segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Brincar, brincar!

Cada vez é mais comum encontrar famílias, que por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, acabam comprando ipads, videogames e tantos outros aparatos eletrônicos, que no final acabam afastando-os ainda mais e diminuindo o tempo das crianças brincarem de fato.

É brincando que a crianças se desenvolve. “Brincar” não só é o segredo da criatividade, como também facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal e social, colabora para uma boa saúde mental, expressa impulsos e sentimentos, auxilia no desenvolvimento cognitivo, na capacidade de concentração e atenção. 

Não faltam estudos que comprovem que brincar garante maior potencial cognitivo, melhor qualidade de vida e convivência com outras pessoas:

- Universidade College London (Inglaterra): Acompanhou milhares de crianças desde a infância até a adolescência. Concluiu que aquelas que se divertiam com brincadeiras lúdicas, se saíam melhor nos testes de QI e de leitura do que as que não brincavam. Além disso, eram menos ansiosas.

- Universidade de Washington:  fez um teste utilizando brincadeiras manuais com crianças visando estimular sua criatividade. Testes feitos seis meses depois apontaram que essas crianças aumentaram 15% o desenvolvimento de linguagem em relação às crianças que estavam fora da brincadeira. 

- A Academia Americana de Pediatria anda fazendo campanha para os pais brincarem com os filhos e se concentrarem, nas brincadeiras lúdicas do que focar tanto nas novidades hi-tech (só computador e games não valem!).


(Fonte: Arte Surpresa)

Brincar é ESSENCIAL para as crianças! 


Nenhum comentário: