sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os Melhores De 2011: Lígia - Cientista Que Virou Mãe


Para Clara, com amor, em seus primeiros passos

Quando uma menina e um gato se encontram pela primeira vez

Esse vídeo foi mandado pela Liloca, uma querida amiga que acompanhou toda a minha gestação e tem acompanhado também o desenvolvimento da Clara. Ela assistiu e lembrou da Clarinha...
Aí mandou pra mim e eu, nessa fase ocitocinada em que me encontro, chorando até com a musiquinha de início do Windows, me emocionei vendo a menininha. Todo o vídeo é lindo, recheado de simbolismo, mas o que me tocou mesmo foi ver a menininha caminhando. Pequenininha e caminhante. Acho que é porque a Clara tá quase caminhando...
E é um grande marco essa fase de deixar de ser um ser engatinhante para ser um ser caminhante... Depois do primeiro passo dado, da perspectiva sobre duas pernas, nunca mais se vê o mundo de outra forma. Tudo passa a ser possível, tudo passa a ser quase-alcançável, lugares passam a pedir para serem descobertos, o que antes não era visto agora passa a ser objeto de investigação. Estou feliz porque ela está chegando nessa fase. Mas tenho que confessar: me dá uma coisinha aqui dentro...
Ela anda cheia de novidades incríveis dessas que fazem uma mãe babar. Hoje apareceu soltando beijos com a mão e imitando que está comendo. Pega uma comidinha imaginária, leva à boca e mastiga, depois pega de novo e me dá, dividindo o banquete virtual. Mas o que tem me marcado é o fato dela já ficar em pé sozinha e soltar as mãos, se equilibrando e testando sua própria habilidade. Hoje, ensaiou os primeiros passinhos, indo do pai dela em direção a mim.
Firmar o passo é uma coisa muito importante.
É um momento de autoconfiança imenso. De "eu posso", "eu consigo", "olha que coisa incrível que eu estou fazendo".
É um momento muito simbólico.
Afinal, caminho longo sempre começa com o primeiro passo.
Eu já ando meio emocionada com essa dela estar quase caminhando. Depois de ver esse videozinho lindo aí, tô aqui em estado pastoso. Ela está crescendo...
Todas as vezes que ela se equilibra sozinha, comigo ao lado com os braços ao redor, eu SEMPRE penso: "assim será para sempre".
E que assim seja.
Estarei com você no seu primeiro passo, filha. E em todos os demais. Mesmo que eu não esteja presente fisicamente. Mesmo que você não me veja.
Que o seu caminho seja sempre claro, como você. Se encontrar obstáculos, é porque será capaz de transpô-los. Se não encontrar obstáculos e parecer fácil demais, desconfie, talvez ele não te leve a nenhum lugar interessante. Se não encontrar um caminho, me chame que te ajudarei a abrir um, não tenho medo do desconhecido. Sobre as pedras que estiverem nele, não se esqueça do Fernando Pessoa: vai recolhendo, construa uma casa. Se você se perder por algum deles, pode contar comigo, te ajudarei a achar outro. Perder-se também é caminho, como nos ensinou Clarice Lispector. Que seus passos te levem para o bem. Que sua passada seja sempre segura e firme. Se faltar segurança, lembre-se sempre que estou com você. E se você cansar, meu colo estará sempre pronto. Se o pé machucar, te ajudo a curar. Não se fixe no lugar onde quer chegar, atente para o passo; pode ser que algo no caminho te aconteça e faça com que o lugar de chegada não seja mais atrativo. Se seus passos forem bem dados, ainda assim você olhará pra trás e se orgulhará deles.
Você está quase andando sozinha, minha filha.
Uma vez que começar, não deixe nunca de caminhar.
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar". Eduardo Galeano
Ah sim, e por favor. Quando for comprar um sapatinho novo pra embelezar o passo, me chama que quero ir junto, tá?

Com amor,

Mamãe




(Publicado no Cientista Que Virou Mãe em 17 de agosto de 2011)

Nenhum comentário: