quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Papai Noel Existe, Sim!

Conheça a história do Bom Velhinho de verdade


Papai Noel do shopping, papai disfarçado de Noel, o que não faltam são fantasias do Bom Velhinho por aí na época do Natal.

Mas você sabia que existiu um Papai Noel de verdade? Bom, pelo menos uma inspiração para ele, que foi responsável pelo surgimento dessa figura tão simbólica que conhecemos hoje. São Nicolau foi um bispo que viveu no século IV, na cidade de Myra, na Turquia. Dizem as lendas que ele tirou mulheres da prostituição, salvou homens injustamente condenados e marinheiros do afogamento. O bispo Nicolau foi declarado santo devido aos muitos milagres que lhe foram atribuídos e o seu dia é comemorado em 6 de dezembro.


Essa história do Papai Noel descer pela chaminé para deixar os presentes nas casas também tem seu fundamento, pois São Nicolau costumava ajudar quem estivesse em dificuldades financeiras, deixando um saco com moedas de ouro nas chaminés das residências.

Foi primeiro na Alemanha que São Nicolau se transformou nesse símbolo natalino conhecido hoje no mundo todo, seja como Papai Noel, Santa Claus ou só Pai Noel. A figura do velhinho de roupas vermelhas, barba branca e que anda em um trenó puxado por renas foi consagrada pelo cartunista Thomas Nast, em 1881, e ficou famosa nos Estados Unidos, depois percorrendo o mundo.

O Papai Noel como conhecemos hoje mistura a generosidade do bispo Nicolau com o folclore do feiticeiro escandinavo que recompensava as crianças comportadas através de presentes.


Nenhum comentário: