quarta-feira, 4 de novembro de 2015

10 dicas para agilizar o preparo das refeições

Em 2011, quando Eduardo tinha 6 meses, a estudante de gastronomia Thais Ventura, 32 anos, como toda mãe de primeira viagem, começou a se questionar sobre quais papinhas devia oferecer ao filho. Pesquisava muito na internet, mas era difícil encontrar as receitas práticas e saudáveis que desejava. Foi então que teve a ideia de criar o blog As Delícias do Dudu, onde uniu seu amor à culinária com a responsabilidade da maternidade. Ela compartilha receitas fáceis e nutritivas, com aquele sabor de mãe. Confira algumas ideias para simplificar o preparo das refeições.

- No domingo, planeje o cardápio da semana. Isso ajuda a ganhar tempo.

- Dedique parte de suas horas livres à preparação de alimentos caseiros e congele em pequenas porções, para usá-los ao longo do mês. Por exemplo: molho de tomate, feijão etc.

- No liquidificador, bata frutas com um pouquinho de água e congele a mistura. Basta adicionar essa polpa a um litro de água para fazer suco.

- Prepare massa de pão de queijo com antecedência e congele em pequenas bolinhas. É uma boa pedida para o lanche da tarde: basta assar.

- Troque temperos prontos por feitos em casa. Os caldos caseiros de carne, frango e peixe podem ser congelados em formas de gelo ou copos de café, e rendem bastante.

- Em um processador, bata um quilo de alho sem casca, azeite e pitadas de sal. Coloque em um pote com tampa e armazene na geladeira.O tempero dura até um mês.

- De vez em quando, troque o suco pela fruta in natura. Além de mais saudável, você economiza tempo.

- Assim que chegar do supermercado, lave todas as folhas, como rúcula, alface, espinafre, e guarde-as em potes com tampa na geladeira. Na hora das refeições, basta temperar.

- Legumes podem ser pré-cozidos por três minutos, passados em água gelada e congelados. Isso facilita o preparo quando você desejar usá-los.

- Prefira comprar carne fresca. Separe pequenas porções dentro de sacos plásticos e congele. Assim, você só usa a quantidade que precisa.


Nenhum comentário: