quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dica: Horta ou Mini Jardim em Casa (Atualizado)

Você não precisa de um quintal grande, ou um jardim enorme na frente de casa. Mesmo em apartamentos ou casas pequenas você pode montar uma pequena horta ou um mini jardim em casa, basta ser criativo:




A dica de hoje é chamar as crianças e plantar em pequenos vasinhos algumas ervas aromáticas, temperos ou até mesmo flores para enfeitar a casa. Confira o passo a passo:



1 - Você pode usar vasos de barro, cerâmica ou plástico. A primeira camada deve ser de telhas. 
(Dica: a loja de produtos populares - vulgo 1,99 - na Rua Governador, próximo à Rua Riachuelo, vende um conjuntinho com 6 vasos de plástico por um precinho ótimo!)

2 - A segunda camada é de argila expandida. Você pode substituir essa camada por bandejas de isopor (aquelas, de supermercado, usadas para embalar carnes e frios). A dica é do blog decoracao.com.

3 - Coloque uma camada fina de areia (opcional).

4 - Coloque a terra, que você já pode comprar adubada em lojas de jardinagem ou lojas populares.

5 - Coloque a muda ou a semente (no caso de sementes, a camada inferior de terra deve ser bem maior).

6 - Complete o vaso com terra, e regue.


As ervas precisam de pelos menos 3 horas de sol diários, de preferência sol da manhã. Para não afogar sua plantinha, a dica é regar apenas quando a terra estiver seca (as crianças vão adorar colocar o dedo na terra para sentir a umidade). Inclua as crianças nos cuidados com a plantinha, seja colocando ou tirando-a do sol, e regando sempre que necessário - um borrifador facilita o trabalho e evita que a planta fique encharcada.

****

Neste final de semana colocamos em prática as dicas acima e começamos nosso mini jardim:



Alyssum, ou flor de mel, é uma planta de folhas pequenas e flores delicadas, muito perfumadas. Propagam-se com facilidade, e precisam de sol e água moderados.


Um comentário:

Anônimo disse...

queria ver as florzinhas também...