segunda-feira, 22 de abril de 2013

Exposição: Caminho Sensorial

Uma forma especial para difundir a obra ‘4 Contos em 4 Cantos’ foi carinhosamente planejada. O livro infantil de autoria de Ivana Maria França de Negri, Maria Emília Leitão Medeiros Redi (in memorian), Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto e Leda Coletti, com ilustrações de Erasmo Spadotto, será disponibilizado em Braille, com apoio da Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq).


“Com o lançamento do livro infantil em Braille, idealizou-se um evento que contemplasse o oferecimento de atividades multidisciplinares para uma exposição no Museu “Luiz de Queiroz” por um período de duas semanas, de 12 a 26 de abril”, revela uma das autoras do livro, Carmen Pilotto. Ela afirma que a ideia da exposição é mostrar ludicamente como os outros sentidos entram em ação na falta da visão. “Os visitantes percorrerão o Jardim Sensorial, um caminho repleto de plantas aromáticas e de diversas texturas”.



Além das plantas aromáticas, nele estarão inseridos as personagens a partir dos origamis da especialista Dorinha Vitti Kennedy, que darão vida às ilustrações que integram o livro ‘4 Contos em 4 Cantos’. Vale destacar que a especialista também oferecerá oficinas de origami aos interessados durante o período em que a exposição Caminhos Sensoriais estiver aberta ao público. O agendamento para participar das oficinas e para visitação de grupos especiais poderá ser feito pelo telefone (19) 3429-4305, com a arte-educadora Célia Vello.

A exposição estará aberta à visitação de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

 
4 Contos em 4 Cantos


O livro aborda histórias de ecologia utilizando os quatro elementos da natureza (água, ar, terra e fogo) como motivação: preservação das florestas, conservação dos rios, despoluição do ar e a figura de um dragão que curte reciclagem. Agora, em versão feita para deficientes visuais, a obra tem letras maiores para as crianças de pouca visão, além do texto todo em Braille. As ilustrações também ganharam pontilhados, para estimular a imaginação das crianças na criação da imagem das personagens.

As autoras Leda Coletti, Ivana Negri e Carmem Pilotto

Nenhum comentário: