terça-feira, 8 de setembro de 2015

20 Idéias Para Divertir As Crianças - Parte I

1. Dedo verde
Ao cuidar de uma plantinha, seu filho desenvolve a responsabilidade, o respeito à natureza, a atenção e a coordenação motora. Selecione espécies que crescem rápido, como cebola e feijão, para que ele note o que mudou a cada dia - as transformações podem ser anotadas ou desenhadas num diário. Institua uma rotina de cuidados, com hora certa para regar e colocar o vasinho ao sol.

2. Chuva de idéias
Lance um problema no ar: a sala está trancada e todos querem sair, só que a chave está numa prateleira alta demais. O que fazer? Vá aumentando o desafio gradativamente: se a resposta for subo numa cadeira", explique, por exemplo, que não há nenhum móvel na sala (muito cuidado para não lançar questões sem solução). Esse tipo de jogo desenvolve competências e criatividade dos maiores.

3. Guia de cego
Ponha uma venda nos olhos da criança e peça que uma outra seja seu guia em tarefas simples, como andar, beber, comer ou guardar um objeto na gaveta. Depois faça com que elas troquem de posição. Os pequenos repensam gestos corriqueiros, desenvolvem o senso de responsabilidade e cidadania e dão boas risadas. Cuide apenas para que todos fiquem longe de escadas e objetos perigosos.

4. Vamos acampar?
Ninguém precisa dormir ao ar livre. Coloque um lençol sobre a mesa de jantar e a transforme numa cabana de faz-de-conta, com direito a saco de dormir ou colchonete, lanterna e lanche, onde seu filho pode passar uma noite diferente - em segurança. Aproveite para contar histórias e entrar no clima com ele.

5. Fábrica de carimbos
No quintal ou no playground do prédio, forre o chão com um plástico grande (cortinas de boxe são perfeitas para isso) e dê duas ou três barras de sabão para cada criança. Peça que façam desenhos em baixo-relevo nelas usando a ponta de uma caneta. Ajude-as a retirar as rebarbas e deixe que pincelem as barrinhas com tinta guache - se preferirem estampar camisetas, use tinta própria para tecido. Os mais crescidos vão soltar a criatividade, enquanto os menores vão gostar mesmo é de testar misturas de cores, lambuzar as mãos e fazer bagunça.

6. De onde vem?
No parque, sem que as crianças vejam, recolha folhas, pétalas e sementes. Depois as desafie a descobrir a que plantas pertencem. Os menores, a partir dos 4 anos, se sentem desafiados pela possibilidade de desempenhar a tarefa sem a ajuda de um adulto. Para os mais velhos, em torno dos 8 anos, a graça está na competição - se tiverem uma lupa nas mãos, vão se sentir verdadeiros detetives.

7. Memória visual
Espalhe sobre a mesa objetos que seu filho conheça muito bem: borracha, lápis ou brinquedos. Deixe que observe atentamente as peças e depois cubra tudo com um lençol. Proponha, então, que ele faça uma lista do que viu. Para tornar a brincadeira mais complexa, vá retirando alguns objetos a cada rodada. Com menores de 4 anos, não use mais de quatro elementos.

8. O que há na vizinhança?
Visitas ao supermercado ou à lavanderia podem se transformar numa brincadeira educativa, contribuindo para o desenvolvimento da memória e da observação. Antes de sair com o pequeno pelo bairro, a pé ou de carro, peça que liste, de memória, coisas que se vêem no trajeto. Na rua, ele vai adorar conferir os itens. Se o passeio incluir mais de uma criança, proponha uma contagem de pontos.

9. Baú de fantasias
Apesar de simples, essa atividade rende horas de diversão para crianças dos 3 aos 10 anos. Separe roupas, chapéus, gravatas, óculos, bijuterias e sapatos num grande cesto e deixe que soltem a imaginação. Os menores curtem a chance de vestir as peças sem ajuda. Os maiores adoram inventar personagens e dramatizar suas histórias.

10. Dia colorido
Crianças entre 2 e 5 anos estão em plena fase de discriminação das cores e adoram essa brincadeira. Uma ou duas vezes por semana, dedique o dia a uma determinada cor. É dia do vermelho? Escolha roupas do tom, use a toalha de mesa de acordo, sirva a gelatina que combina. Leve seu filho para um passeio e peça que aponte os objetos vermelhos. Se ele usar uma folha de papel celofane como filtro, verá o mundo inteiro colorido.


Continua...



(Extraído do site da Revista Cláudia)

Nenhum comentário: