segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas Mundo Verde



Sopas: Opções Saudáveis e Saborosas Para o Inverno

O inverno é a estação do ano mais tentadora para que as pessoas cometam excessos na alimentação. Como as temperaturas são baixas e o corpo precisa gastar mais energia para manter-se aquecido, é comum que as pessoas sintam mais fome e consumam alimentos mais calóricos, o que pode se tornar uma verdadeira armadilha para a saúde.

Mas e se conseguirmos unir uma refeição que nos aqueça e ainda proporcione ganhos à saúde? A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, explica que as sopas são ótimas opções para quem quer sentir essa sensação de aconchego, e o melhor de tudo, sem cometer exageros.

As sopas feitas com cereais integrais, legumes e proteínas vegetais ou carnes magras são de fácil digestão e boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de saciar e aquecer o organismo também ajudam a manter a hidratação, explica Flávia.

 
No entanto, as sopas cremosas com queijos, creme de leite, bacon e linguiças, devem ser evitadas, pois além de muito calóricas, são de difícil digestão, e ricas em gorduras saturadas e colesterol.
 
A nutricionista elaborou algumas sugestões para deixar as sopas bem saudáveis e nutritivas.
- Se for usar arroz ou macarrão, prefira os integrais;
- Depois de pronta, não se esqueça de regar com um fio de azeite extra virgem na hora de servir;
- Troque a manteiga das sopas por óleo de canola, na hora de refogar;
- O caldo de galinha pode ser substituído por caldo de legumes ou por caldo de missô;
- O creme de leite pode ser trocado por creme de soja, naturalmente sem colesterol.

Fonte: Flavia Morais Nutricionista da rede Mundo Verde.

Nenhum comentário: