sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Sorteio Du Caricaturas - RESULTADO!

Prêmio

1 caricatura digital da família (feita a partir de uma foto, até 4 pessoas)
Enviado por e-mail ao ganhador

Patrocinador
Du Caricaturas


Regras do Sorteio
* Apenas uma inscrição por pessoa.
* Após a divulgação do resultado, o ganhador terá 72 horas para entrar em contato com o blog e com o patrocinador. Caso contrário o sorteio será refeito.
* O prêmio será enviado por e-mail ao ganhador, de acordo com o prazo solicitado pelo patrocinador.

 
Ganhadora:
Danielle Daiane Rocha

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Virada Inclusiva em Piracicaba

Sesc participa da 3ª Virada Inclusiva - Unidade Piracicaba abriga programação do evento entre os dias 1º e 2 de dezembro

Idealizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com De ciência, a iniciativa tem como parceiro o Sesc, que participa com atividades em suas unidades. O objetivo é garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem de ciência, como forma de intensi car os laços de igualdade de direitos e dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.

O evento marca o Dia Internacional da Pessoa Com De ciência,  instituído em 3 de dezembro. Ao todo, mais de 80 cidades oferecem ao público ações distribuídas em ruas, praças, parques, museus e teatros pelo Estado.

Em Piracicaba, o Sesc desenvolve atividades que comtemplam aspectos sociais, culturais e esportivos, e, abragem conceitos considerados essenciais para estimular a inclusão e participação de pessoas com de ciência por meio de o ficinas, vivências, música e literatura.


PROGRAMAÇÃO

OFICINAS
DE OLHOS FECHADOS
1, sábado, 11h. Sala de Internet. Grátis.
Livre para todos os públicos.

JARDIM DOS SENTIDOS
1, sábado, 14h. Sala de Múltiplo Uso. Grátis.
Livre para todos os públicos.

LITERATURA
En-Cantando o Conto
Com a Cia. Navega Jangada de Teatro.
2, domingo, 11h. Comedoria. Grátis.
Livre para todos os públicos.

SOM DE DOMINGO
Trio Virgulino
2, domingo, 16h. Comedoria. Grátis.
Livre para todos os públicos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Sorteio Toy Park Piracicaba - RESULTADO!

Prêmio


Vale de 30 minutos de brincadeira no Toy Park do Shopping

 * 5 ganhadores *



Patrocinador





Ganhadores:

Cyntia Calandrello
Roseane Lopes
Murilo Carrara
Daniele Alves de Paula
Andressa Lima

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Educar Sem Bater



Dia 19 de novembro é Dia Mundial pela Prevenção da Violência Doméstica contra a Criança. Os blogs Mamíferas e Cientista que virou mãe lançaram a proposta de postagem coletiva "eu não bato no meu filho, dou o exemplo".

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Família Nutricionalmente Feliz!

Hoje nosso blog tem o prazer de apresentar uma contribuição valiosa da Dra. Jackeline Taglieta, parceira do nosso blog, voltada aos pais, mães, avós, cuidadores, enfim, de toda a família:

Família Nutricionalmente Feliz

Cada vez mais, os pais e responsáveis pela alimentação das crianças sabem que uma nutrição adequada não só previne doenças, resfriados, favorece a recuperação de machucados, como também melhora o desempenho escolar e a energia para brincar e se divertir. E esses, não são só benefícios que ocorrem com as crianças nutricionalmente bem cuidadas, mas também nos adultos, que passam a dispor de mais disposição e vitalidade.

Então, aqui listaremos algumas dicas imprescindíveis para a felicidade nutricional de toda a família!

# Estabeleça horários para as refeições. Crianças, e também os adultos, precisam de  rotina. E, em se tratando de alimentação, ter horários é fundamental para se estabelecer disciplina, evitando-se comer guloseimas fora de hora.
 
# Inspiração dos pais! Crianças são como esponjas, absorvem os hábitos e fala dos adultos. Por isso, esses devem comer de maneira que inspire os bons hábitos alimentares dos pequenos.

# Nunca desista de oferecer frutas, verduras e legumes às crianças. Monte pratos coloridos e estimulantes. Corte esses alimentos em pedaços fáceis de comer (frutas em cubinhos, cenoura em palitinhos, alface em tirinhas...). Verduras e legumes devem estar presentes no cardápio do almoço e do jantar, todos os dias!


# Em massa de bolo e de tortas, substitua metade da farinha refinada por aveia e/ou quinua em flocos e farinha de trigo integral. Abobrinha, cenoura, beterraba na massa, inclusive de bolos e panquecas, também é uma boa dica. Assim fica simples enriquecer suas receitas com fibras e nutrientes.

# Negocie doces, guloseimas, fast food e refrigerantes com toda a família. Limite aos finais de semana, promovendo a consciência de que eles devem ser consumidos em momentos de lazer – como em festas e passeio -, e não fazem parte da alimentação no dia-a-dia.


# Jamais use comida como consolo ou para alegrar a criança. Uma vez incorporada uma relação de recompensa com a comida, a criança pode ter desenvolver transtornos alimentares na vida adulta, como compulsão alimentar quando sentir-se triste ou ansiosa.

# Não faça frituras em casa. Opte sempre por receitas assadas, cozidas ou grelhadas.

# Sejam criativos e evitem monotonia alimentar. Varie as frutas no dia-a-dia. Fuja do culto à carne vermelha, e estimule o consumo de ovo caipira, peixes e frango (de preferência orgânico) por todos da família. E valorize as crianças, elogiando-as sempre que ele experimentarem algum alimento novo.


# Limite o consumo de bebida junto às refeições a no máximo 1 copo por pessoa. Ofereça água ou suco natural (ou de polpa), e deixe evitem adoçar. Caso necessário, optem por açúcar demerara ou orgânico.

# Na mesa, deixe somente disponível a salada. Os pratos quentes devem ficar no fogão. Esse hábito evita que se repita a comida sem necessidade. 

# Jogue fora temperos prontos para preparo da comida. Por outro lado, use e abuse de temperos naturais, como cebola, alho, alecrim, manjericão, orégano, açafrão, curry, entre outras ervas e condimentos.
 
# Cuide do momento das refeições para que sejam agradáveis e que tragam boas recordações para seus filhos no futuro. Arrume a mesa com capricho; evite conversas incômodas; não brigue nem castigue a criança que não quer comer, apenas negocie com ela com tranquilidade; e incentive à calma na mastigação e à atenção ao que se come.

# Inclua as crianças quando o assunto é alimentação saudável. Incentive-as a nomear os alimentos na sessão de hortifruti do supermercado ou nos varejões; plante vasinhos com temperos em casa com a participação delas; chame-os para ajudar a manusear os alimentos durante o preparo das refeições, e explore a criatividade com elas na hora de montar e decorar os pratos. Crianças precisam manusear a comida, sentir a textura e o cheiro dos alimentos para criarem uma identidade com o que comem.


# No preparo ou durante as refeições, relacione de maneira lúdica os benefícios dos alimentos com a saúde da criança. Por exemplo: a cor laranja é com para os olhos, pele e cabelos, a cor verde é bom para os ossos e para o sangue, o peixe é bom para o cérebro, o pão integral para o intestino...

A família tem papel fundamental para o aprendizado da boa alimentação das crianças e sempre que necessário, deve recorrer à ajuda profissional. Negligenciar dificuldades e distúrbios alimentares (como: falta de apetite e compulsão) é um grande erro que pode interferir emocional e fisicamente pelo restante da vida. Cuide da felicidade nutricional de sua família com carinho e toda atenção que cada um de vocês merece!
JACKELINE TAGLIETA
Nutricionista
www.jackelinetaglieta.com.br

domingo, 11 de novembro de 2012

Hoje é dia de... TEATRO!

Às 16h - Diversão em Cena ArcelorMittal
Teatro Infantil: "Musica para Criança – Locotoco" - Grupo Serelepe
Ingressos: gratuitos
 
 

Hoje é dia de... SORVETE!

Além da oportunidade de degustar vários sabores exóticos e taças especiais, a programação reúne ainda atrações especiais para as crianças. Dez sorveterias piracicabanas participam do evento.



Hoje é dia de... CIRCO!

Hoje é o último dia do 5º Festival de Circo, que acontece no Engenho Central, das 11h às 19h. Além das apresentações, o evento também oferece um espaço de lazer para as crianças com cama elástica e brincadeiras recreativas voltadas à arte circense. Confira a programação para o dia de hoje:
 
 Lona Piolin
14h | Circo Fiesta
16h30 | Circo Varietê
19h30 | Clássicos dos Tradicionais
 
Lona Arrelia
11h30 | Circo de Ébanos – Folhas de Fogo Ewéé
14h | Circo de Variedades
17h30 | Tortel Poltrona – Post-Classic
 
Lona Pimentinha
14h | Cia Capadócia – Palhaço, A Boa e Velha Gargalhada
17h30 | Circo Delírio – Zingaros
19h | Irmãos Becker – Circo Malabarístico
 
Espaço aberto
11h30 | Cia de Malabares – Malabarismo é Música para os olhos
13h | Grupo Zibaldoni – Gran Circo Internazionale – E a Saga dos Heróis Desconhecidos
17h30 | Circo Caramba – Caramba, Quanta Bobagem
 
Globo da Morte
19h45/20h45/22h | Família Evans
 
Intervenções artísticas
10h30/13h/16h/20h45 | Pequena Parada Circense
 
Táxi Maluco
11h/13h16h/20h45 | Palhaço Choquito
 
Retirada das entradas na Bilheteria do Festival: uma hora antes de cada espetáculo
Estacionamento: gratuito

Sessão Cineminha: O Gatola Da Cartola

O gatola da cartola é o livro mais famoso do Dr. Seuss. Em 1954, o autor leu uma reportagem que dizia que as crianças não gostavam de ler porque os livros que as escolas recomendavam eram muito chatos.


Resolveu, então, escrever uma história diferente: usando apenas 220 palavras, Dr. Seuss criou esse livro que, de tão divertido, nunca mais parou de ser lido pelas crianças. Nessa história, um menino e uma menina estão chateados porque está chovendo e não há nada para fazer em casa. Chega então o Gatola, um bicho sabido que é capaz de imaginar as piores travessuras.




Com a ajuda de dois amiguinhos muito esquisitos, o Gatola vai fazer a maior bagunça na casa das crianças - e elas vão achar que esse dia de chuva foi mesmo um grande dia...



Estante das Crianças: Flop

A dica de leitura de hoje faz parte dos 30 melhores livros de 2012, da Revista Crescer:


"Você tem um bicho de estimação? O menino do livro Flop – A História de um Peixinho Japonês na China tem um! Pelo título, dá para saber que ele tem um peixe japonês chamado Flop. E que o menino da história é chinês! Flop foi comprado pelo garoto em um pet shop e a partir daí, a vida dos dois foi uma felicidade só: Flop tomava banho na banheira com seu dono, comia pedacinhos de comida chinesa junto com o menino, brincava de fazer bolhas de sabão, de conhecer o mundo, de segurar balões…


Até para a escola ele quase foi, se a mãe não tivesse visto e proibido essa maluquice! Um dia, o menino colocou o aquário com o Flop em cima de um skate e o levou para passear em um parque. Lá, os dois encontraram uma fonte cheia de outros peixinhos japoneses! Será que a vida dos dois continuará sendo uma felicidade só?



Esse livro é especial: não tem palavras, só desenhos. Assim, ele pode ser lido por todo mundo, até por quem ainda não sabe ler." (fonte)

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Não Subestime Seu Filho

As crianças precisam vivenciar experiências para se preparar para a vida adulta


A começar por mim, a maioria das mães que conheço são superprotetoras. Tenho que fazer um esforço imenso e intenso para não dar vida a esta característica que parece tão inerente a mim. Mas por que tanto esforço? Porque sei que a superproteção desprotege. Muitas vezes ao tentar ajudar um filho, ainda que com a melhor das boas intenções, acabamos por atrapalhá-lo.  Poupá-lo das responsabilidades e dificuldades da vida não me parece uma boa saída.

Vejamos alguns exemplos muito comuns na relação entre pais e filhos. E observe, isso traz consequências.

A criança pequena tenta subir no sofá. O esforço é tamanho que os pais se adiantam e a colocam sobre ele. Imediatamente ela desce e recomeça a tentar. Para nós, nem parece um desafio. Mas para ela é, e há inúmeras habilidades e competências que esta aparente pequena ação desenvolve.

A criança vai à escola e leva uma mochila. Em geral, nem faz ideia do que há dentro dela, pois os pais a poupam de tal responsabilidade. Sim, ela é pequena ainda, mas que tal arrumar a mochila juntos? Afinal, como saber cuidar das próprias coisas se ela nem sabe o que tem?

A criança traz a lição de casa, mas está cansada ou não sabe fazer. A mãe realiza em seu lugar. Como construir o conhecimento e a autonomia no lugar do outro? Impossível.

A criança brinca pela casa espalhando todos os brinquedos. A babá vem atrás arrumando tudo. Como compreender que as coisas precisam ser organizadas se aparentemente elas se auto-organizam?

A criança briga com o colega, os pais tomam as dores e vão resolver a situação. Como aprender a resolver problemas se ela nunca os resolve?



A criança não quer almoçar. Preocupada com a desnutrição, a mãe cede e lhe dá o que ela quer. Como saber lidar com a frustração se não a vivencia?

Sim, tendemos a poupar os filhos de sofrer, de se frustrar, de ter esforços e dificuldades na vida. Mas com isso impedimos muitos desenvolvimentos presentes e futuros.

Uma das maiores reclamações do mercado de trabalho é que os jovens chegam bem preparados, com conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas, mas emocionalmente muito fragilizados. Não sabem ser contestados, nem resolver problemas, nem enfrentar adversidades. São desorganizados, só fazem o que querem, dão ordens e ficam facilmente mal humorados quando impedidos os seus desejos. Acredite: isso começou na infância.

Uma dica? Não subestime o seu filho. Ele é bem mais capaz do que você pode imaginar. Contenha-se. Os processos precisam ser vividos por ele. Não assuma o seu lugar. Use o bom senso e possibilite experiências para ele crescer. Afinal, só aprendemos a fazer fazendo. E insisto: os desenvolvimentos de hoje servirão também para o seu filho de amanhã. Poupá-lo será sinônimo de fragilizá-lo.  O que você vai preferir?