representa risco para os pequenos, que põem tudo na boca: numa tigela, junte 1 xícara de sal refinado com a mesma medida de farinha de trigo. Acrescente água aos poucos e vá amassando até que a mistura fique homogênea, sem grudar nas mãos - você pode tingi-la com suco artificial em pó. Dura três dias, guardada na geladeira em saco plástico.

20. Vira bicho
Entre 2 e 5 anos, os pequenos adoram animais. Depois de contar histórias sobre bichinhos, proponha uma dramatização com máscaras. Você só vai precisar de pratinhos de plástico de festas infantis: faça furinhos para os olhos e deixe que criem as carinhas com tinta e colagem. As máscaras podem ser usadas com elástico ou palitos de sorvete. Enquanto se fantasiam, eles aprimoram o vocabulário, a memória, a concentração e a percepção.



(Fonte: Site da Revista Cláudia)

Nenhum comentário: