sábado, 26 de novembro de 2011

50 Decisões Vitais Para o Futuro De Seu Filho - Parte IV

31 // Adotar os superalimentos
A tendência é apostar nos alimentos que nutrem e fazem bem à saúde. É o caso dos prebióticos (encontrados no alho-poró, na alcachofra, na cebola) e dos probióticos (presentes em leites fermentados, como iogurtes). “Eles protegem o trato intestinal e melhoram a imunidade”, diz Mauro Fisberg, nutrólogo e professor do Centro de Adolescentes da Unifesp.

32 // Estruturar a rotina alimentar
“Quem come sempre na mesma hora e faz cinco refeições por dia garante melhor funcionamento do organismo e evita excessos”, diz a endocrinologista Claudia Cozer, coordenadora do grupo de obesidade do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

33 // Reunir a família à mesa
Além da oportunidade de colocar os assuntos em dia, é um bom momento para dar o exemplo de como se alimentar. E de checar o tamanho do prato do filho (medida eficiente para identificar, no ínicio, transtornos alimentares, como compulsão ou anorexia).



34 // Limitar lanches e pizzas
Alimentos ricos em gordura e sódio devem ser restringidos a uma vez por semana. A pesquisa de Verly Junior apurou que 15% dos jovens paulistanos consomem mais sódio do que o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso amplia os riscos de hipertensão e complicações renais no futuro.

35 // Não usar comida como moeda de troca
Ou ensinará que comer é um meio de lidar com emoções, o que leva à obesidade.

36 // Caprichar no cálcio
Segundo a pesquisa da USP, menos de 5% dos adolescentes paulistanos consomem a quantidade adequada.

37 // Controlar o peso do seu filho
Faça questão de que ele suba na balança nas consultas com o pediatra. “A probabilidade de uma criança ou jovem que já tem problemas com o peso continuar nessa condição na vida adulta é grande, chegando a 70% dos casos”, adverte Claudia Cozer.



38 // Dar o exemplo
“Um pai ativo faz com que o filho tenha três vezes mais chances de ser um adulto ativo. No caso da mãe, a probabilidade de a criança praticar exercícios na idade adulta dobra”, conta Victor Matsudo, diretor científico do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e consultor do Grupo Internacional de Atividade Física para Saúde da OMS.

39 // Incentivar os esportes
“As experiências e os conhecimentos que vêm da atividade esportiva extrapolam o ambiente das quadras e podem gerar mudanças positivas nas relações das crianças com os membros da família e com os amigos”, afirma Rodrigo Flores Sartori, professor de iniciação esportiva da Pontifícia Universidade Católica-RS.

40 // Insistir diante da falta de aptidão
Ele não joga bem futebol? Antes de decretar que não leva jeito, tente vôlei, natação...




(Fonte: Revista Claudia)

Nenhum comentário: