terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lancheira Saudável - Dra. Jackeline Taglieta

Os pais e cuidadores devem dar atenção especial à alimentação dos filhos, uma vez que é ainda nos primeiros anos de vida que são formados os hábitos alimentares futuros que, consequentemente, determinarão grande parte da saúde e da qualidade de vida dos mesmos, a curto, médio e longo prazo.

Diversas crianças, ainda pequenas, já apresentam obesidade, além de níveis de colesterol, triglicérides e glicemia aumentados por descuidos alimentares. E, se este não é o caso de seus pequenos, mas hábitos inadequados são mantidos, a probabilidade de futuramente eles virem a desenvolver doenças metabólicas (hipertensão, diabetes, esteatose hepática, colesterol alto, câncer, entre outros desconfortos) certamente será alta. 

Parte da alimentação das crianças envolve o lanche escolar de cada dia. Como montá-la de modo saudável?
Leia sempre os rótulos dos alimentos industrializados. Muitos produtos voltado para as crianças são riquíssimos em açúcar, sal, realçadores de sabor (ex: glutamato monossódico), corantes, pobres em fibras e cheios de gorduras de má qualidade (ex: gordura vegetal hidrogenada). Evite esses alimentos, compare as marcas. 

Opte por frutas, biscoitinhos e pães integrais, barrinhas de cereal ricas em fibras e salgadinhos sem corantes. Há diversas opções deliciosas voltadas para o público infantil disponíveis no mercado, facilmente  encontradas em lojas de produtos naturais e na sessão de integrais nos supermercados. Em relação às bebidas, jamais ofereça refrigerantes ou sucos extremamente artificiais para seus filhos no dia-a-dia. Além de não ofertarem nutrientes, ainda depletam os nutrientes do organismo. Incentive o consumo de sucos naturais ou de caixinha sem conservantes (há inclusive opções de sucos orgânicos para crianças no mercado), água de coco ou suco de uva integral.

Confira algumas sugestões de como montar uma lancheira saudável para seus pequenos com alimentos industrializados e preparados em casa.



1 pedaço de torta de legumes com aveia + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta pequena

30g de cookies integrais + 1 potinho de salada de frutas sem açúcar

1 muffin integral de banana + 1 caixinha de suco orgânico

1 sanduichinho de pão integral com alface, cenoura ralada e mussarela de búfala + 200ml de suco natural caseiro

1 pacotinho de salgadinho de soja + 1 fruta pequena


Jackeline Taglieta
Nutricionista

www.jackelinetaglieta.com.br

Nenhum comentário: