quarta-feira, 13 de junho de 2012

Hora de Brincar: Os Sentidos

Nossa dica de brincadeira de hoje é uma dica da Chris, do blog Inventando com a mamãe: brincadeiras com os sentidos!

Você pode - e deve - adaptar as brincadeiras propostas aos materiais que você tiver em casa, e aos gostos do seu filho. Mas não se limite ao básico, procure expandir seus horizontes, essa brincadeira vai acrescentar muito para as crianças e adultos envolvidos!

PALADAR: separe alimentos que tenham sabores diferentes passando pelos sabores que podem ser reconhecidos pela língua: salgado, azedo, doce, amargo. Vende os os olhos e uma outra pessoa vai dando o alimento para ser reconhecido. Faça com o nariz tampado e sem tampar o nariz.



TATO: coloque em caixas de sapato materiais com texturas distintas. Com os olhos fechados tente descobrir. Nas caixas tinha areia, penas e alpiste.


Faça desenhos e contorne com barbante. Depois cubra com papel crepom ou papel laminado. A outra pessoa deve tatear até descobrir o desenho feito.


Ainda testando o tato, dentro de uma estrutura de tecido foram colocados vários objetos e nós precisávamos identificálos. Em casa, essa brincadeira pode ser feita com meias: junte alguns objetos, coloque dentro de meias, pendure as meias e a outra pessoa precisa adivinhar o que tem dentro.


OLFATO: separe alguns copinhos de café, coloque ingredientes de aromas diferentes (azeite, café, chocolate, canela, alho, doritos, etc), cubra co papel alumínio e faça alguns furinhos. A pessoa deve identificar os cheiros.


AUDIÇÃO: para isso foi usada a brincdeira dos copos musicais. Separe alguns copos iguais e coloque água em várias alturas diferentes. Para ficar mais divertido pode pingar algumas gotas de corantes para a água ficar colorida. Arrume os copos do mais cheio para o mais vazio. Com uma vareta, pode usar os pauzinhos japoneses de madeira ou palitos de churrasco, bata em cada copo e observe a diferença dos sons. DEpois repita as batidas usando uma colher. Dá até para tocar uma música


VISÃO: imagens refletidas na parade que possibilitam visualizar vários desenhos diferentes.


Nenhum comentário: