quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os Melhores De 2011: Priscila - Mãe De Duas


Mais uma vez, sobre os elogios

Sou fascinada pela genética e pelas milhares de combinações possíveis dos nossos genes, que resultam em seres humanos tão diferentes e perfeitos. Tomem o exemplar nº 1:


E o exemplar nº2

Nesse caso, filhas do mesmo pai e da mesma mãe. Sim, são.

Dadas as características físicas (arianas) do exemplar nº 2, quando estou com as duas o exemplar nº1 se torna transparente aos olhos dos outros. Tem sido assim desde que a nº 2 nasceu. Até então conseguimos contornar o problema, trabalhando a auto-estima da nº 1, onde a própria chegou a conclusão de que a irmã deve sofrer muito por não ter olhos e cabelos que combinem e sejam da mesma cor.

Pois bem. Nesse fim de semana, depois de ouvir pela quarta vez em apenas uma hora os olhos verdes da irmã serem elogiados, eu vi os olhos castanhos se encherem d´água:
- Mãe, por que ninguém fala dos meus olhos também?
- Os seus olhos são lindos!
- Mas todo mundo só fala dos olhos da Lia! Ninguém me elogia! Eu gosto de elogios também!
(pausa e respiração da mãe para conter as lágrimas)
- Filha, mas a gente está sempre elogiando você, o quanto você é linda, esperta, educa...
- Eu sei que a família me elogia. Mas eu tô falando dos outros, mãe! Por que ninguém fala dos meus olhos, que eu sou bonita também?

Junto com ela, me senti impotente. Por mais que eu saiba que minha filha é uma menina incrível, não dá para obrigar o mundo a reparar nisso também. E o que aconteceu nesse dia foi bem simbólico, tanto para mim quanto para ela, pois, cada vez mais, esse é o rumo que as coisas vão tomar. Crescer dói. E deixar crescer também. 

Então, só pra você minha flor, dedico essa canção: Brown Eyed Girl




(Publicado originalmente no blog Mãe De Duas em 7 de novembro de 2011)

Um comentário:

Chris Ferreira disse...

Oi Ana Paula,
esse post da Pri é emocionante. Mais uma mãe querida e um post lindo que eu adorei rever nessa seleção.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/