sábado, 14 de janeiro de 2012

Os Melhores De 2011: Cláudia - Feito A Mão

  • brincandodecasinha



  • comidinhas



  • costura



  • festa



  • fotosartesanato



  • papodemae



  • viagens


  • Festa Infantil – Piquenique no jardim


    Depois de um sumiço parcial, já que continuei exibindo os posts agendados, estou de volta, agora de corpo e alma, ou seja, estou ao vivo e em cores. Ou melhor, ao vivo não, sobrevivendo. Após uma viagem a trabalho, uma gripe alérgica desencadeada pela combinação do clima seco de Brasília, o ambiente climatizado do auditório onde se realizou o evento e dos carpetes antigos do hotel em que me hospedei, voltei para casa só o pó. O pior é que mãe não tem direito a adoecer. Não. Foi só desembarcar e começar a finalizar (afinal todo fim tem um começo, ou não?) os preparativos da festinha da Maria Clara.
    Tive menos de 48 horas para aprontar tudo. Aliás, tudo é hipérbole das mais exageradas possíveis. Não arrumei nem um terço do que gostaria, mas no fim tudo é aprendizado para meu perfeccionismo que, mesmo à força, vai se adaptando às situações mais imprevisíveis e àquelas previsíveis, mas impossíveis de se mensurar. Porque o que importa no fim das contas não é se saiu tudo do jeito que eu tinha imaginado, mas se o sorriso e o brilho nos olhos da minha pequena refletiram sua satisfação, e isso aconteceu, graças a Deus!
    Em primeiro lugar, gostaria de explicar aos amigos próximos e queridos que aqui frequentam, que esta festinha foi íntima e restrita às amiguinhas de escola da Maria Clara. Por mais que eu quisesse fazer uma festinha maior, como das outras vezes, esse ano, não poderíamos nos permitir tal luxo, por vários motivos que não preciso justificar e mais ainda pelo fato dela estar crescendo.
    Dito isso, espero que me entendam e não se chateiem por não terem sido convidados.
    O CONVITE
    O convite foi feito por mim em scrap digital e impresso em impressora laser, em papel couchê gramatura 250.
    Misturei elementos dos kits: Sky_KK_Elements e do kit khadfield_freshair da Kate Hadfield. Mas o que eu mais gostei mesmo foi a frase que eu usei, adaptação total da frase que a Simone Scharamm usou em seu convite de jardim. Só alterei o texto de Crianças para Menininhas, já que a festa era voltada para meninas.
    convite Maria Clara - 8anos cópia
    Embalei em saquinho transparente, pus algumas flores de lantejoula e prendi o nome da convidada com uma borboleta cortada no furador de que falei neste post.
    Sei que vão me perguntar, então, eu comprei o furador ao lado online, na Scrap Center, entregaram sem problemas e dentro do prazo. Usei mais do que imaginaria. Ele não foi muito barato, mas valeu cada centavo.
    Também usei as borboletas para enfeitar os saquinhos de doces, os porta-guardanapos e os saquinhos dos pirulitos de brigadeiro.
    A DECORAÇÃO
    Armei a mesa em frente a uma parede de hera, na lateral da minha casa. Minha intenção era aproveitar o verde natural do jardim, economizar bolas e aproveitar o lindo dia de sol que fez no último sábado.
    Entretanto, o sol exageradamente quente e o atrito dos galhos da hera fez estourar a maioria das 300 bolas que eu enchi na boca (minha bombinha quebrou). Pensem numa pessoa sem fôlego, esbaforida, suada e tossindo, trepada numa escada, pendurando essas bolas todas e assistindo, do alto de seu calor insuportável, uma a uma serem estouradas, sem poder fazer muita coisa para reverter a situação. Uma coisa eu aprendi: não importa o quão pequena seja uma festinha, eu realmente não dou conta de assobiar e chupar cana. Ou arrumo a mesa e me preocupo com doces e fotos, ou faço a decoração de bolas exclusivamente. Foi um dinheiro economizado que não valeu a pena. Antes da festa começar restavam pouco mais de 50 bolas cheias.
    maria_clara_8anos 037 maria_clara_8anos 020 maria_clara_8anos 036
    Vocês acreditam que até a sexta-feira eu ainda não havia decidido se armaria a mesa no jardim, na mesa da sala de jantar ou ao lado da churrasqueira, como das outras vezes? Ainda não tinha comprado nem alugado toalhas. Não tinha sequer ideia do estilo da mesa. Queria algo rústico, mas o aluguel de uma mesa em madeira desgastada custaria R$ 120,00. O problema é que ela media 2,60m, muito grande para o espaço de que eu dispunha.
    Quando saí do trabalho, passei em frente a uma loja de tecidos e estacionei. Achei essa popeline a R$ 4,50 o metro. Comprei 7 metros e aluguei uma mesa de banquete por R$ 10,00 (que nada mais é que um compensado de 1mx2,20m e dois cavaletes em ferro). Arrumei o compensado sobre os cavaletes, cobri com 2,5m de TNT verde (a R$ 1,00 o metro) estiquei o tecido ao redor, prendi com preguinhos, já que não tinha um grampeador de madeira e pronto! Quase todo o resto eu já tinha em casa, inclusive as gramas em placa, que custaram cada uma R$ 4,90 à época.
    O que eu comprei a mais foram apenas duas bandejas decoradas em estilo barroco, em MDF branco, onde acondicionei os docinhos, em suas forminhas em formato de flor. Cada uma custou R$ 26,00.
    Detalhes da mesa
    Bandejas barrocas com brigadeiros e surpresas de uva enfeitados com florezinhas de doce de leite ninho em forminhas de flores
    maria_clara_8anos 022 maria_clara_8anos 033
    As forminhas vocês já viram aqui. Os docinhos de leite ninho, vocês já viram aqui. A novidade foram as bandejas que eu amei de paixão!!!! De um lado, eu pus as forminhas rosa. De outro, as roxas.
    Pirulitos de brigadeiro em bandejas decoradas com joaninhas
    maria_clara_8anos 049maria_clara_8anos 050 maria_clara_8anos 209maria_clara_8anos 025
    Uma de cada lado da mesa, numa disposição simétrica, eu coloquei duas bandejas (herança de outras festas) O diferencial é que nestes pirulitos de brigadeiro, eu incluí uma florzinha feita com pasta americana – deixei as flores prontas antes de viajar a Brasília e na quinta à noite, quando voltei, ainda fui fazer os pirulitos. Eles podem ser feitos até uma semana antes.
    Na embalagem, o charme extra de uma borboleta cortada com o furador de que já falei. Do lado esquerdo, expus as embalagens rosa, do lado direito, as roxas.
    Durante a semana eu farei um post exclusivo de como fazer pirulitos de brigadeiro, com pap. Muita gente já o conhece, mas não custa nada falar de novo, pois para alguém ainda pode ser novidade.
    Para continuar lendo, clique AQUI
    (Publicado originalmente no Feito A Mão em 8 de março de 2011)

    Nenhum comentário: