sábado, 3 de dezembro de 2011

50 Decisões Vitais Para o Futuro De Seu Filho - Parte V

41 // Ser coach do seu filho
Na adolescência, haverá situações em que ele vai querer tomar decisões. Deixe, mas não o abandone. Esteja por perto fazendo o papel de técnico, estimulando- o a descobrir por si mesmo a saída.

42 // Preferir morar em um condomínio com área de lazer
Ou em uma casa com quintal. Não é possível? Leve-o sempre a parques ou hotéis com lugares para brincar. Ambientes com espaço convidam ao exercício.

43 // Trocar o carro pelo tênis
Estimule hábitos como ir à padaria a pé ou levar o cachorro para dar uma volta no quarteirão.


44 // Assumir o papel de mentora
Em vez de impor regras, pegue na mão de seu filho e vá mostrando o caminho. “Assim a criança se sente apoiada, mas, ao mesmo tempo, tem espaço para a autonomia”, ensina Flora Victoria.

45 // Abolir a frase: “É porque estou mandando”
Procure explicar o porquê de suas decisões, usando argumentos claros e compatíveis com a idade do seu filho. “Se possível, faça combinados como: ‘Isso que você quer não pode, mas vamos descobrir juntos algo permitido e igualmente divertido’ ”, ensina a psicóloga Maria Tereza Maldonado.

46 // Valorizar as tarefas domésticas
“Ao partilhar tarefas, estará estimulando a cooperação e a gentileza, atitudes que constroem bons relacionamentos na escola e, futuramente, no trabalho”, diz Maria Tereza.

47 // Não evitar a dor
Deixe que a criança sinta frustração e crie sozinha estratégias para livrar-se dela. “Um jovem que não foi acostumado a lidar com problemas terá dificuldades de adaptação nas sociedades violentas e, de certa forma, hostis em que vivemos”, alerta Dimenstein.


48 // Colocar filtro no computador
Assim, você terá acesso às páginas visitadas por seu filho e monitorará possíveis problemas. As ferramentas mais modernas permitem rastrear o conteúdo a partir de qualquer lugar.

49 // Não permitir que a criança tenha perfil no Facebook
Ela ainda não tem capacidade de dimensionar os riscos dos relacionamentos em redes sociais.

50 // Adotar práticas sustentáveis
Se quer que seu filho viva em um planeta habitável no futuro, dê o exemplo. “Use os produtos até o fim e também conserte e reaproveite antes de comprar algo novo”, ensina Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.



(Fonte: Revista Claudia)

Nenhum comentário: