terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rotina: soluções para um dia a dia mais tranquilo com as crianças

Saiba como lidar com as crises mais comuns do dia a dia com os filhos

Algumas vezes, a meninada pode mesmo causar um certo estresse na rotina. Mas, com as nossas sugestões, preparadas com a ajuda de especialistas, é possível transformar os momentos tensos em memórias gostosas.

1. Sempre adiantado
Sair de manhã é uma guerra na sua casa? Como criança é mesmo imprevisível, o jeito é se organizar. “Não adianta achar que o filho vai levantar e se trocar na hora: eles precisam de mais tempo para acordar. Chame uma vez, abra a janela, acenda a luz do banheiro...”, explica Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga de São Paulo. Separar a roupa do dia anterior e deixar o lanche da escola pronto na geladeira são hábitos que podem ajudar.

2. Roupa nova sem drama
Seu não filho não gosta de experimentar nenhuma roupa na loja? Tem uma opção: usar a simetria do corpo da criança. Ao escolher um sapato, meça-o pelo antebraço do seu filho – que é exatamente do tamanho do pé dele. As calças você mede colocando a parte do cós em volta do pescoço. Caso seja uma roupa mais difícil de acertar (como para um casamento), o jeito é convencer a criança. Explique que é uma ocasião especial e combine de fazer algo legal depois.

3. Criança em festa de adulto
Às vezes, não tem jeito: você precisa levar seu filho a um evento social à noite. “Se for na casa de um amigo, ligue e pergunte se ela pode ir ou não. Normalmente o anfitrião cede”, sugere Ana Vaz, consultora de etiqueta e mãe de dois filhos. Os bebês podem ficar dormindo no carrinho, mas os maiores precisam de uma distração, como jogos eletrônicos (que não façam muito barulho!), livros, lápis (evite canetinha) e papel. Antes de sair, explique ao seu filho que é que ele precisa se comportar. Mas, se começar uma birra, é melhor voltar para casa cedo.

4. Sem nome feio
Seu filho está aprendendo a falar e ainda nem sabe o significado das palavras direito. Só que, um dia, ele solta um palavrão. Chame a atenção dele, mas não faça drama. “As crianças não sabem o que estão falando, então, cabe aos pais explicarem o que pode ou não ser dito”, diz a psicopedagoga Nívea Fabrício.

5. Cadeirinha amiga
É lei e uma questão de segurança, mas muitas crianças não querem ficar na cadeirinha do carro. Uma das tentativas mais comuns, nessa hora, é inventar algo como dizer que o carro não liga enquanto ela não estiver na cadeirinha. “Não vejo problema nisso, mas há outras estratégias didáticas que funcionam, como mostrar que a mãe e o pai também usam cinto de segurança e explicar que, se acontecer um acidente, ela pode se machucar se estiver fora da cadeirinha”, diz a psicopedagoga Ana Cássia Maturano.

6. Paredes em ordem
Você chegou em casa e descobriu a parede da sala toda desenhada? “Sujou, limpou.” Essa é a orientação da psicopedagoga Nívea Fabrício. “Não precisa brigar, mas sim explicar que não pode, reforçar que, se antes não havia sido falado, agora está claro que desenho é só no papel.”

7. Piso reluzindo
Se você tem um menino em casa, sabe bem que brincar com peões de metal é um perigo para o chão da sua casa. Para proteger o espaço, improvise uma “arena” em casa – como, por exemplo, uma forma de bolo. Se o piso já está arranhado, você até pode passar cera para disfarçar, mas, com o tempo, o pedaço vai ficar mais escuro. O melhor mesmo é contratar uma empresa especializada e fazer uma raspagem. Outra solução rápida e charmosa é usar um tapete para cobrir os riscos. Pode até não resolver, mas você não irá mais vê-los!

8. Brinquedos organizados
A solução encontrada por dez entre dez mães é guardar tudo em baús grandes ou dentro do berço portátil. Funciona, mas para deixar na sala nem sempre é muito harmônico. Busque baús de madeira, que possam servir de mesa de centro, ou caixas com estofados em cima, para servir de assento. Outra ideia é usar aquelas tendas e cabaninhas portáteis para guardar tudo de um jeito rápido e deixar os brinquedos fáceis para o seu filho pegar.

9. “Manhê, tá chegando?”
Se ficar horas no carro não é agradável nem para os adultos, imagine para as crianças. Há algumas sugestões para distraí-las no trânsito: em vez de reclamar do carro da frente, aproveite o tempo para conversar com seu filho; coloque uma música para cantarem juntos; abra o jogo, dizendo que está tudo parado e vai demorar a chegar, e proponha uma brincadeira: quem adivinhar a que horas chegarão ao destino final, ganha um sorvete!

10. É hora de partir...
...mas quem disse que seu filho concorda? Avise-o com antecedência, para que ele comece a se acostumar com a ideia de se despedir. Diga que vocês vão sair em dez minutos, por exemplo, e que ele pode brincar mais um pouco. E, quando o momento chegar, seja direto e firme, afirmando que vocês precisam ir mesmo e ele pode voltar outra hora.

11. Supermercado com classe
Nem sempre é possível ignorar uma criança esperneando, ainda mais em um local público. Nesse momento, uma boa técnica é levar seu filho para um canto da loja com menos gente e esperar ele se acalmar. Para a psicopedagoga Ana Cássia Maturano, os pais só não podem atender ao pedido e agradar o filho. “Desse modo ele vai entender que consegue o que quer no grito. Aí, sempre vai repetir esse comportamento.” Mas não tem nenhum problema em combinar antes da ida ao mercado que ele pode escolher dois itens, por exemplo.

12. Sinceridade de criança
“O seu cabelo é esquisito.” Se o seu filho falar algo que não deveria, principalmente perto de outro adulto, o melhor é só pedir desculpas e não tentar ensinar a criança na hora, para não constranger ainda mais a “vítima”. “Depois você explica ao seu filho que tem coisas que a gente não fala, pois as pessoas ficam chateadas”, diz a psicopedagoga Nívea Fabrício.

13. História para pai dormir
Você está lendo para a criança à noite e, à medida que as páginas vão passando, os olhos vão pesando... Sim, depois de trabalhar o dia todo, fazer o jantar, dar banho, claro que você está cansado. A atriz e contadora de histórias Simone Grande dá algumas dicas para você não pegar no sono:

- Fique em uma posição confortável, mas não se deite. Isso vai deixá-lo mais sonolento.

- Interprete. Faça vozes, gestos e use brinquedos para ilustrar as cenas.

- Escolha uma história da qual você goste também. Assim, dá mais vontade de ler.

- Prefira livros com personagens dinâmicos, com música, ou invente uma melodia para alguma parte da trama.


Nenhum comentário: