terça-feira, 23 de abril de 2013

Estante das Crianças: Você é Especial

Recebemos esse livro através da Ciranda de Livros promovida pelo Cuca de Gente Miúda. Aliás, quem estiver buscando mais indicações de livros infantis deve correr para o Cuca, você vai encontrar muitas dicas legais. Esse livro, do Max Lucado, é uma fábula cheia de mensagens importantes para as crianças - e para os adultos também.



A história se inicia mostrando um pouco da vida dos "xulingos" - bonecos de madeira feitos todos pelo mesmo carpinteiro, Eli. Eles moravam na mesma aldeia, e passavam o dia colando adesivos uns nos outros - adesivos de estrelas douradas, para os xulingos bonitos ou que tinham algum talento, ou bolinhas cinzentas, para os xulingos feios, desastrados ou que não tinham um talento especial.



Marcinelo era um xulingo que não tinha talentos aparentes, e por isso estava sempre coberto de bolinhas cinzentas. Até que um dia, ele encontra uma xulinga que não tem nenhum adesivo. Os adesivos se descolam dela na hora. E então ela conta a ele seu segredo.



É um livro infantil que fala sobre Deus, mas de uma forma muito sutil e delicada. E suas mensagens podem servir de base para uma conversa com as crianças, não apenas sobre religião, mas sobre aceitação, auto-estima, tolerância e respeito. 



O final do livro tem uma mensagem inspiradora, mas não encerra totalmente a história, dando margem para interpretações e mais conversas.

Vale muito a pena conhecer essa história, foi um livro que marcou muito por aqui.



E, para quem quiser, deixamos abaixo dois trechinhos do livro (nossas partes preferidas):


"Depois de algum tempo, Marcinelo tinha tantas bolinhas que nem queria sair de casa. Tinha medo de fazer alguma bobagem, porque os xulingos iriam colar nele mais uma bolinha .
- Ele merece ficar coberto de bolinhas cinzentas – as pessoas de madeira diziam umas às outras. – Ele não é um bom xulingo.
Depois de algum tempo, Marcinelo começou a acreditar neles. E vivia dizendo:
- Eu não sou um bom xulingo."






"- Por que os adesivos não colam nela?
O criador dos xulingos falou bem mansinho:
- Porque ela decidiu que o que eu penso é mais importante do que o que eles pensam. Os adesivos só colam se você deixar que colem.
- O quê?
- Os adesivos só colam se eles forem importantes para você. Quanto mais você confiar no meu amor, menos vai se importar com os adesivos dos xulingos."

Nenhum comentário: